RECEITA DE BOLO DE AMENDOIM
Se você, como eu, adora bolos e amendoim, acho que precisa experimentar essa receita do bolo de amendoim daqui da roça. Ele fica muito, mas muito bom mesmo, com gosto de amendoim pra valer, fofíssimo e cheio de contrastes de texturas.
Pra completar, a receita é bem fácil de fazer, a massa é de liquidificador e a caldinha é só de misturar, nem de fogo precisa.
Quer dizer, um bolo muito brasileiro que é perfeito pra servir num café da manhã de fazenda, num lanche e, com certeza, numa festa junina.
Fiz uma receita rende um bolo pequeno, ou umas 6 fatias, suficiente pra durar uns dois dias e já poder preparar um outro diferente logo. Sinceramente, pra uma casa com pouca gente, não faz sentido preparar receitas grandes, que acabam envelhecendo e a gente até enjoa de comer por vários dias seguidos.
INGREDIENTES E PREPARO
Testei algumas receitas, algumas com amendoim torrado, umas com paçoca esfarelada, umas com claras em neve ou com manteiga batida com açúcar no início e outras mais simples e rápidas de preparar. Sinceramente, não fiquei muito feliz com a maioria e acabei fazendo do meio jeito.
Fiz uns ajustes na receita do bolo rápido de iogurte e limão, reduzindo o tamanho e mexendo um pouco na quantidade do leite e do óleo, acrescentando a canela e amendoim, e pronto. Cheguei ao bolo macio, fofíssimo, saboroso e perfumado que queria. Adorei mesmo e já virou bolo de sempre em casa.
A calda dá vida ao bolo, deixa a receita mais linda e com mais contrastes. É daquelas que a gente coloca sobre o bolo quentíssimo e cristaliza na hora fazendo casquinha.
,A receita leva:
- leite (pode ser sem lactose);
- suco de limão;
- óleo vegetal;
- ovo;
- açúcar;
- farinha de trigo;
- fermento em pó;
- amendoim torrado sem pele (pode ser torrado em casa ou salgado de pacotinho);
- canela em pó;
- óleo ou manteiga pra untar.
Leite (que pode ser sem lactose), limão, óleo, ovo, açúcar, farinha, fermento em pó e canela são ingredientes bem simples e que a gente sempre tem em casa. E o amendoim também é fácil de resolver, verdade mesmo.
Eu costumo torrar em casa, compro uns 2 pacotinhos de 500 g, quer dizer, fico com 1 kg, faço uma parte como receita de amendoim torrado salgado da minha avó, que vale como petisco, todo mundo adora e dura um tempão se guardado num pote bem fechado, preparo amendoim praliné delicioso e fácil de fazer, que fica delicioso e também dura, e deixo um tanto simples pra usar em receitas variadas. Esse simples, eu torro e esfrego pra soltar a pele avermelhada.
Pra receita, a gente usa 1 xícara do amendoim torrado, sendo 3/4 de xícara pra massa e 1/4 de xícara pra calda.
Na pressa, dá pra usar amendoim torrado já sem pele de pacotinho. Não é tão saboroso como o caseiro, mas dá certo. E o sal? Só dar umas chacoalhadas pra descartar o excesso e usar.
O limão dá uma leve acidez à massa e, junto com o fermento, deixa o bolo muito fofo. Não deixe de usar!
O preparo é simples e rápido. Enquanto aqueço o forno a 180º (médio), unte com óleo ou com manteiga e polvilho com farinha 1 fôrma pequena de buraco no meio (uns 16 cm) ou 1 assadeira pequena quando quero servir o bolo em quadrados.
Coloco o leite, o suco de limão, o óleo, os ovos, o açúcar, a farinha, o fermento, o amendoim e a canela no liquidificador e bato por uns 2 minutos, só mesmo o bastante pra triturar o amendoim e a massa ficar homogênea. Importante não bater demais pra evitar que o amendoim vire um pó que comece a se transformar numa pasta oleosa.
Despejo a massa na fôrma e asso o bolo por 35 a 40 minutos, até ficar bem dourado, crescido, se soltando das laterais e firme (enfiando um palito no centro, ele deve sair limpo).
Enquanto o bolo assa, eu preparo a calda, que é só de misturar e fora do fogo. Coloco o leite, o açúcar e o amendoim picado numa tigelinha e misturo até conseguir um creme esbranquiçado, só isso.
Retire o bolo do forno e, imediatamente, desenformo sobre o prato de servir. Espalho a calda sobre o bolo ainda muito quente e dá pra ver que ela já começa a endurecer na hora.
Espero o bolo amornar por mais ou menos 1 hora e sirvo com um cafezinho. Bom, né?
Outras receitas gostosas que levam amendoim aqui Na Cozinha da Helô: cheesecake de paçoca de amendoim com cobertura de chocolate, cajuzinho de amendoim tradicional, carne moída chinesa deliciosa com amendoim e espetinho de frango com molho satay de amendoim.
Bolo Caldinha e finalização Outras receitas gostosas que levam amendoim aqui Na Cozinha da Helô: cheesecake de paçoca de amendoim com cobertura de chocolate, cajuzinho de amendoim tradicional, carne moída chinesa deliciosa com amendoim e espetinho de frango com molho satay de amendoim. Costumo torrar o amendoim em casa, é fácil, é de verdade e o custo compensa, mas dá pra fazer o bolo com amendoim já torrado salgado de pacotinho, só chacoalhar um pouco pra descartar o excesso de sal.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
4 Comentários
Já fiz a receita duas vezes (mas dobrei as quantidades para dar um bolo grande) e ficou maravilhoso! Muito obrigada por compartilhar essa maravilha culinária! Uma dúvida: como você faz para picar o amendoim que vai na calda?
Oi Marina! Que delícia saber do sucesso desse bolo delicioso na sua casa. Eu também amo!!
Piquei com a faca, mas dá pra dar uma pulsada rápida no processador ou no liquidificador (coloque bem pouco de cada vez para não correr risco de uma parte logo esfarelar).
Beijo, Helô
Muito obrigada! 🙂
De nada! beijo!!