RECEITA DE BISCOITINHO DE FUBÁ COM ERVA-DOCE
Que tal preparar a receita do biscoitinho de fubá mineiro com erva-doce pra acompanhar o café da tarde ou pra dar de presente?
Eu, que adoro quitandas e miudezas pra petiscar e amo tudo que leva fubá, esvazio a lata dos de hoje em pouco tempo. E tenho certeza de que não sou só eu, muita gente também não resiste. Tem o gosto delicioso e o crocantezinho que o fubá sempre dá às receitas, tem a erva-doce que é tudo de bom e o jeito caseiro que eu amo tanto.
A receita também é conhecida por rosquinha de fubá, bolachinha de fubá, biscoitinho de fubá ou biscoitinho mineiro de fubá, biscoitinho de fubá com maisena ou com amido de milho, ou biscoitinho de fubá sem trigo e hoje até como biscoitinho de fubá sem glúten. Nomes aos montes, mas no fim é tudo parecido e gostoso.
Estava pra fazer a receita há um bom tempo, com várias anotações espalhadas e páginas de livros marcadas, até que resolvi testar. Vi versões com fubá e trigo, fubá e maisena, com mais ou menos manteiga, com ou sem leite, com e sem erva-doce, umas mais e umas menos crocantes e posso dizer que comi muitos biscoitos até chegar ao de hoje.
Na semana que vem, vou fazer mais um pouco, colocar num saquinho com lacinho de barbante colorido e dar de presente. Adoro esses mimos!
INGREDIENTES
A receita é muito fácil de fazer e leva ingredientes bem simples, daqueles que muita gente tem em casa e aparecem nas prateleiras de qualquer mercado.
A lista:
- fubá;
- maisena;
- açúcar;
- sal;
- erva-doce;
- fermento químico;
- manteiga gelada em cubinhos miúdos;
- ovo;
- leite.
Sobre o fubá: a receita dá certo com qualquer fubá, desde o mais básico mimoso de qualquer mercado, como com aqueles de moinho bem artesanais, tanto dos mais finos, como dos mais grossinhos. Eu vivo comprando fubás diferentes e, no dia da foto, usei um delicioso de moinho da Angelita Gonzaga, mas já fiz com muitos e sempre fica bom.
A maisena da liga e leveza ao biscoito, que fica crocantíssimo, mas nada de duro, muito pelo contrário. Ela entra na receita no lugar do trigo e isso é preciso por conta da ausência de glúten no fubá. Sem trigo e sem maisena a massa fica quebradiça e pesada.
O açúcar que mais funciona é o comum refinado, ele se dissolve com mais facilidade, mas dá pra usar cristal ou demerara.
O fermento: biscoitos amanteigados de trigo nem sempre levam fermento, mas o de fubá ficou bem melhor com ele, a massa expandiu melhor e chegou ao crocante perfeito. E sal é fundamental, dá equilíbrio à receita.
Erva-doce combina com fubá e com milho, é fato. Eu, que tenho uns pés de erva doce na horta da saída da cozinha, colho as sementes já secas todo ano, deixo secar ainda mais, peneiro pra descartar galhinhos miúdos e garanto erva-doce pra usar por bastante tempo. O importante é ir atrás de uma que não seja só casquinha seca e quase sem aroma e ainda esteja relativamente fresca, pois com o passar do tempo e com a umidade do ar ela perde muito.
Uso manteiga sempre, não tem jeito, manteiga é vida, é sabor, é textura, é cor, é o caramelizado delicioso quando entra em contato com o açúcar. Margarina não faz parte da minha cozinha, só mesmo uma 100% vegetal em último caso pra deixar feliz alguma pessoa muito querida com alergia à proteína do leite (a gordura de coco carameliza ainda menos).
Quanto à temperatura da manteiga, fiz testes com manteiga gelada, em temperatura ambiente macia e derretida. Das receitas que a gente vê por aí, metade fala em manteiga em temperatura ambiente e metade nela derretida. Achei que a derretida deixou o biscoito pesado, a macia e a gelada deram bons resultados com biscoitos leves e crocantes, dá certo com qualquer uma das duas (só a derretida que não).
