COMO FAZER FONDUE DE CHOCOLATE
Muita gente sonha com fondue de chocolate e é bom mesmo. Aqui em casa, todo mundo adora e faço bastante quando chega o frio.
Além de gostoso, fondue ainda tem aquela coisa de receita pra compartilhar de perto com pessoas queridas e isso sempre encanta. Ainda mais se for num lugar aconchegante, com ou sem lareira, fogo de chão ou fogão a lenha, numa mesa pequena ou até com todos sentados no chão em almofadas, tapete quentinho.
A receita é tão fácil de fazer que pode ser sobremesa de última hora até mesmo num dia qualquer, não precisa ser só de ocasiões especiais e com gente de fora. Dá sim pra resolver preparar fondue de chocolate de última hora, vou te mostrar. Não precisa mesmo, aliás não faz sentido, comprar fondues prontos pra aquecer.
Acho que o meu primeiro foi na casa de uma amiga da minha irmã que era argentina, isso no finalzinho dos anos 1970, ninguém sabia do que se tratava. Ela preparou fondue de queijo com os queijos possíveis naquela época (a variedade era pequena) e depois de chocolate.
Depois, comi na França e na Suissa quando fui pra Europa pela primeira vez e tanto de queijo, como de chocolate, dessa vez com queijos incríveis, um mais cremoso e um mais forte e derretidíssimo até de puxar e levantar um fio e bebida intensa. O de chocolate era também intenso e com gosto de chocolate pra valer, outra coisa que nos anos 1980 ainda era rara aqui no Brasil. As duas noites foram aconchegantes, em casinhas de madeira, lareira, mantas pra aquecer e fondues servidos em caquelons, como as panelas de fondue são chamadas por lá.
Depois disso, experimentei nem sei quantas receitas tanto de queijo, usando métodos e combinações diferentes e de chocolate até chegar às versões que passaram a fazer parte da minha vida.
Tanto pra queijo, como pra chocolate, o que posso dizer com certeza: são receitas muito fáceis e bem tranquilas de preparar, basta ir atrás dos ingredientes, que hoje são simples de providenciar, chamar gente querida pra ajudar e, em pouco tempo, servir fondues deliciosas. Não tem um motivo pra comprar misturas prontas, garanto.
Hoje é dia de fondue de chocolate, então bora se preparar pra quando esfriar um pouco. E nem precisa ser muito, no outono e no inverno as noites são mais frescas e já dá pra preparar um fondue gostoso.
PANELA DE FONDUE
A primeira coisa em que quase todo mundo pensa é na panela especial pra fondue e que, se não tiver uma, não dá nem pra preparar, nem pra servir, mas não é bem assim.
Uma panela de fondue ajuda, pois como ela fica apoiada na base de metal com suporte pra uma vela ou armação que leva álcool e pavio grosso o fogo fica aceso, e, como fica suspensa sobre a chama, o fondue vai se mantém quente por bastante tempo.
Esse quentinho ajuda fondue não é receita pra servir e comer rapidinho, muito pelo contrário, a gente fica conversando e comendo sem pressa.
Com o fogo aceso, controlando a chama pra evitar que aqueça demais e comece a queimar ou colocar na base da panela e ficando de olho nas crianças e nas pessoas mais distraídas, pois a panela fica quente e pode virar se o suporte não for muito estável, é só aproveitar.
Eu tenho duas panelas de cobre por fora e inox por dentro que são lindas que ganhei de casamento e uma esmaltada que trouxe da França há muitos anos e uso quando o inverno chega.
Mas não precisa ser uma panela chique, hoje existem mil possibilidades, só é preciso escolher uma que tenha fundo grosso, já que as de lata fina queimam muito fácil. Tem panela pra todos os gostos, das pequenas pra duas ou três pessoas às grandes pra até seis, com preços bem diferentes e materiais variados.
A gente acha panelas de alumínio simples ou colorido, de ferro esmaltado ou básico, de inox, de cobre com revestimento interno de inox, de cerâmica, de vidro ou de pedra, umas com e umas sem espaços pra apoiar garfinhos (acho que são totalmente desnecessários, cada um pode cuidar do seu), a maioria com tampa pra manter o calor nos momentos de espera e, umas com vela e outras com espaço pra álcool com pavio grosso.
Acho, sinceramente, que só vale investir numa panela se na sua casa gostarem muito de fondue, se for só pra de vez em quando dá muito bem pra se virar sem ela.
No dia da foto, não achava as minhas panelas e nem os garfinhos especiais, que têm cabos longos e só dois dentes na ponta pra facilitar na hora de espetar. Até que a Ana se lembrou de que tinha emprestado pra minha mãe.
Solução? A gente usou uma panela de ferro esmaltado, que mantém o calor por bastante tempo, colocou no centro da mesa e, quando ele começava a amornar, corria até o fogão pra dar uma aquecida. Cada um colocava uma porção numa tigelinha e usava um garfinho pra espetar as frutas. Tem que dar jeito pra tudo (garfinhos podem ser até espetos de bambu).
Outra pergunta: a gente já faz o fondue na própria panela de servir ou faz numa comum e depois de pronto transfere pra especial?
Acho que tudo depende a panela. Se a panela aguentar bem o calor da chama forte do fogão, for espaçosa e sem bordas inclinadas pra dentro ou cheias de espaços vazados pros garfinhos, acho que dá pra usar só a de fondue.
Mas nem sempre é assim, às vezes dá dúvida sobre a resistência delas (principalmente com umas de cerâmica e de vidro), ou são apertadas ou com bordas que dificultam a tarefa de mexer bem até o chocolate e o creme se dissolverem bem e tudo aquecer.
Nessas situações, e também pra garantir que a panela de servir não esteja melecada no momento de servir, o mais simples é cozinhar numa panela qualquer e passar pra de fondue com ele pronto e direto pra mesa.
Além da panela no centro da mesa, ao lado a gente coloca potinhos com as frutas ou os outros acompanhamentos e cada um recebe um garfo ou espeto mais longo pra pegar um pedaço de fruta, mergulhar no chocolate e levar à boca, além de um prato de sobremesa pra servir de apoio e ajudar a evitar respingos pela toalha (apesar de quase inevitáveis).
INGREDIENTES
A lista de ingredientes:
- Manteiga sem sal;
- chocolate em barra meio-amargo ou ao leite;
- creme de leite fresco de preferência, mas pode ser o da lata ou da caixinha;
- conhaque.
- Frutas frescas pra acompanhar.
Muitas receitas de fondue levam só chocolate em barra derretido com creme, como se fosse uma ganache básica, e um pouco de bebida no máximo.
Manteiga nem sempre aparece, mas eu uso, acho que ela dá um gostinho delicioso, e a quantidade é bem pequena. Além do sabor e da textura, ela ainda meio que protege o chocolate no início e os riscos de queimar diminuem bastante.
Quanto ao chocolate: costumo usar meio-amargo, que é versátil e agrada com facilidade, mas dá pra ser só ao leite, ou mais amargo ou até com branco. O importante é ir atrás de um bom chocolate, pois ele é tudo na receita, não tem milagre, chocolate ruim ou sem graça dá fondue ruim ou sem graça. Hoje em dia, comprar bons chocolates deixou de ser complicado, não é como antigamente que em barras maiores eram quase sempre de chocolate ao leite muito doce e com teores bem baixos de cacau e gordura hidrogenada, mal manteiga de cacau levavam.
Depois vem o creme de leite, que entra na receita numa proporção básica de 50% em relação ao peso do chocolate pra deixar a receita cremosa.
Não é pra ter consistência firme que nem envolve a fruta e nem líquida demais, que nem cobre a fruta e escorre. É importante saber que há cremes mais espessos e mais líquidos e às vezes a gente precisa ajustar, por isso prefiro começar com a medida indicada e acrescentar um pouquinho de leite se necessário.
O creme fresco, além de sabor mais gostoso, facilita a vida porque pode ferver sem medo, e isso garante o fondue bem quente e também a evaporação total do álcool pra quem quer uma receita só com o gostinho e aroma bem leves da bebida.
Mas não dá pra usar o creme de lata ou da caixinha que é mais fácil de encontrar? Sim, ele funciona, só não deixar ferver pra valer, desligar o fogo assim que aquecer bem e não se importar com o pouquinho (bem pouquinho mesmo) de álcool que sobra na receita.
Mas é preciso usar bebida alcóolica no fondue? Não fica forte demais? As receitas clássicas sempre têm bebida. E 2 colheres (sopa) dão sabor e aroma gostosos e não deixam o fondue forte, mas dá pra diminuir ou aumentar a gosto.
Conhaque é um clássico e tem tudo a ver com fondue de chocolate, mas ser whisky, algum licor, pode ser de laranja, como cointreau, de avelã, de chocolate mesmo e até com cachaça.
E tem criança ou não gosta mesmo de bebida? Simplesmente, não use álcool, só aromatizar com essência de baunilha ou de laranja ou de amêndoa ou deixar ferver uns minutos com um pedaço de canela em pau ou de alguma outra especiarias om uma fita de casca de laranja ou até deixar só chocolate.
Sobre as frutas: é sempre bom caprichar, pois sem elas a preparação fica simplesmente chocolate.
Banana e morango são sempre as preferidas, não tem jeito. Mas também fica gostoso demais com abacaxi, kiwi e uvas sem caroço ou das maiores já cortadas ao meio e sem as sementes, maçã, pera e mexerica.
