RECEITA DE PICOLÉ DE CARAMELO
Um picolé de caramelo com flor de sal simplesmente delicioso, cremoso e perfeito pra quem, como eu, ama caramelo.
O picolé tem o gosto intenso que mescla aquele doce com toque de amargor do caramelo de sempre, com o salgadinho irresistível que deixa tudo mais gostoso e muita cremosidade.
É um picolé tão chiquezinho que vai bem até como sobremesa de uma refeição descontraída de verão.
Importante saber que, como é um picolé muito cremoso e, por isso, começa a derreter rápido, o ideal é retirar do freezer na hora de servir, ainda mais nos dias bem quentes.
No verão do ano passado, senti vontade de fazer um picolé assim, mas fui deixando pra depois. Comecei a procurar referências, achei muitas versões de sorvete cremoso de caramelo (já escrevi até um post e qualquer hora dessas publico), mas de picolé de caramelo mesmo, não de doce de leite e sem ter leite condensado, não encontrei quase nada.
Resolvi, então, tentar versões meio que do zero e, depois de uns 3, cheguei ao de hoje, que todo mundo amou.
INGREDIENTES
A única etapa do preparo que precisa de atenção é a do caramelo. Não é difícil, mas é preciso ter atenção, pois caramelo precisa de muito cuidado, tanto porque não se pode sair de perto nem por um segundo, pois tudo acontece rápido, como porque a temperatura é muito elevada e pode machucar.
O restante da receita é simples, só é segurar a vontade de experimentar o picolé por pelo menos 8 horas no freezer (ele é muito cremoso e precisa de tempo pra firmar pra valer, melhor até fazer de véspera).
A lista de ingredientes pra fazer o picolé:
- açúcar;
- manteiga;
- leite;
- creme de leite (pode ser da lata ou da caixinha ou fresco);
- flor de sal.
A quantidade de manteiga é pequena, mas ela é fundamental pro sucesso da receita, pois deixa o caramelo aveludado.
O leite é importante pra diluir o caramelo pronto e o creme de leite dá ao picolé a cremosidade irresistível.
A receita funciona com creme de leite da lata ou da caixinha ou com o fresco. Sinceramente, achei até que com o creme de leite cremoso e tradicional da lata o picolé ficou mais gostoso. E todo mundo sabe que, aqui no Brasil, o fresco não só é mais difícil de achar, como tem custo alto. Quer dizer, com o da lata a receita fica mais acessível, fácil e mais barata.
A flor de sal, mesmo em quantidade pequena, é o ingrediente especial da receita. Com sal comum, a gente até consegue um salgadinho, mas não é a mesma coisa. Dá pra usar sal rosa, conhecido por sal do Himalaia, que dá um salgadinho e também textura.
PREPARO
O caramelo é tudo na receita de hoje e precisa estar perfeito pro picolé ficar gostoso.
Ao contrário do que muita gente, caramelo não é só cor, nem só sabor, nem só aroma, ele é tudo junto. Caramelo bom é dourado, com cor de caramelo, nem claro demais pra não ser doce demais, nem aguado e sem gosto de caramelo, nem escuro demais, pois amarga e fica grosso demais.
Atenção é tudo na hora de preparar um bom caramelo, não dá pra bobear um segundo, mas é isso é pura prática e vem com o tempo.
Caramelo é quente e queima, tem que cuidar, não tem jeito, panos e luvas têm que estar bem secos, pois os úmidos passam o calor.
Pra fazer o caramelo, coloco o açúcar numa panela média e aqueço. A partir desse momento, não descuido da preparação nem um minuto.
Movimentando a panela pelo cabo de vez em quando pra conseguir um caramelo uniforme (se não mexer, ele vai começar a queimar nas bordas e continuar claro no centro), cozinho até surgir uma fumacinha esbranquiçada e ficar bem dourado.
Pra correr menos riscos de queimaduras e, também de deixar o caramelo passar do ponto, desligo o fogo e, segurando o cabo da panela com um pegador ou um pano seco, junto a manteiga e o leite e começo a mexer. Importante saber que o leite vai borbulhar bastante, mas logo sossega, que o caramelo vai endurecer e dar a impressão de talhado, mas é assim mesmo.
Ligo o fogo de novo e, mantendo o fogo baixo, misturo até dissolver.
Então, desligo o fogo, junto o creme de leite e a flor de sal, mexo até conseguir uma mistura homogênea e deixo amornar por uns 45 minutos.
Em seguida, preencho forminhas pra picolé e levo ao freezer por pelo menos 12 horas, ou até por uma semana. Esse tempo de freezer é importante porque o picolé é muito cremoso e tem que endurecer bem pra não derreter tão rápido na hora de servir.
O creme é suficiente pra fazer uns 6 picolés, mas tudo depende do tamanho das forminhas, que variam bastante. As minhas são de silicone, muito fáceis de usar e práticas na hora de desenformar, não dá pra comparar com as mais antigas ou baratas de plástico duro.
Comprei as minhas no site da Amazon e recomendo muito. Como amo fazer picolé em casa, comprei 3 jogos pra 3 picolés e vou comprando saquinhos de palitos de madeira quando preciso. Dica: como as fôrmas de silicone são flexíveis, uso sempre uma assadeira pra apoiar.
Outras receitas pra quem ama caramelo aqui Na Cozinha da Helô: bolo de caramelo amanteigado, torta de caramelo com chocolate, o melhor biscoito crocante de chocolate com caramelo, bolo de banana caramelizada e tarte tatin de maçã.
Mais receitas deliciosas de picolé: picolé de chocolate e coco, picolé de abacate muito fácil, picolé caseiro de iogurte e morango, picolé de salada de fruta fácil e picolé delicioso de pasta de avelã e chocolate.
Outras receitas pra quem ama caramelo aqui Na Cozinha da Helô: bolo de caramelo amanteigado, torta de caramelo com chocolate, o melhor biscoito crocante de chocolate com caramelo, bolo de banana caramelizada e tarte tatin de maçã. As 12 horas de freezer são importantes, pois o picolé é muito cremoso e tem que endurecer bem pra não derreter tão rápido na hora de servir (é um picolé que começa a derreter em pouco tempo, ainda mais nos dias de muito calor).INGREDIENTES
Preparo
NOTAS