O ovo dá liga ao biscoito e o leite entra pra dar o ponto com quantidade aproximada, pois os ovos têm tamanhos diferentes e os fubás finos, grossos, industriais ou artesanais absorvem umidade de jeitos diferentes (e também variam no peso, o ideal é medir em xícara).
PREPARO
A massa é muito simples e rápida de preparar, só misturar até formar uma bola macia, depois modelar e assar.
E modelar também não é difícil, só pede um pouquinho de paciência, pois os biscoitinhos têm que ser enrolados um a um, mas é tão gostoso e gratificante que vale muito a pena. É importante acreditar que esse não é um biscoito pra abrir com um rolo e cortar com cortador ou com a borda de um copo.
Numa tigela, misturo o fubá, a maisena, o açúcar, a erva-doce dando uma esfareladinha com as pontas dos dedos pra conseguir que ela solte mais aroma, o sal e o fermento químico.
Acrescento a manteiga e esfarelo até conseguir uma farofa grossa, então junto o ovo e, aos poucos, vou juntando o leite e trabalhando até conseguir uma massa macia e que se solte das mãos. Importante saber que a massa não vai ficar totalmente seca, mas vai dar pra pegar uma porção e enrolar.
Antes de começar a modelar, aqueço o forno a 180º (médio), separo 2 assadeiras grandes e unto de leve com manteiga ou forro com papel manteiga ou com tapete de silicone. Os biscoitinhos não costumam grudar, mas como a quantidade de manteiga na massa não é grande, não custa garantir.
Então, unto de leve as palmas das mãos com manteiga, pego uma porção de massa do tamanho de uma bolinha de gude, enrolo pra fazer um cordão de uns 8 cm e uno as pontas pra conseguir uma rosquinha e coloco na assadeira.
Coloco na assadeira e faço o mesmo com o restante da massa, deixando uns 2cm de espaço entre as rosquinhas.
Levo ao forno e asso por uns 15 minutos, até os biscoitos ficarem sequinhos e ligeiramente dourados na superfície e nas laterais. Eles saem levemente macios do forno, mas firmam e ficam crocantes quando amornam.
Aguardo 1 minuto, solto todos eles da assadeira, deixo esfriar por pelo 30 minutos e sirvo com café.
Eles ficam perfeitos num pote bem fechado por mais ou menos 1 semana.
Outros biscoitinhos deliciosos aqui Na Cozinha da Helô: biscoito areia amanteigado e delicioso, biscoitos casadinhos pra rechear com goiabada ou com doce de leite, biscoitinho delicioso de fécula de batata, biscoitinho de coco que desmancha na boca ou sequilho de coco, biscoitinho de nata delicioso e beliscão com goiabada.
Outros biscoitinhos deliciosos aqui Na Cozinha da Helô: biscoito areia amanteigado e delicioso, biscoitos casadinhos pra rechear com goiabada ou com doce de leite, biscoitinho delicioso de fécula de batata, biscoitinho de coco que desmancha na boca ou sequilho de coco, biscoitinho de nata delicioso e beliscão com goiabada. Modelar é simples, só pede um pouquinho de paciência, pois os biscoitinhos têm que ser enrolados um a um. A massa não é mesmo daquelas de abrir com rolo e cortar com cortador ou com a borda de um copo.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Ei Helô, tudo bem querida?! Fiquei na dúvida: manteiga gelada ou derretida? No texto você fala que a manteiga gelada deixa mais crocante. Amo fubá. Obrigada por tudo.
Oi Débora, bom dia!
Desculpas pela demora, mas ontem não parei e acabei não respondendo. A derretida não funciona, dá biscoitos pesados, mas eles ficam deliciosos com a em temperatura ambiente macia (não derretida) e com a gelada, dá pra usar a que você tiver mais fácil. Já arrumei no texto e na receita, obrigada por me ajudar. Beijos e um bom 2025 pra você.
Helô