Tamanho dos pedaços: pensar numa mordida. Banana em rodelas, morangos e uvas maiores cortadas ao meio, uvas pequenas inteiras, maçã, pera, kiwi e abacaxi em cubos e mexerica em gomos inteiros ou cortados ao meio dependendo do tamanho.
Dá pra lavar tudo e separar com antecedência e, pro exemplo, uva sem sementes, bananas, abacaxi, kiwi e mexericas a gente já pode até deixar cortados nas tigelinhas de levar à mesa. Pra pouco antes de servir ficam só mesmo banana, maçã e pera, que escurecem rápido e, no caso de fondue, não ficam gostosas com toque do limão.
A mexerica: eu adoro e sempre vou atrás quando faço fondue, acho que o azedinho doce saboroso vai muito bem com chocolate. Só é preciso limpar bem os gomos de fiapos e de caroços, e isso não é difícil, só dá um trabalhinho.
Costumo calcular mais ou menos 1 e ½ xícara de frutas picadas por pessoa, mas sempre tenho umas bananas e uns morangos de reserva.
Pra variar, dá pra cortar bolos simples em cubos de uns 2 cm, dar uma leve aquecida no forno só pra formar uma casquinha fina e servir e também dá pra usar damascos e tâmaras desidratados.
Ou seja, com um chocolate bom de barra de supermercado, creme de leite da lata ou da caixinha e frutas comuns, como banana e maçã já dá pra fazer um fondue gostoso.
PREPARO E SERVIR
Se fosse só uma ganache simples pra usar num bolo ou numa sobremesa mais comum e, com isso, não tivesse que estar bem quente na hora de ir pra mesa, daria pra preparar do jeito de sempre. Quer dizer, ou aquece o chocolate e junta o creme ou ferve o creme e despeja sobre o chocolate e deixa pelo menos amornar pra encorpar um pouco antes de usar.
Mas com fondue o preparo muda um pouco, pois ele fica gostoso bem quente, não tem jeito. O ideal é cozinhar tudo na panela pra garantir o calor, mas isso é muito simples, quase que uma ganache totalmente aquecida com tudo junto, e que mal leva 10 minutos pra ficar pronta.
Numa panela média e de fundo grosso e mantendo sempre o fogo baixo e mexendo sem parar pra evitar que o chocolate queime, aqueço a manteiga e o chocolate.
Então, junto o creme de leite e mexo até conseguir um creme liso e bem quente. Assim que levanta fervura, junto o conhaque, deixe ferver por no máximo mais 30 segundos e retiro do fogo. Se for creme de leite de lata ou de caixinha, desligo o fogo assim que começar a levantar fervura pra não correr o risco de talhar e misturo o conhaque sem aquecer de novo. Só passar pra panela e servir com as frutas ao redor.
Muita gente pergunta se dá pra fazer no micro-ondas? Também dá, mas como a mistura final tem que ficar bem quente, acho que não vale a pena, fogo é tão rápido quanto e mais fácil de mexer e de controlar.
Ou seja, trabalho da receita fica por conta de picar o chocolate, separar a manteiga, o creme, o conhaque, pegar a panela e de cortar frutas.
Coloquei 45 minutos no tempo total da receita pensando em separar ingredientes, separar panela de servir, picar o chocolate, lavar e cortar as frutas sem ajuda e com muita calma. Mas dá pra fazer em meia hora se tiver mais gente envolvida no preparo e nas frutas escolhidas (banana é muito rápido e é só descascar, outras dão mais trabalho).
E tem gente que pergunta se dá pra fazer fondue com leite condensado? Sim, dá, mas fica mais com gosto de brigadeiro e vira fondue de brigadeiro, quem ama brigadeiro sempre gosta e as crianças também.
Sobrou fondue? Ele fica bem por uns 3 dias na geladeira e aquece por 1 a 3 minutos no micro-ondas, mas também pra simplesmente comer de colher. Se ele firmar muito, e acontece porque chocolate endurece depois de frio, só juntar um pouquinho de leite pra acertar a consistência na hora de aquecer pra servir.
Outras sobremesas chiquezinhas e fáceis de preparar com receitas aqui Na Cozinha da Helô: clafoutis de framboesa e amêndoa, crostata italiana de pêssego pudim de pão da minha bisavó e suflê de framboesa muito lindo.
Outras sobremesas chiquezinhas e fáceis de preparar com receitas aqui Na Cozinha da Helô: clafoutis de framboesa e amêndoa, crostata italiana de pêssego pudim de pão da minha bisavó e suflê de framboesa muito lindo. Costumo calcular mais ou menos 1 e ½ xícara de frutas picadas por pessoa, mas sempre tenho umas bananas e uns morangos de reservaINGREDIENTES
Preparo
NOTAS