RECEITA DE BOLO CREMOSO DE CHOCOLATE
O potinho de chocolate bem francês, ou gourmandise de chocolate, é sobremesa clássica e que faz parte dos cadernos de muitas avós francesas e deliciosa demais.
Aquele doce que agrada sempre, pois chocolate é coisa que muita gente ama, e servido quente, saindo do forno, pra comer no próprio potinho – ou ramequin como dizem os franceses – ainda aquece o coração.
É tudo de bom: lindo, delicioso, com aquele aroma muito maravilhoso de chocolate e com as texturas da casquinha nas laterais e na superfície contrastando com o miolo macio.
Dei o nome de potinho porque é um doce pra gente comer de colher, nem bolo, nem brownie e nem suflê. Acho, sinceramente, que fica mais entre brownie, que é úmido, e suflê, porque cresce e fica fofo e macio, mas é mais firme por conta da farinha.
Além de deliciosa, a sobremesa ainda é perfeita porque leva só cinco ingredientes bem comuns em qualquer mercado e é muito fácil de preparar, só derreter o chocolate com a manteiga, preparar os potinhos, juntar os ovos, o açúcar e a farinha à mistura de chocolate e assar; e do minuto em que a gente entra na cozinha ao da primeira colherada não se leva mais do que 1 hora e meia.
Ou seja, ideia boa pra fazer de última hora, quando de repente precisa de uma sobremesa gostosa. E pode ser tanto pra deixar chiquezinho o momento da sobremesa do dia a dia, como de um mais especial (pode ser Páscoa, dia das mães ou dos pais ou dos namorados).
Comi um potinho parecido com o de hoje num restaurante pequeno no interior da França no final dos anos 1980, depois foram mais nem sei quantos por uns bons anos.
Então, em 1995, o ano de Paris, vieram mais muitos nos bistrôs e também em casa, já que a gente amava um docinho com chocolate e, com a cozinha minúscula do apartamento e um forninho elétrico bem ruim, não dava pra fazer coisas muito complicadas, mas o potinho dava.
Até que, em 1996, ganhei o livro da Patricia Wells que contava sobre a vida dela na Provence e tinha montes de receitas gostosas. Uma delas era a da gourmandise de chocolate. Fiz em casa, todo mundo gostou, só diminuí um tanto da quantidade do açúcar e ela virou ainda mais “de sempre” em casa.
Em 1999, numa das primeiras aulas no Atelier Gourmand, ensinei a receita da gourmandise e o sucesso foi tamanho que logo virou receita de sobremesa de nem sei quantas aulas e eventos na escola.
Que tal um potinho de chocolate?

INGREDIENTES
A lista de ingredientes:
- chocolate meio-amargo;
- manteiga;
- ovo;
- açúcar;
- farinha de trigo.
Como o chocolate é o ingrediente importante da receita, é bom caprichar. Se for sem graça, a sobremesa também será sem graça, não tem milagre.
Acho que a receita fica mais gostosa com chocolate meio-amargo, que dá sabor e aroma mais intenso, além de manter equilíbrio com o açúcar. Se preferir um doce mais intensidade de chocolate, dá pra escolher um que tenha até 60% de cacau (com mais, a cremosidade da sobremesa muda).
Chocolate ao leite também funciona, mas a sobremesa será mais doce (já vou explicar o motivo de não dar pra reduzir o açúcar).
É importante entender que o açúcar não entra na receita pra adoçar, ele e o ovo juntos são os principais responsáveis pela estrutura da sobremesa. O chocolate deixa o doce mais encorpado e com cremosidade e a farinha, em quantidade pequena, só estabiliza. A farinha estabiliza a estrutura criada no forno e, por isso, o potinho não desaba saindo no forno como suflê.
Ainda sobre o açúcar: já diminuí ao máximo a quantidade em relação ao tanto de açúcar que aparece nas receitas clássicas, que às vezes levam ou dobro de açúcar, ou até mais.
Com menos, o doce perde a estrutura e não forma casquinha por cima, mudando bastante.
A receita não leva fermento mesmo, a leveza vem apenas dos ovos.
PREPARO
O preparo é simples e rápido, com um pouquinho de organização dá pra pensar na sobremesa e em servir no máximo em 1 hora e meia.
Começo colocando o chocolate e a manteiga numa tigela média e levo ao micro-ondas por 2 a 3 minutos, ou ao fogo em banho-maria por 5 a 10 minutos, pra derreter. Pra conseguir uma mistura homogênea, mexo com um batedor de arame ou com uma espátula.
Assim que tudo derrete, retiro do banho-maria ou do micro-ondas e deixo num canto pra amornar 10 minutos.
Enquanto isso, coloco o forno pra aquecer a 180ºC (médio), pois ele tem que estar quente na hora de levar os potinhos pra assar.
Em seguida, cuido dos potinhos, ou ramequins como se diz na França. Mas quantos? Depende do diâmetro, mas normalmente dá pra fazer uns 6 se tiverem de 7 a 8cm ou uns 8 se tiverem de 5 a 6 cm. Potinhos com mais de 8 cm costumam render porções muito grandes e já percebi que pouca gente dá conta.
O preparo deles é simples, só untar muito bem com manteiga, polvilhar com farinha e colocar numa assadeira só pra facilitar a vida, pois nada de banho-maria.
Com os potinhos prontos e a mistura do chocolate não tem quente, finalizo a massa, que é bem simples: coloco os ovos, o açúcar e a farinha na tigela do chocolate e mexo até conseguir uma mistura homogênea e viscosa.
Em seguida, coloco a mistura nos potinhos até mais ou menos ¾ da altura (1 cm livre costuma ser suficiente) e levo ao forno.
Não dá pra dar um tempo exato de forno, pois variam os potinhos, tanto de material, como de tamanho, e cada forno é um forno.
No elétrico de casa, ficam prontos em 12 a 15 minutos. Parece pouco tempo, mas não é. É o necessário pra massa crescer, cozinhar por dentro e ficar fofa e úmida por dentro, só com uma crosta não muito grossa por cima e com as fendas ainda úmidas e brilhantes.
Depois desse tempo, a massa se transforma meio que num “bolinhos” e perde a fofura no centro (se isso acontecer, nada de desespero, o potinho ficará gostoso também).
É por isso que o sinal de “firme” com o teste clássico do palito limpo dos bolos comuns não funciona e também não funciona o teste do brownie com o palito com uns farelinhos.
Pros potinhos de hoje, além de verificar se cresceram e firmaram nas laterais, o que importa é entender que as fendas vão se abrir, mas ainda vão ficar com jeito de úmidas e um pouco brilhantes, e o palito sairá com massa macia e cremosa, só não vale ficar ainda viscosa.
Eles saem do forno ainda bem fofos e ficam assim por mais ou menos meia hora, e não murcham muito por conta da farinha. Sobremesa gostosa pra servir ainda quentinha.
E se sobrar? Geladeira por até 2 dias e uns 2 minutos de micro-ondas na hora de servir (não mais, pois ressecam assim que esfriam).
Acho que eles nem precisam de outros acompanhamentos, mas dá pra servir com sorvete de baunilha de verdade, sorvete de leite caseiro e chantilly de verdade.
Outras receitas deliciosas com chocolate: torta macia e deliciosa de chocolate, flan delicioso de chocolate com calda de chocolate, chocolate quente francês clássico, pavê de chocolate com muito chocolate, brownie ultracremoso de chocolate, fondue de chocolate simples e financier com pedacinhos de chocolate e ganache de chocolate.
Acho que eles nem precisam de outros acompanhamentos, mas dá pra servir com sorvete de baunilha de verdade, sorvete de leite caseiro e chantilly de verdade. E se sobrar: guarde na geladeira, aqueça no micro-ondas por uns 5 minutos e sirva em seguida (eles ressecam assim que esfriam).INGREDIENTES
Preparo
NOTAS