RECEITA DE ARROZ DE COCO BEM VERÃO
Arroz de coco tem tudo a ver com comida de praia e de verão e vou te ensinar como fazer. Ele vai bem com peixe, camarão, lula, polvo, carne de sol, legumes e verduras e tem tudo a ver com receitas pra momentos especiais no calor.
A receita é bem fácil de fazer, agrada sempre e é perfeita pra servir nas festas de fim de ano.
É arroz, e todo brasileiro adora arroz nas refeições, mas é diferente, sai do arroz branco de sempre.
Na verdade, é um arroz branco com gostinho de coco, leve cremoso do leite de coco e textura de coco ralado. Eu, que adoro como, vira e mexe faço em casa.
OS INGREDIENTES
A lista de ingredientes pra preparar a receita:
- coco fresco ralado;
- cebola;
- arroz branco;
- água;
- leite de coco;
- Óleo vegetal
- Sal
Quanto ao coco ralado, é importante saber que o fresco é tudo de bom na receita e o resultado com ele é sempre delicioso. Com coco seco não fica igual, mesmo acrescentando água fervente e deixando hidratar por uns 10 minutos antes de usar, mas, na falta do fresco, dá pra usar sim.
O que não dá mesmo pra usar é o coco úmido adoçado, que é bom pra sobremesas e pra comer na tapioca, mas não pra arroz salgado. Mesmo que gosta de agridoces, e eu sou assim, não vai achar graça, pois os cocos adoçados são doces demais e a proporção de coco na receita é grande.
Também é bom lembrar que, mesmo sendo coco fresco natural, é importante juntar sal o quanto baste pra deixar o líquido da receita salgadinho, pois o coco ralado e leite de coco têm doçura do fruto. Sem sal, ou com só um nadinha de sal, o arroz não fica tão bom.
Costumo fazer o arroz com cebola, mas dá pra usar só alho picado ou ralado ou metade alho, metade cebola. Vai de cada um.
O arroz é o branco comum, aquele de sempre. Hoje, a maioria vem limpa e lavada, pronta pra ir pra panela. Mas se não for assim, basta lavar os grãos em água corrente usando uma peneira até a água sair limpa do amido e escorrer pra secar por uns 15 minutos antes de usar.
Pra dar a quantidade necessária de leite de coco, costumo comprar duas garrafinhas pequenas ou uma média. Capriche e use o integral, não o light desengordurado, faz bastante diferença.
Muita gente tem dúvidas sobre a proporção de líquido em relação aos grãos e ao rendimento e as respostas são realmente simples: quase sempre, 1 medida de arroz pede 2 medidas de líquido e triplica de volume. Quer dizer: 1 xícara (chá) de arroz branco longo e comum pede 2 xícaras (chá) de líquido para cozinhar e normalmente rende 3 xícaras (chá) de arroz cozido. Isso vale pra quantidades de arroz não muito grandes, quer dizer, até umas 3 xícaras (chá), pois a partir desse tanto não é preciso usar o dobro, um pouco menos resolve.
De qualquer forma, é importante saber que nada é exato porque cada grão é um grão, arroz mais velho é um tanto mais duro e demora um pouco mais pra cozinhar, e também absorve mais líquido, há panelas que transmitem mais ou menos calor e mais ou menos rápido, há fogos mais ou menos intensos.
COMO PREPARAR O ARROZ
Pra começar, eu aqueço uma frigideira vazia (anti-aderente de preferência), junto o coco ralado e, mantendo o fogo baixo e sempre mexendo, deixo o coco secar e perfumar, mas sem dourar. E se dourar um pouquinho, nada de grave, vai ficar bom do mesmo jeito.
Retiro do fogo, passo pra uma tigela pra evitar que continue dourando com o calor da frigideira e reservo.
O preparo do arroz é bem parecido com o do branco de todo dia, mas é preciso ter mais atenção, já que o leite de coco encorpa e pode grudar e queimar no fundo se o fogo estiver alto.
Numa panela média, aqueço um fio de óleo e dou uma ligeira dourada na cebola. Junto o arroz e frito até os grãos ficarem brilhantes e com um aroma delicioso. Então, junto o leite de coco e a água, coloco sal, e cozinho sem mexer pra não empapar, até ficar macio, mas bem soltinho.
Depois de desligar o fogo, deixo o arroz descansar por 5 minutos com a panela tampada. Em seguida, usando um garfo, junto o coco ralado aproveitando pra afofar o arroz.
O gostoso é servir em seguida, já que arroz sando da panela é sempre melhor, mas, se sobrar, é só juntar um pouquinho de água e aquecer na panela comum, no vapor ou no micro-ondas.
Quando vou receber em casa e quero adiantar a vida, eu separo os ingredientes, faço a etapa do coco e deixo o restante prontinho, só mesmo pra cozinhar o arroz meia hora antes de servir. Com tudo preparado, a finalização do fogo não demora, não dá trabalho e não se perde nada de sabor, aroma e textura de arroz feito na hora.
SERVIR
Ideias pra servir com o arroz: pernil assado e perfumado de festa, filé mignon suíno de forno (faço como está na receita do tropeirinho mineiro delicioso), filé de peixe simples na manteiga, moqueca rapidinha de bacalhau ou moqueca de caju com camarão, bobó de camarão de festa, frango amanteigado indiano ou butter chicken ou murgh makhani, peito de peru assado com gengibre e leite de coco, grão de bico perfumado com tâmara e especiarias e, também, brócolis simples e abóbora.
1 - Aqueça uma frigideira vazia, junte o coco ralado e, mantendo o fogo baixo e sempre mexendo, deixe o coco secar e perfumar, mas sem dourar (mas se der uma douradinha, nada de grave, vai ficar bom do mesmo jeito). Retire do fogo e reserve. "Ideias pra servir com o arroz: pernil assado e perfumado de festa, filé mignon suíno de forno (faço como está na receita do tropeirinho mineiro delicioso), filé de peixe simples na manteiga, moqueca rapidinha de bacalhau ou moqueca de caju com camarão, bobó de camarão de festa, frango amanteigado indiano ou butter chicken ou murgh makhani, peito de peru assado com gengibre e leite de coco, grão de bico perfumado com tâmara e especiarias e, também, brócolis simples e abóbora. Quando vou receber em casa e quero adiantar a vida, eu separo os ingredientes, faço a etapa do coco e deixo o restante prontinho, só mesmo pra cozinhar o arroz meia hora antes de servir.INGREDIENTES
Preparo
2 - Regue o fundo de uma panela média com óleo, aqueça e doure ligeiramente a cebola. Junte o arroz, mexa até que os grãos estejam soltinhos e brilhantes, acrescente o leite de coco, a água e um pouco de sal, tampe parcialmente a panela e cozinhe em fogo baixo por uns 15 minutos, até que o líquido seque e os grãos estejam cozidos, mas firmes e soltinhos (se precisar, junte mais um pouco de água). 3 3 - Desligue o fogo, tampe a panela, aguarde 5 minutos, misture o coco ralado, passe pra travessa de servir e leve à mesa.NOTAS