COMO FAZER EXTRATO DE BAUNILHA CASEIRO
Preparar essências naturais e caseiras é simples e os resultados compensam o tempo que é preciso esperar pra gente poder usar.
Afinal de contas, quem ama bolos, pães e gosta de comida de verdade sabe como uma boa essência transforma e dá outra dimensão à receita. Uma simples colher de sopa de essência de amêndoa faz com que o bolo seja pura amêndoa, com sabor e concentrado de amêndoa.
Só que, na vida real, as coisas são meio diferentes. Quem faz doces em casa, sabe como é difícil achar essências boas pra usar nas receitas e, quando se encontra essências naturais os preços não ajudam.
Aí não tem jeito, quase todo mundo vai pras artificiais, que não têm nada a ver com as naturais, e, dependendo da qualidade, podem até deixar as receitas com gosto e perfume não muito interessantes.
Quer dizer, não só elas não ajudam, como ainda atrapalham. Essas artificiais costumam vir com dizeres como “semelhante ao aroma natural”, são sintetizadas em laboratórios e totalmente diferentes do verdadeiro. Eu, sinceramente, prefiro não usar.
Em qualquer lugar do mundo, uma essência de qualidade não custa pouco e há como ser diferente, pois os ingredientes de base não são baratos e o processo é lento (se o preço estiver baixo demais, desconfie).
Mas, por aqui, as coisa só se complicam, além dos custos do produto feito lá fora com qualidade, os impostos de importação tornam os valores mais proibitivos, a ponto de serem delirantes.
PREPARAR ESSÊNCIA EM CASA
Por isso tudo – qualidade, certeza da composição da essência e preço, faço as minhas essências há anos. Adoro fazer tudo em casa mesmo, por que não preparar as essências que deixam tudo mais emocionante?
E tem mais, fazendo em casa a gente ainda pode variar e fazer essências diferentes e deliciosas. Já ensinei o método mil vezes, até no meu programa Na Cozinha da Helô no canal Sabor&Arte da Band e o sucesso é garantido.
O processo é sempre o mesmo, os ingredientes são poucos – normalmente 2, ou máximo uns 3 ou 4 quando se quer uma essência mista, e os utensílios também são simples, vidros com tampa e funil.
O primeiro ingrediente, que é a base de toda essência é o líquido com álcool que seja capaz de absorver o aroma e o sabor do ingrediente escolhido.
Ele pode ser álcool de cereais ou aguardente neutra. Por ser fácil de comprar, ter custo baixo, pois pode ser a mais básica de todas as que estiverem na prateleira, eu escolhi usar vodka.
Compro sempre uma garrafa com preço bom e faço um monte de essência com ela. Faço bastante de uma vez porque o trabalho é o mesmo e elas duram tanto que compensa.
Como nem sempre se acha álcool de cereais com facilidade e muitas vezes o encontrado não é bom pra fins alimentícios, e quando a gente acha o preço nem sempre compensa, eu fico com a vodka.
O segundo ingrediente é o que dará sabor e aroma à essência, quer dizer, amêndoa se quiser essência de amêndoa, pistache se quiser de pistache, baunilha se for de baunilha, cítricos de for de cítricos, especiarias se for de especiarias, oleaginosas se for de oleaginosas.
Já fiz de cítricos, usando fitas da casca de frutas variados sem a parte branca pra não amargar (vale usar limão tahiti, galego, cravo ou siciliano, mexerica, laranja), gengibre (fatias finas), amêndoa, nozes, pistache, avelãs, nibs de cacau (ficou maravilhosa!), café (grãos de café torrados), especiarias (canela, cravo, anis-estrelado ou uma mistura delas), de algumas favas e sementes brasileiras (gostei de amburana, imbiriba e pixuri, mas também há tonka e pacová) e, como não poderia deixar de ser, de baunilha.
BAUNILHA É O MÁXIMO
Eu adoro baunilha e não vivo sem!
Entende-se por baunilha as favas alongadas de algumas variedades de orquídeas tropicais que são muito aromáticas e têm a capacidade de transmitir essas características às preparações.
A vanilla panifolia, nativa do México e América Central, é a mãe de todas e perfumadíssima, tem o aroma que se espera da baunilha e de lá foi pras ilhas do Índico, principalmente Ilhas Réunion e Madagascar.
No Brasil, de uns tempos pra cá, começou a produção dessa variação no sul da Bahia e as favas são boas, mais ainda meio inconstantes no mercado, nem sempre estão nas prateleiras.
