RECEITA DE TORTA DE LIQUIDIFICADOR COM SALMÃO DEFUMADO
Pra hoje, um bolo salgado de salmão defumado com dill – ou endro ou aneto – e cebolinha que é muito fácil de preparar e deixa qualquer mesa com cara de festa.
A massa é aquela caseira básica de torta de liquidificador e o recheio é chiquezinho, mas bem prático e feito com poucos ingredientes.
A receita, que na França também é clássica – cake au saumon fumé -, é perfeita pra pra servir num lanche chiquezinho ou num almoço ou num jantar de verão daqueles bem descontraídos e que, no máximo, pedem uma salada verde pra acompanhar. Também é boa pra levar na cesta de piquenique (em tudo o quanto é padaria francesa a gente encontra cakes pra levar).
Preparei o bolo de hoje nem sei quantas vezes na vida e o sucesso sempre é gigante. Dei a receita mil vezes, ela aparece no capítulo “fim de tarde de domingo” do meu primeiro livro – Cozinhando para Amigos (2005) de um jeito divertido: dei lá uma massa básica com 4 possibilidades de recheio e é exatamente assim que fiz pro vídeo lindo que postei no Instagram @nacozinhadahelo que fiz com a Dani Neves, Lorena Tabosa e Lori Baroni Bosio.
INGREDIENTES E PREPARO
A massa só leva ingredientes de despensa básica, nada além de farinha de trigo, sal, fermento químico (o comum pra bolos), leite, óleo e ovo.
O recheio leva 1 pacotinho de salmão defumado em fatias, que a gente corta em tirinhas miúdas e ervas frescas, de preferência dill, que também é conhecido por endro ou aneto, e cebolinha, além de raspas de limão pra dar um aroma delicioso e refrescante.
Só picar tudo e juntar à massa, nem de fogo precisa, basta misturar mesmo.
Os segredos pra conseguir massa macia e leve são os mesmos de um bolo comum:
- manter as proporções da receita, pois tudo é pensado e medido direitinho (se quiser saber mais sobre medidas na cozinha, a gente tem um vídeo no youtube falando só sobre isso;
- misturar só o necessário pra conseguir uma massa homogênea (e pode ser numa tigela com uma espátula ou um batedor ou no liquidificador);
- levar sempre pra assar no forno já quente, quer dizer, pré-aquecido e na temperatura certa, uns 180ºC, que é considerado “médio” (bolos precisam desse choque inicial de temperaturas).
Os furinhos aerados da massa, que cresce e ganha leveza com os ovos, são 100% normais e esperados, pois a textura do bolo salgado será sempre diferente dos doces, já que a falta do açúcar afeta a estrutura da massa.
A receita fica bem enformada, usando uma fôrma média de bolo inglês ou de pudim, com buraco no meio, ou num refratário pra cortar quadrados.
Como a receita não é grande, se a família for maior, ou pra um lanche mais reforçado, é só dobrar as quantidades e assar em fôrmas grandes.
No dia em que assado o bolo fica fofíssimo, parece nuvem. Depois, é claro, ele resseca um pouco, mas ainda continua delicioso por uns 2 dias. Já aqueci por segundos no micro-ondas, na torradeira e até no forno (nesses dois, a casca fica bem crocante, o que pra mim não é problema, pois adoro cantinhos de assadeira e bordas).
Com uma salada de folhas temperadas com um dos nossos Molhos de salada deliciosos e pra variar a refeição está pronta.
Ele vai bem numa refeição mais leve de verão, num dia de lanche, num brunch ou num piquenique. Também adoro a receita do bolo salgado de presunto com queijo e azeitona e faço bastante em casa, mas costumo variar preparando a de hoje, a do bolo salgado de milho verde fácil de fazer e o bolo salgado de cogumelos com espinafre e bacon.
1- Aqueça o forno a 180ºC (médio), unte 1 fôrma média para bolo inglês com manteiga e polvilhe com farinha. 2 - Prepare a massa numa tigela usando uma espátula ou um batedor ou no liquidificador, é bem fácil. Misture a farinha, o fermento, o sal, os ovos, o leite e o óleo até conseguir uma massa lisa. 3 - Junte o salmão, as ervas e as raspas de limão e, se quiser junte pimenta-do-reino. 4 - Transfira a massa pra fôrma e asse por uns 45 minutos, até que o bolo esteja dourado, crescido e firme, enfiando um palito no centro, ele saia limpo. 5 - Deixe amornar por 5 minutos, desenforme e sirva. Dicas: Ele vai bem numa refeição mais leve de verão, num dia de lanche, num brunch ou num piquenique. Adoro a receita do bolo salgado de presunto com queijo e azeitona e faço bastante em casa, mas costumo variar preparando a de hoje, a do bolo salgado de milho verde fácil de fazer e o bolo salgado de cogumelos com espinafre e bacon. O formato clássico como bolo inglês ou pão de fôrma é clássico, mas dá pra assar numa fôrma redonda pequena de buraco no meio pra pudim ou em forminhas individuais pra muffinINGREDIENTES
Preparo
NOTAS