RECEITA DE BOLO DE CHOCOLATE BRANCO
Chegou a dia da receita de um bolo de chocolate branco simplesmente muito maravilhoso, bem fofinho e que se desmancha na boca. Tão bom que é quase impossível comer um pedaço só.
Fiz um bolo parecido com o de hoje pro meu livro Chocolate Todo Dia e o sucesso foi gigante. Na receita, dei ideia de servir com uma ganache bem líquida de chocolate, como se fosse uma calda.
Acho que, apesar de gostar de chocolate branco, como muita gente, fiz o bolo pensando no gostinho de café com leite que vem do contraste dele com o cafezinho. Irresistível pra mim.
Só que, na minha ideia de ter mais receitas de bolos mais fáceis, que não precisam de batedeira pra bater manteiga e açúcar e nem de claras em neve, fui atrás de outros mais simples.
Pesquisei um bom tanto, experimentei vários, mexi em proporções de açúcar, achei que muitos ficaram doces demais; de manteiga, que quase sempre entrava nas receitas em quantidades grandes e dava massas bem engorduradas e pesadas, pois o chocolate branco também é rico em manteiga de cacau; e, também pra conseguir um bolo mais leve, troquei o creme de leite da maioria das receitas por leite.
Fiz mesmo muitos teste até chegar à versão Helô do bolo.
Dá pra servir o bolo sem nada, mas com uma ganache de chocolate branco ficou ainda melhor. Acho que, se chocolate branco já é um luxo, que seja luxo total pra arrasar num lanche da tarde especial ou como sobremesa.
INGREDIENTES
A lista de ingredientes:
- chocolate branco;
- leite;
- manteiga gelada;
- açúcar;
- farinha de trigo;
- sal;
- fermento em pó;
- ovos;
- essência natural de baunilha (vale a pena preparar a sua essência caseira, no post te ensino como fazer);
- creme de leite (fresco de preferência, mas pode ser o da lata ou o da caixinha).
O chocolate branco que usei é o mais básico de todos, aquele que a gente encontra na prateleira de qualquer mercado, mas claro que pode ser um mais caprichado.
A manteiga gelada faz diferença, ela derrete devagar e deixa o bolo mais macio.
A baunilha é importante no sabor e no aroma do bolo e vale usar uma boa, de verdade e não das artificiais comuns. Faço sempre a minha essência caseira natural do jeito que ensino no post. É fácil de fazer, gostosa, prática e com custo bem acessível (pensando no rendimento e na qualidade, claro).
O creme de leite da ganache pra regar o bolo pode ser fresco (a consistência fica bem delicada), mas também funcionam os da lata ou da caixinha, que são fáceis de encontrar por aí.
Papel manteiga: dá pra untar a fôrma com manteiga e polvilhar com farinha, mas o papel manteiga (do assa-fácil pra forno e que não gruda mesmo) ajuda bastante.
PREPARO
Como a mistura de chocolate da massa precisa de aquecimento e depois tem que esfriar antes de seguir com o preparo, começo por ela e, enquanto amorna, aqueço o forno, cuido da fôrma e faço a massa.
Coloco numa panela média o chocolate branco, o leite, a manteiga e o açúcar.
Mexendo sempre com uma espátula e mantendo o fogo baixo pra evitar que a base queime e a gordura da manteiga e do chocolate se separem, deixo no fogo apenas até derreter, não sem ferver. Ficará um creme bege amarelado e grossinho.
Transfiro a mistura pra uma tigela média e deixo amornar por uns 15 minutos.
Enquanto isso, aqueço o forno a 160ºC (médio-baixo) e forro com papel manteiga uma fôrma de uns 20cm de diâmetro (ou uma retangular pequena ou de bolo inglês), mas também pode ser uma fôrma média pra pudim untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Misturo a farinha, o sal e o fermento numa tigela pequena e os ovos e a baunilha numa outra.
Passados os 15 minutos, numas 3 etapas pra evitar grumos, coloco a mistura de farinhas na tigela do chocolate e depois junto os ovos com a baunilha.
Em seguida, despejo a massa na fôrma, coloco no forno pra assar por mais ou menos 1 hora, até o bolo ficar crescido, dourado por igual (inclusive nas fendas) e firme (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo).
É importante entender que, só assando devagar e no forno não muito quente, a massa rica em gordura pelo chocolate branco e manteiga, que são os responsáveis pela textura fofa e o sabor delicioso, vai se transformar num bolo macio. Se assar num forno muito quente e rápido, o bolo vai ficar pesado.
Enquanto o bolo esfria, preparo a cobertura, que é uma ganache bem simples e rala, mais do tipo calda.
Derreto o chocolate por mais ou menos 1 minuto no micro-ondas, costumo colocar 1 minuto e vou aumentando de 10 em 10 segundos se necessário, pois chocolate branco derrete rápido e queima se passar do ponto.
Misturo o creme de leite com um batedor ou com um garfo até conseguir uma ganache bem lisa.
Quando o bolo esfria totalmente, desenformo sobre o prato de servir e cubro com a ganache. Quanto ao prato: a minha querida Ana, que amava pintar flores delicadas, pintou o prato pra mim.
Dá pra servir em seguida, mas também dá pra levar à geladeira por uns 30 minutos pra ganache firmar um pouco.
O bolo se conserva por uns 3 dias em temperatura ambiente. Quem prefere o bolo gelado, pode deixar na geladeira e retirar uns 10 minutos antes de servir.
Outras receitas deliciosas e fáceis de bolo de chocolate aqui Na Cozinha da Helô: super bolo de chocolate, bolo de chocolate escuro com muita cobertura, bolo de chocolate e café bem macio e bolo de chocolate cremoso pra servir de colher.
Massa Cobertura e finalização Outras receitas deliciosas e fáceis de bolo de chocolate aqui Na Cozinha da Helô: super bolo de chocolate, bolo de chocolate escuro com muita cobertura, bolo de chocolate e café bem macio e bolo de chocolate cremoso pra servir de colher. É importante entender que, só assando devagar e no forno não muito quente, a massa rica em gordura pelo chocolate branco e manteiga, que são os responsáveis pela textura fofa e o sabor delicioso, vai se transformar num bolo macio. Se assar num forno muito quente e rápido, o bolo vai ficar pesado.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS