RECEITA DE BOLO DE LEITE QUENTE
Pro café da manhã de hoje – e também pro lanche – fiz um bolo de leite quente bem fofinho, leve e simplesmente delicioso. É bom mesmo, vale a pena experimentar.
É aquele bolo que vai bem num café da manhã ou num lanche, a qualquer hora com um cafezinho, um chá ou um suco e também na hora da sobremesa com sorvete de leite caseiro, sorvete de baunilha de verdade, chantilly caseiro e frutas (rodelas de banana, cubinhos de abacaxi, morangos, framboesas, mirtilos, amora, goiaba ou até uma salada de frutas).
Procurando por aí, a gente vê montes de receitas de bolo de leite quente e não é à toa, muito pelo contrário, pois além de ser um bolo perfeito pra servir simplesmente como bolo sem coberturas e recheios, ele também funciona muito bem com eles e se transforma num bolo de festa.
Pra virar de festa, só rechear com o creme de baunilha do sonho de padaria (que também pode ser de chocolate, baba de moça tradicional, doce de leite muito bom ou doce de leite argentino, goiabada cremosa, a ganache do recheio do financier com pedacinhos de chocolate e ganache de chocolate, brigadeiro de colher, ou o creme de manteiga de chocolate do bolo de chocolate escuro com muita cobertura (esses 3 servem tanto pra rechear, como pra cobrir) e, pra cobrir, usar chantilly caseiro, merengue da torta de limão ou a o creme azedinho do bolo de maçã com especiarias muito especial.
Testei várias receitas com proporções um tanto diferentes, até que cheguei à versão de hoje, que achei doce na medida certa, saborosa e leve de textura.
A receita é fácil e tão gostosa que tenho certeza de que ela vai virar “de sempre” na sua casa também, como virou na minha.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é bem simples de providenciar:
- leite (pode ser sem lactose);
- manteiga;
- açúcar;
- ovo;
- farinha de trigo;
- fermento químico;
- sal;
- canela em pó;
- essência natural de baunilha (no post essências caseiras naturais a gente ensina como fazer, que tal preparar a sua?).
Os ingredientes são bem básicos, daqueles que quase sempre a gente tem em casa.
A baunilha: tente usar a melhor que conseguir, evitando sempre as artificiais, que de baunilha não têm nada, ou quase nada. Hoje em dia já não é mais tão complicado encontrar essências naturais, mas acho que o melhor é preparar a sua em casa. O preço da fava pode assustar, mas com uma única a gente faz essência pra muitos bolos e o resultado vale muito a pena.
Com um pouco de canela o bolo fica ainda melhor, mas quem não é muito de canela pode usar raspas de um limão ou de uma laranja. Na verdade, tem gente que usa só baunilha, ou só raspas de limão, ou só canela, mas fiquei com baunilha e canela, apesar de também gostar da versão com raspas de limão ou de laranja.
O bolo é fácil de fazer e fica delicioso, só é preciso cuidar do leite, que precisa estar muito quente, fervendo mesmo, no momento de entrar na massa, e da mistura de açúcar com os ovos, que precisa estar bem fofa e areada antes de receber a farinha e os outros ingredientes.
O leite com a manteiga muito quentes escaldam a massa, que fica fofa e levinha, acredite mesmo, é o pulo do gato.
Quantidade de fermento: é um pouquinho da menor que normalmente uso pra um bolo de 4 ovos e 2 xícaras de farinha, pois a massa é muito fofa e escaldada, já cresce na tigela com o calor do leite em contato com o fermento. Com 1 colher (sopa) de fermento a massa cresce muito e até transborda, não vale a pena.
Quanto ao tamanho do bolo: vira e mexe faço bolos pequenos, com 2 ovos e 1 xícara de farinha, e até fiz um assim pra experimentar, mas não acho que compense. Ele fica tão bom e tão leve que vale a pena fazer um médio, com 4 ovos e 2 xícaras de farinha e, se for o caso, congelar metade pra comer uns dias depois.
Começo aquecendo o forno a 180ºC (médio) e untando com manteiga e polvilhando com farinha uma fôrma média (uns 22 cm) com buraco no meio ou média pra bolo inglês.
Em seguida, separo tudo pra agilizar e ter tudo organizado, pois o leite tem que estar quente na hora de usa e não dá pra perder tempo. Já coloco os ovos com o açúcar, a baunilha e a canela na tigela da batedeira, monto tudo com o aro, coloco a farinha com o sal e o fermento numa tigela menor e reservo.
Coloco o leite e a manteiga numa panelinha e aqueço. Assim que ferver mesmo e derreter toda a manteiga, retiro do fogo e começo a preparar a massa.
Bato os ovos com o açúcar em velocidade alta até conseguir uma mistura bem fofa, amarelinha e com o dobro do volume inicial (o aro começa a deixar marcas na mistura quando gira).
Então, diminuo a velocidade pro mínimo (ou, se preferir, dá pra misturar com uma espátula) e, numa duas etapas, misturo a farinha com o sal e o fermento. Em seguida, aos pouquinhos, vou juntando a mistura bem quente de leite com manteiga e paro de bater assim que tudo estiver incorporado. A massa vai ficar bem linda e fofa.
Despejo a massa na fôrma e asso o bolo por uns 45 minutos, até crescer, dourar e firmar (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo).
Retiro o bolo do forno, aguardo 15 minutos e desenformo sobre o prato de servir. Espero amornar por uns 45 minutos, polvilho com açúcar e canela e sirvo.
O bolo fica bem em temperatura ambiente por uns 2 dias, depois começa a secar.
Se quiser usar o bolo pra rechear: asse numa fôrma redonda de uns 22 cm e corte ao meio na horizontal (se for preciso, faça 2).
Outros bolos simples por aqui: o bolo de nada da Helô, bolo rápido de iogurte e limão, o bolo de banana que eu adoro, bolo de cenoura de todo dia e bolo simples de maçã.
Outros bolos simples por aqui: o bolo de nada da Helô, bolo rápido de iogurte e limão, o bolo de banana que eu adoro, bolo de cenoura de todo dia e bolo simples de maçã Acredite, a mistura de leite com manteiga tem que estar bem quente na hora de entrar na massa, é o segredo do bolo.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS