COMO FAZER CARTOLA DE BANANA COM QUEIJO
Quando alguém diz que a sobremesa é cartola pernambucana eu já fico feliz.
Os ingredientes são tão poucos e o preparo é tão simples que muita gente nem acredita que um doce tão aparentemente básico possa causar tanto uau. Mas ele é é bom de um tanto, como diz a mãe, e merece todo o carinho do mundo.
Na verdade, ele tem tanta força que chegou ao ponto de ser declarado patrimônio cultural imaterial pernambucano. Isso não é pra qualquer doce!
Muita gente ama cartola, abre aquele sorriso e suspira de ouvir falar… Eu adoro e entendo bem essa paixão por essa sobremesa tão simples e tão boa.
INGREDIENTES E PREPARO
A minha versão da receita de cartola leva:
- manteiga (ou um fio de óleo vegetal, mas gosto mais de usar manteiga);
- banana da terra;
- queijo de queijo de coalho (ou queijo de manteiga, que também é chamado de requeijão de corte);
- açúcar mascavo ou rapadura ralada (mas pode ser o branco comum);
- canela em pó pra polvilhar.
A banana pode ser nanica, prata, da terra ou a que tiver por perto, eu gosto de todas. Às vezes faço com nanica, às vezes com a da terra, uso a mais madura e mais doce. Mas, se puder escolher, fico com a banana da terra.
Em Pernambuco e no Nordeste todo o queijo de coalho ou requeijão de corte, ou queijo manteiga, são os escolhidos e todos são deliciosos.
O queijo de coalho dá um salgadinho muito bom e tem textura puxa-puxa, já o requeijão amanteigado derrete muito, é saboroso, mas nem sempre fácil de encontrar fora da região ou de cidade que tenha bons empórios nordestino.
Fora do Nordeste, o queijo de coalho costuma ser o de saquinho vendido no espeto pra churrasco. Se for saboroso, ótimo, se for mais sem graça, vale usar um bom queijo mineiro fresco ou um meia-cura saboroso pra valer, que são mais fáceis de encontrar fora do Nordeste.
Pra adoçar, pode ser açúcar mascavo, rapadura ralado ou melaço de cana (mas também pode ser branco comum). Eu gosto de todos e cada vez uso um diferente.
O preparo é simples e tudo acontece numa frigideira. Eu aqueço a manteiga, junte a banana em tiras ou em rodelas e deixo cozinhe em fogo médio até que ela fique macia e dourada. Passo a bananas pra uma travessa.
Na mesma frigideira eu douro os pedaços de queijo.
Em cada prato, coloco uma parte da banana, de queijo, mais banana, polvilho com o açúcar mascavo, ou com a rapadura ou rego com um fio do melaço, polvilho com a canela e sirvo bem quente.
Gosta de doces com banana? Que tal sorvete de banana fácil e cremoso, manezinho araújo com banana e o bolo caramelizado de banana?

INGREDIENTES
- 10 g de manteiga ou fio de óleo vegetal
- 2 bananas da terra grandes em fatias ou rodelas
- 4 fatias de queijo de coalho ou queijo de manteiga
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo ou rapadura ralada (ou branco comum)
- Canela em pó pra polvilhar
Preparo
- Aqueça a manteiga ou óleo numa frigideira média, junte a banana e deixe cozinhe em fogo médio até que esteja macia e dourada.
- Passe pra um prato.
- Na mesma frigideira, doure o queijo.
- Em cada prato, coloque uma parte da banana, de queijo, mais banana, polvilhe com o açúcar mascavo e canela e sirva quente.
Gosta de doces com banana? Que tal sorvete de banana fácil e cremoso, manezinho araújo com banana e bolo caramelizado de banana?
NOTAS
Tem gente que prepara cartola no forno, mas na frigideira fica uma delícia e tudo acontece ainda mais rápido