Quem já teve a honra de sentir o aroma e de comer alguma coisa preparada com a brasileiríssima baunilha do cerrado. Ela é uma fava imensa e que passa muita doçura e perfume pra receita, sabe que ela é sensacional, mas ainda está bem distante o dia em que será possível comprar uma fava fora da região de Goiás. Ainda é iguaria …
Depois vem a baunilha do Tahiti, que é a vanilla tahitenses, também maravilhosa, mas com perfume diferente. Também há a vanilla pompona, originária da México e norte da América do Sul, mas que hoje também aparece na Índia e outras ilhas do Pacífico.
Das baunilhas em pasta e em essência que já experimentei, acho que as melhores são mesmo as da Nielsen-Massey (que trabalha com Madagascar, México e Tahiti), da Blue Cattle Truck Mexican Vanilla, mexicaníssima, e da Rain’s Choice (baunilha de Réunion nota 10).
Acho que nunca vou me esquecer do presente mais inusitado e perfumado que já recebi na vida. Em 1997, uns dias antes do meu aniversário, o carteiro tocou a campainha de casa pra me entregar um envelope gordinho. Abri na hora e encontrei umas 50 favas de baunilha das ilhas Réunion amarradinhas com uma fita e enviadas por um chef francês queridíssimo.
Quase em seguida, fui pra cozinha e preparei sorvete de baunilha de verdade, e logo fiz pudim de leite de antigamente, bolo mármore bom demais e o creme inglês que eu ensino a fazer na receita do sagu com vinho tinto.
A baunilha é preciosa porque tudo é delicado e lento, a planta leva anos pra começar a dar as favas e pede cuidados intensos.
As polinizações de algumas espécies são manuais, a colheita é manual e, depois de colhida, a fava ainda precisa passar por um processo de secagem trabalhoso e lento, chega a 6 meses. Não é por acaso que o preço só perde pro do açafrão.
Por isso tudo, pensando que com duas favas dá pra fazer mais ou menos 1 litro de essência boa pra valer, tenho certeza de que vale a pena preparar a sua essência em casa. E ela dura tanto que dá pra ter essência boa por muito tempo.
O descanso é essencial pro sucesso da receita, mas não é preciso fazer praticamente nada durante esse período. Só deixar o vidro fechado num lugar seco, limpo e ao abrigo da luz e, de vez em quando, dar umas chacoalhadas pra misturar e esperar.
Até dá pra usar algumas essências depois de uns 20 dias de repouso, mas a maior parte fica realmente boa após uns 45 dias.
DICAS
Mas voltando às essências… Vale muito a pena fazer em casa, o resultado é excelente, você terá uma essência realmente verdadeira e pura . Com certeza, ainda durará bastante, pois as receitas levam sempre quantidades pequenas.
Dicas pras essências de frutas oleaginosas: perdi a primeira leva de essências, em poucos dias a vodka ficou turva e percebi que, principalmente os pistaches, as amêndoas e as avelãs estavam moles e estranhas (as nozes comuns são mais secas). Decidi aquecer no forno pra dar uma torrada leve, retirando a umidade existente, e aí deu certo.
A receita é mais um método, tudo depende do tamanho do vidro e do ingrediente escolhido.
Pra evitar essências turvas e mofadas, a não ser com a fava da baunilha que continua perfeita na vodka por até um ano, eu deixo o ingrediente escolhido na vodka por um mês. Depois passo por uma peneira, descarto os sólidos e guardo só o líquido.
Quanto ao rendimento, calculei 10 porções pra uma garrafinha com 150 ml de essência de baunilha porque, normalmente, as receitas pra um bolo pedem 1 colher (sopa) de essência e 1 colher (sopa) equivale a 15ml.
E tem mais uma coisa bem importante quando se fala de essência de baunilha: a gente corta a baunilha de comprido pra conseguir que as sementes passem pra essência, quer dizer, vão pro pote com a vodka tanto a fava, como a pastinha que sai de dentro dela.
Isso tudo transforma o líquido numa essência deliciosa e cheia de pintinhas que contam pra todo mundo que a essência é natural e verdadeira.
Mas o que importa é que, com o passar dos meses, a essência vai ficando tão concentrada que dá pra completar com um pouco mais de vodka e render mais essência.
Eu, às vezes, depois de uns 6 meses, junto uma fava nova, acrescento mais vodka e tenho essência por ainda mais tempo. Não acaba nunca.
No vídeo do canal do youtube eu ensino como abrir a fava da baunilha, que tal dar um espiadinha?
Use as essências em bolos, cremes e sorvetes, como nas receitas do sorvete de baunilha de verdade, do pudim de leite de antigamente, do bolo mármore bom demais e do creme inglês que eu ensino a preparar na receita do sagu com vinho tinto. Como a essência de baunilha dura bastante tempo, a fava não se desfaz e continua perfumada e saborosa por meses, complete com mais vodka de vez em quando.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
113 Comentários
A essencia de amêndoa é só a amêndoa sem casca?
Oi, Rosa! oi! Sim, a amêndoa fora daquela casca dura mais. Beijos!
A amendoa é sem a casca dura de fora, mas mantém a de dentro que é acastanhada?
E está também pode ir ao forno por uns 10 minutos antes de por com a vodka?
Oi, José! A casca dura da amêndoa é como se fosse de uma noz, parece uma madeirinha, casca de coqueiro. Ai você quebra com quebrador de nozes ou martelo. Se quiser tirar a pele marronzinha que é grudada na castanha branca, você pode mergulhar segundos na água fervente e depois puxar. Então você pega essa sem a marronzinha ou com marronzinha, tanto faz. Essa marronzinha é o que se chama PELE, ela leva ao forno pra secar antes de colocar a vodka pra não mofar. Espero ter ajudado! bjs
Maravilinda, obrigada pela generosidade no ensinar. Gratidão 😘
Ana, boa noite!
Muito obrigada pelo carinho!
Beijo, Helô
Helo, fiquei com uma dúvida, vc comprou vodka melhor ou uma bem barata? Não é necessário guardar em frasco escuro?
Oi, Christianne! Usei a vodka mais simples e barata de todas. Quanto ao frasco, se tiver escuros, ótimo, mas como nem sempre eles são fáceis de achar, o mais simples é guardar num local fresco e escuro (dentro de um armário, por exemplo). Bj
Qual seria a quantidade de pistache recomendada ? Muito obrigado pelas dicas.
Oi, Thadeu! Para uns 200ml de vodka, podem ser 3 colheres de sopa de pistache. Bj
Olá
Preparei várias essências conforme as receitas das essências incríveis, gostaria de saber se após os 45 dias de infusão devo retirar as favas da baunilha e assim respectivamente com as outras essenciais. Grata, Denise
Oi, Denise! A baunilha não precisa ser descartada com o passar do tempo, mas os demais aromatizantes sim, pois eles começam a se desintegrar. Bjs
Helô, obrigada pelo compartilhamento de suas receitas! Sei que para vc chegar em
Uma receita perfeita, levou tempo e muita dedicação. Estou fazendo uma lista de tudo que quero fazer! Vou começar pelas essências. Espero ter a oportunidade de retornar para você com os meus resultados! Ah! Que cozinha maravilhosa! Também amo utensílios de cozinha e fico feliz quando recebo um presentinho como uma bela travessa, um prato antigo, uma colher de prata de uma feirinha! Somos fáceis de agradar, né! Bjs
Silvana, boa noite!
Obrigada pelo carinho. A gente faz tudo com tanto carinho e tanta dedicação que mensagens como a sua são deliciosas de receber.
Muito gostoso saber que você está aproveitando nossas histórias, fotos, dicas e receitas!
Não esqueça de contar pra gente os resultados, é sempre bom saber se deu tudo certo, se não deu ou se ficou alguma dúvida …
Utensílios de cozinha, pratos, travessas, talheres são tudo de lindo e os antigos trazem com eles tantas histórias que encantam ainda mais. Como você disse, somos fáceis de agradar.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Olá,
Gostaria de saber se da para fazer de erva doce? Se sim, qual a quantidade e se usa os grãos que é usado em chá?
Oi, Marjorie! Nunca testei, mas teoricamente dá sim, mas acho que ela deve ser coada no máximo 1 mês depois para não se desfazer. bjs
Amei a receita das essências. utilizo muito pois faço bolos caseiros. será que consigo fazer com casca do abacaxi?
Oi, Flávia! Nunca testei com abacaxi, a ideia é boa mas é preciso pensar em ferver ou outra forma de não fermentar. Bjs
Excelente artigo!
Oi, que bom que gostou! bjs
Quanta gentileza nessa postagem. Que generosidade. Sempre busquei essa informação e hoje a encontrei, rica e detalhada.
Quem divide, multiplica.
Parabéns
Oi, Alexandre! Fiquei feliz demais com a mensagem! esse ato de compartilhar é valioso demais! bjs
Olá Heloísa, que artigo excelente! Parabéns!
Caso eu queira usar folhas, você recomenda seca-las primeiro?
Oi, Sérgio. Normalmente só louro já costuma vir seco, então, sim, recomendo secar as folhas antes. bjs
Amei a postagem! Parabéns! E dá pra sentir sua simpatia pelo texto e pela maneira como responde aos comentários. Continue assim e muito obrigada por compartilhar um texto tão rico! Beijos
Oi, Pri! Obrigada você pelo carinho! bjs
Onde comprar a fava da balnilha?
Se possível me manda por e-mail.
Agradeço a gentileza.
Gratidão…
Oi, Lucélia! Normalmente compro no Mercado Livre, de um vendedor de Belo Horizonte. Funciona muito bem para mim! Espero ter ajudado! bjs
Adorei, vou comprar hoje mesmo no fornecedor do mercado livre, obrigada! Estava vendo o preço das essências de baunilha de qualidade e o preço realmente é exorbitante!
rosana, com certeza compensa, a economia é grande e, em sabor, a essência verdadeira é muito melhor. abraço, helô
Que revelação! obrigada Helô!
Oi, Renata! Fico feliz que tenha gostado! Uso sempre essas essências! bjs
Quero extrair do milho de pipoca. Porem nao sei se precisa dar uma tostada antes?
Oi, Sandra! Infelizmente não tenho como te ajudar, porque nunca testei… Quem sabe um dia. Bjs
Otima materia.
Oi, Sandra! Que bom que gostou, uso bastante essas essências na minha cozinha! bjs
Olá! Adorei as receitas de essências, sou Confeiteira e tenho muita dificuldade de achar esse tipo de essência em minha região, quando se acha é muito caro, agradeço imensamente as dicas valiosas e gostaria de saber se possível como fazer uma essência de Côco rs…bjo!
Marcela, bom dia! Fico feliz demais quando sinto que o meu trabalho pode ajudar e deixa a vida de outras pessoas mais gostosa. Bom saber que você é confeiteira, gosta de açúcar como eu (adoro) e vai se divertir com as essências. Não experimentei fazer de coco, mas é uma ótima ideia!!! Não respondi ontem porque queria pensar e acho que a solução é usar um coco que seja “de verdade” mas já bem seco, pois ele passará sabor e aroma sem fermentar.
Vamos experimentar? Depois a gente conta uma pra outra.
Um abraço, Helô
Boa noite Helô, espetacular esse forma de fazer essencia!!! Parabéns e obrigado pela dica!!! Gostaria de saber como você faz para fazer as fitas de frutas como limão e laranja. Há algum tempo que tento fazer uma essencia para panetone natural, mas acaba ficando um pouco do amargo da parte branca!! Obrigado
Victor, bom dia!
Brincar com essências é realmente o máximo. Ao contrário do que muita gente imagina, o processo não é complicado, apenas leva tempo. Quanto à laranja: o essencial é conseguir tirar fitas da casca do cítrico escolhido e, sempre com faca de lâmina fina e flexível, descartar toda a pele branca grossa, pois a parte branca amarga. Será usada apenas a parte colorida da casca (limão de qualquer tipo, laranja, mexerica …).
Na receita CANJICA JUNINA COM PERFUME DE LARANJA eu ensino como preparar as tirinhas de laranja.
Conte sempre pra gente.
Abraços, Helô e Ana
Obrigado pela dica. Feliz Pascoa! Sucesso
OI VOCE DONA DO SITE OU ALGUEM PODERIA RESPONDER COMO FAZER ESSENCIA DE COCO MAS BOM MESMO E LARANJA ??…………….E ENQUANTO NAO TENHO PRONTA RECOMENDARIAS PRA URGENCIA QUE MARCAS OU MARCA DE ESSENCIA fleischmann OU DR OETK……..??
Diogo, boa noite! Infelizmente não testamos a receita com coco, por isso não podemos lhe dar certeza se funciona bem. A de laranja fica ótima, mas leva tempo pra ficar pronta. Sem descanso as essências não desenvolvem aroma e sabor.
Não temos como sugerir marcas, pois só costumamos usar essências naturais e artesanais.
Abraços, Heloisa e Ana
Oi Helô, AMEI suas dicas! Estava pesquisando melhores marcas de essências e extratos, que custam realmente muito caro, e cheguei aqui. Com certeza não irei comprar nenhuma essência da minha pesquisa, graças a você! Quero muito fazero de baunilha e de coco, vi que já perguntaram sobre ele, então meu comentário é somente para agradecer e enaltecer sua gerenosidade. Quando fizer minhas essências voltô para contar, então vou demorar um pouquinho rs pq elas têm o tempo de descanso. Bjos.
Rosana, boa noite!
Que delícia receber a sua mensagem. Depois que a gente se acostuma com as essências naturais, fica complicado usas as outras. Além do sabor e do aroma das artesanais e nada artificiais, os preços da baunilha são altos e com a essência o rendimento é muito maior. A gente ainda não fez a de coco, mas assim que der certo a gente posta. Vai levar um tempo, pois sem descanso as essências não desenvolvem os aromas e sabores.
Conte pra gente!
Abraços, Helô e Ana
Desculpe os erros de português! O celular mudou o escrita correta.
Só uma dúvida que surgiu agora, quanto de coco eu coloco para 150ml?
(Vou ver uma forma de seca-lo sem perder sabor, pois não sei ainda.)
Rosana, não se preocupe, esses corretores são úteis, mas às vezes trocam palavras …
Como a nossa essência de coco também não ficou pronta, não temos como lhe dar medida certa, mas talvez uns 50 g sejam suficientes.
Vamos trocando experiências!
Abraços, Helô e Ana
Boa tarde Heloísa. Já tentei fazer por diversas vezes essência de baunilha e sempre seguir o passo a passo corretamente, tenho certeza por causa da qualidade das facas que comprei. Você poderia me recomendar um local onde possa comprar favas de baunilha que sejam boas para essência? Diego
Diego, boa tarde!
Não sei lhe dizer o motivo da essência não ter funcionado. A de baunilha sempre funcionou, apenas as frutas oleaginosas mais úmidas precisaram de um tempo de forno pra secagem, pois sem essa etapa elas emboloraram e o líquido turvou em poucos dias.
Fiz a última compra em novembro, pelo Mercado Livre e de um vendedor que ficava em Belo Horizonte. Comprei dele algumas vezes, inclusive pros alunos de um workshop que fiz aqui na cozinha e a qualidade era excelente. As favas eram gordinhas, perfumadas e extremamente aromáticas nas receitas.
Não tenho o contato dele, mas foi busca no ML. O preço também compensava demais, pois favas em mercados costumam ter custo bem alto (é justificável pelo processo que as plantações, colheita e secagem da baunilha envolvem, além da importação, mas não é barato).
Tente usar com no máximo 1 mês.
Depois conte pra gente.
Abraços, Ana e Helô
Boa tarde e-lo.
Então olha eu de novo aqui, gostaria de saber se quando eu fizer as essências como as oleaginosas se eu não retirar elas da vodka a única coisa que acontece e elas começarem a se desfazer?
Se for apenas isso não vou importar.
ObrigadoA
Diego, boa noite!
Nos testes aqui em casa, todos acharam que as essências que continuaram com as nozes e amêndoas depois de 1 mês começaram a amargar. Não era só uma questão de ficarem mais bonitas.
As essências sem oleaginosas “desfeitas” ficaram muito melhores, não há comparação.
Se quiser, experimente deixar algumas num vidro pequeno.
Abraços, Ana e Helô
Boa tarde e-lo.
Olha eu mais uma vez aqui.
Deixa eu te fazer uma outra pergunta tinha, então pelo acontece alguma coisa se eu fizer a essência com as oleaginosas e não retira eles da essência, te pergunto se o único que acontece é apenas elas se desfazer, se for apenas isso não irei me importar.
Desde já agradeço.
Diego, boa tarde!
Eu experimentei fazer mantendo por 1 mês, mantendo por 3 meses, retirando com 1 mês. A partir de 1 mês, os pistaches, amêndoas, avelãs e nozes começaram a amolecer e, depois de uns 15 dias, passaram a se desmanchar mesmo. De sabor, as essências feitas com o ” descarte em 1 mês” ficaram muito melhores. As essências que ficaram com a oleaginosas não só turvaram, como ficaram com um toque amargo no fundo. Essas foram as experiências feitas aqui na ” Cozinha” e aprovamos as que foram descartadas em 1 mês.
Abraços, Ana e Helô
corrigindo os erros de português:*pergutinha, * Desfazerem.
Abraço Diego Michel
Oi Diego, ok
Boa tarde Heloísa.
Olha eu aqui de novo, Fiz já tem uma semana as essências de pistache, avelã,, Amêndoas e limão.
Tenho uma outra dúvida a de limão já começou a dar o cheiro e o gostinho na vodka do limão mas as das oleaginosas não viu cheiro nem sabor nenhum.
A suas quando você fiz As das oleaginosas elas tinham algum cheiro, Vale lembrar que eu fiz elas tem aproximadamente apenas nove dias.
Obrigado pela atenção Diego Michel na essência ou se você provar tinha algum gostinho?
Estou te perguntando porque além dessas que eu te falei que fiz logo acima também fiz a de chocolate e as que estão com cheiro E já com um sabor Zinho são só a de limão e a de chocolate.
Diego, boa tarde.
As essências de cítricos são sempre mais rápidas, pois eles são intensos e transmitem o aroma e o sabor com facilidade. Quando a gente abre uma laranja ou um limão, não dá pra esconder! Café também não demora muito, cacau começa mais rápido, mas as essências preparadas com amêndoas, pistaches, nozes, avelãs e a baunilha levam tempo, não tem jeito. Tem que ter paciência e deixar os potes bem fechados e quietos.
Abraços, Ana e Helô
Olá, boa tarde.
Gostei muito das dicas, e com certeza vou testar com oleaginosas. Tenho com baunilha e fiz agora com fava tonka.
E você sabe me dizer se daria certo com lavanda (alfazeza seca), e como fazer?
Claudia, bom dia!
Que delîcia saber que você está se divertindo com as essências. Os resultados são incríveis!! Com fava tonta, assim como com outras favas e sementes amazônicas, as essências também ficam ótimas. Com lavanda também dá certo, mas as folhas têm que estar secas para não umedecer e fermentar, mas o aroma floral será intenso e terá de ser usado com delicadeza, pois nem sempre agrada nas receitas.
Conte pra gente como as essências ficaram!!
Abraços, Ana e Helô
Obrigada!
Depois mostro como ficaram.
Oi, Helô, tudo bem? Muito prazer! Tem como fazer essência de caramelo?
Laura, bom dia!
Bom saber que você anda se divertindo com as possibilidades das Essências incríveis.
Nunca testamos essência de caramelo, mas teoricamente não precisa fazer uma essência com álcool, deve dar certo preparar uma receita de caramelo (use 1 xícara de açúcar, só mesmo pra testar), Junte um pouco de água quando chegar ao ponto desejado pra parar com o cozimento e diluir (tenha muito cuidado, caramelo é muito quente) e depois de esfriar guarde num pote fechado por até 10 dias na geladeira. O sabor e o aroma de caramelo com certeza passarão pra sua receita, apenas terá que ser utilizado em pouca quantidade para não influenciar nas proporções da receita escolhida
Conte depois pra gente se funcionou.
Abraços, Ana e Helô
Hj fiz minhas primeiras essências!! Fiz com álcool de cereais! Agora só esperar…. obrigada por compartilhar!!!
Christine, boa noite!
Que delícia!!! É o máximo preparar as essências em casa e quando a gente se acostuma a usar essas naturais fica bem complicado aceitar as artificiais.
Agora é esperar! Conte pra gente quando fizer o primeiro bolo com elas.
Abraços, Ana e Helô
gostei das recentas vou tentar fazer obrigado
Moacir, boa noite!
Depois conte pra gente.
Abraços, Ana e Helô
Que nobreza, que honra poder postar algo Aki em seu blog, estou extremamente agradecido pelas suas dicas e pelas essências, muito obrigado por essa nobreza de sua parte, isso é tão rico que compartilho com todos que conheço e não o faço pelo conteúdo e sim pela pessoa maravilhosa que vc é. Bjus.
em seu blog, estou extremamente agradecido pelas suas dicas e pelas essências, muito obrigado por essa nobreza de sua parte, isso é tão rico que compartilho com todos que conheço e não o faço pelo conteúdo somente e sim pela pessoa maravilhosa que vc é. Bjus.
Leonardo, boa tarde!
Conte depois pra gente os seus resultados.
Abraços, Ana e Helô
Leonardo, boa tarde!
Bom saber que você tem aproveitado as nossas histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
As essências são deliciosas, aproveite muito!!
Siga nos acompanhando, abraços, Ana e Helô
Prazer Helo,que gentileza compartilhar conosco tanto conhecimento!
Pensando na essência de coco,quem sabe dar uma leve tostada na frigideira p tirar a umidade?E ainda pode acentuar o sabor. Será q fica bom?
Louca tb p fazer a de nibs de cacau..
Karime, boa tarde!
A ideia de tostar o coco na frigideira é ótima. Assim como acontece com as amêndoas, que cruas têm muita umidade e emboloram, o coco também necessita de preparo. Há, também, a questão de acentuar o sabor.
Conte depois pra gente como ficou, curiosas!
Experimente a de nibs de cacau, ficou deliciosa.
Abraços, Ana e Helô
Vou testar o coco e farei a do nibs tb,depois conto o resultado .
Abraços e mais uma vez obrigado pela generosidade em compartilhar essa magia q é cozinhar
Karime, boa noite!
Conte mesmo pra gente.
Abraços, Ana e Helô
Essas essências podem ser usadas em drinks com gim?
Fernanda, boa tarde!
Com certeza!!! Muito boa a sua ideia.
Depois conte como ficaram os seus drinques.
Abraços, Ana e Helô
Boa noite
Como seria para fazer essencia de frutas vermelhas!!grata
Edna, boa noite!
Precisaríamos pesquisar um tanto e fazer testes, pois as frutas frescas se comportam de maneiras diferentes das secas, especiarias, cascas de cítricos.
Se conseguirmos bons resultados, postaremos.
Abraços, Ana e Helô
Boa Noite adorei a matéria, parabéns.
Há possibilidade de fazer essência de morango, se sim quanto e como?
E de menta, qual é a hortelã correta e sempre removo as folhas depois de 30 dias ou 45, o chá de uma delas devemos remover as folhas se não enquanto esfria o principio ativo volta para elas.
Isabel, bom dia!
O post de Essências Incríveis foi pensado, testado e escritos para frutos secos e especiarias, pois eles não têm umidade (secamos no forno as oleaginosas quando preciso).
Pra conseguir bons resultados a partir de ingredientes frescos as técnicas seriam diferentes e será preciso estudar.
Com morangos totalmente desidratados pode ser que a técnica atual funcione.
Quanto à hortelã, pense que você teria que escolher a de sabor e de perfume mais intensos (talvez a piperita). Como o chá, pela umidade, não poderá ser usado, a única possibilidade seria conseguir que as folhas ficassem bem concentradas. Não temos como lhe ajudar nessa questão sobre princípios ativos, pois demanda estudos ainda não realizados.Esperamos que você compreenda.
Abraços, Ana e Helô
Perfeitamente. Muito obrigada.
Abraço e parabéns pela publicação incrível.
Ola Helo, Parabens pelo artigo. Eu gostaria de saber se da pra fazer a essência de maçã com canela e se sim como seria, faço pão low carb e adoro esse sabor no pão.
Daniele, bom dia!
Obrigada pelo carinho!
A gente não experimentou essência de canela com mação, apenas foi feita a essência de canela. Pra usar maçã, provalvelmente teria que ser usada maçã desidratada, mas seria preciso estudar pra chegar à essência saborosa. A sua ideia irá pra lista de receitas por de desenvolver.
Você experimentou usar a essência de canela com pedaços de maçã desidratada na massa do bolo?
Continue aqui com a gente, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Olá Helô, estou apaixonada pelas suas receitas, acabei de fazer o de laranja, de nibs e castanha.
Qto tempo deixo cada um deles dentro do vidro?
Andrea, boa tarde!
Obrigada pelo carinho, bom saber que você está aproveitando a nossa cozinha.
As essências são deliciosas, só precisa ter paciência …
A fava da baunilha a gente deixa nos vidros até a essência terminar e até completa com mais vodka pra aproveitar a fava ao máximo.
As outras a gente descarta depois de 45 dias.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Olá, Helô! Tudo bem? Obrigada pela receita e demais informações. Bem, eu gostaria de saber se alguma das essências que você experimentou tem durabilidade maior que seis meses. Obrigada e novo. abraços!
Carolita, bom dia!
Obrigada pelo carinho.
Quanto mais seca a fava, a especiaria ou a casca utilizada, maior a durabilidade.
A de baunilha, com a fava imersa na bebida, dura ano.
As de nozes, amêndoas, pistaches, avelãs e cítricos duram também, mas o ideal é preciso descartar os sólidos depois de uns 3 meses do dia do preparo. Apesar de bem secas, o ideal é descartar as especiarias e evitar sabor muito intenso.
Conte com a gente, abraços, Ana e Helô
Depois que aguardo os 30/45 dias da essência de laranja ou limão, preciso tirar as cascas? E depois disso, qual é a validade estimada?
Carina, boa noite!
Com exceção da baunilha, que pode ficar no vidro por muito tempo, o ideal é descartar frutos secos, grãos, especiarias e cascas de cítricos depois do tempo de descanso, que pode levar de 30 a 90 dias. Com o descarte dos sólidos, as essências durarão mais tempo.
Como os testes foram pensados pra uso caseiro, não temos como precisar a validade de cada uma das sugestões. A validade vai depender o ingrediente utilizado, do grau de umidade, do cuidado com o pote, do armazenamento ao abrigo da luz e do calor… enfim, fatores não faltam.
Temos potes de essências de baunilha que usamos há quase um ano, outras essências continuaram perfeitas por 6 meses.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helô, tudo bem?
Referente a fava de baunilha você tem alguma dica de site para comprar?
Jenifer, bom dia!
Há pelo menos 2 anos, a gente tem comprado favas pelo mercado livre de um importador de Belo Horizonte. A fava é de muita qualidade, de Madagascar e, comparando com fornecedores em geral, tanto em qualidade, como preço, vale a pena. Diante da alta do dólar, o preço subiu, mas mesmo assim compensa. A gente acabou de conferir, 5 favas a R$ 100,00, e nos outros lugares uma fava nem sempre boa costuma custar uns R$ 35,00.
Vale conferir.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Olá Helô! Você comentou acima que ensina como fazer as tirinhas de laranja para a essência na receita de “canjica junina com laranja”. Nesta receita fala para ferver e descartar a água das tirinhas de laranja 3 vezes antes de utilizá-las, então tenho que fazer este processo também para a essência de laranja?
Margarete, boa noite!
Pra preparar as tirinhas de laranja que a gente serve com a canjica, e que podem ser servidas com sorvetes e bolos, a gente porque precisa eliminar o máximo possível do amargo. Pra essência, que pede só precisa mesmo só perfume da laranja (e que não será “comida”), não é preciso aferventar. Se você preferir, afervente, mas seque muito bem antes de colocar no vidro com a bebida, pois a umidade faz com que a laranja mofe.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Ok. Obrigada
Olá Helô!
Tenho pesquisado para saber como fazer extrato de chocolate e não achei nada.
Será que saberias me dar um norte? Fiz um teste com 50 ml de álcool de cereal com 2 colheres sopa de cacau! Estou macerando conforme é feito com o perfume (sou perfumeira)ou seja, um dia temperatura ambiente, outro geladeira, durante 30 dias!
Não sei se dará certo, mas estou torcendo… Beijo
Élida, boa noite!
É possível que o extrato seja bem saboroso e você, como perfumeira, tem tudo pra chegar a um bom resultado.
Com a fava do cacau torrado a gente fez essência e ficou saborosa, enriqueceu alguns bolos.
Conte depois como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Boa tarde, existe diferença de açafrão e cúrcuma?
Consuelo, bom dia!
Açafrão da terra e cúrcuma são a mesma coisa. Um tipo de raiz que vai crescendo e se espalhando como acontece com o gengibre e muito fácil de cultivar. Em casa, enfiei uma raiz na terra e há anos brota e colho um tanto. Dá pra plantar num vaso comum.
Desculpas pela demora na resposta, mas a Ana, minha filha e companheira de tudo e que fazia todas as fotos do Na Cozinha da Helô, não estava bem e faleceu há uns 15 dias.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Helô
Boa tarde!
Adorei sua receita para fazer essências!
Estou testando algumas receitas de marzipan e queria saber se você vende a essência de amêndoas (não quero esperar 40 dias… rs).
Não encontrei na loja, então agradeço se puder me vender 50 a 100 ml.
Muito obrigada! Aguardo contato por e-mail.
Abraços!
Cláudia
Cláudia, boa noite!
Obrigada pelo carinho. Peço desculpas pela demora em responder, mas perdi a minha filha e companheira de tudo e a minha vida virou de do avesso. A tristeza é sem fim… Estou buscando forças e seguindo aos poucos.
Não comercializo as essências, apenas pesquiso muito, testo, escrevo, fotografo e posto as receitas.
Uma essência verdadeira e natural precisa de tempo, não tem jeito. Vale a pena preparar a sua.
Conte sempre comigo e escreva quando quiser.
Abraços, Helô
A muito tempo procurava uma explicação assim.
Deus lhe abençoe! Por compartilhar o que sabe com outras pessoas.
Nilza, como vai?
Bom saber que você gostou.
Abraço, Helô
Por favor, gostaria de saber se as essências podem ser colocadas em doces, fora do fogo,ou, de elas devem cozinhar junto.
Roberta, tudo bem?
Como as essências têm aromas bem intensos, quase sempre elas entram em receitas que precisam de cozimento. Mas nada impede que elas entrem em merengues e mousses em quantidades pequenas.
Abraços, Helô
Bom dia,sou mecânico de profissão, mas gosto de surpreender parentes e amigos. Vi sua receita de sorvete de baunilha de “verdade”fiquei empolgado. Tem como fazer creme de leite sem amido?At-at muito obrigado.
José, bom dia!
Que gostoso saber que você passa bons momentos na cozinha e gosta de surpreender parentes e amigos.
O melhor creme de leite pra usar em receitas de sorvete é o fresco, que não tem amido, apenas o creme do leite (a parte mais rica em gordura). Puro laticínio, sem amido.
Na falta desse puro, que a gente encontra nos balcôes refrigerados dos mercados, a saída é usar os que vêm em embalagens UHT, mas que podem ter outros ingredientes na composição (seria preciso conferir).
Depois me conta como ficou.
Abraços, Helô
Depois me
muito obriga helô apaixonei com suas receitas
Leonardo, bom dia!
Que mensagem gostosa pro começar o meu dia, obrigada pelo carinho.
Continue por aqui Na Cozinha da Helô, bj, Helô
Boa noite Helô,como vai ?
Sobre o nibs de chocolate qual a proporção dele e de vodka?
Abraço
Oi Cler!
Você pode usar umas 2 colheres (sopa) de nibs para uns 200 ml de vodka. Depois me conta!
Abraço, Helô
Oi Cler! você pode usar umas 2 colheres (sopa) de nibs pra uns 200 ml de vodka.
Abraço, Helô
Helô, adoro suas receitas. Gostaria de fazer todas mas não consigo. Já fiz algumas e todas deram muito certo. Obrigada por dividir sua sabedoria culinária. Um grande abraço!
Oi Stella! Obrigada pelo carinho, você alegrou o meu dia. Faço tudo com muito amor e carinho. Faça o que puder e pronto, beijo, Helô