RECEITA DE BOLO DE COCO SÓ DE MISTURAR
Se você, como eu, ama coco e não vive sem um bolo gostoso pra comer com café, acho que vai amar esse bolo com calda de coco e que é puro coco.
Sou meio que aquela doida do bolo de coco recheado com baba de moça e do bolo de coco com abacaxi, difícil ficar numa fatia só, ainda mais se forem daqueles bem úmidos, cheios de coco ralado e com merengue de cobertura.
Esses recheados são irresistíveis e lindos, mas são de festa ou de momentos especiais.
Pro dia a dia, pensando no café da manhã, no lanche ou até na hora da sobremesa, a gente precisa de um bolo que seja delicioso, mas que seja fácil de fazer, se possível só de misturar.
Na verdade, o de hoje aconteceu há uns dias e por dois motivos: primeiro, porque precisava usar um tanto de coco fresco e, segundo, porque senti vontade de comer bolo de coco.
Quando vou pra São Paulo, sempre trago uns saquinhos de coco fresco e congelo, pois aqui perto da fazenda a gente só encontra os desidratados.
Foi assim: descongelei um deles (costumo passar do freezer pra geladeira antes de dormir pra usar de manhã) pensando em fazer um quindim daquele bem lindo e amarelo, e fiz, mas era bastante, então separei uma outra xícara e preparei uma receita de cuscuz gelado de tapioca e coco, que tem tudo a ver com esses dias de tanto calor, mas ainda sobrou ½ xícara.
Então, pra usar essa ½ xícara, aconteceu o bolo que vai aqui, que a gente abriu umas 3 horas depois. Não tinha coco suficiente pra fazer a minha receita de bolo de coco gelado e nem queria esperar pra matar a vontade só no outro dia.
INGREDIENTES E PREPARO
Resolvi fazer um bolo muito fácil, só de misturar tudo numa tigela, que nem de liquidificador precisa, mas com massa bem úmida e com bastante gosto de coco.
Pra conseguir esse “muito coco”, usei o coco ralado que tinha em casa e leite de coco tanto na massa, como no glacê/calda que coloquei por cima.
Na verdade, o processo é simples, mas o resultado é tão incrível que ninguém acredita que não deu quase nada de trabalho pra fazer.
E fiz um bolo pequeno, só com 2 ovos, o suficiente pra dividir em 6 fatias.
A lista de ingredientes:
- farinha de trigo;
- açúcar;
- sal;
- fermento químico;
- bicarbonato de sódio;
- óleo vegetal;
- manteiga;
- leite de coco;
- coco ralado, fresco de preferência (mas pode ser o de pacotinho em flocos úmidos);
- ovos;
- açúcar de confeiteiro.
O coco: com fresco o bolo fica mais gostoso, tanto em sabor, como em textura, mas dá também pra usar o desidratado em flocos úmidos e maiores.
Se usar esse desidratado em flocos úmidos costuma ser adoçado, é importante diminuir a quantidade de açúcar, quer dizer, baixar de 150 g (1 xícara) pra 120 g (3/4 de xícara).
O leite de coco integral funciona bem melhor, o light dá um bolo muito seco.
Daria pra fazer a massa só com óleo, que já deixa o bolo fofinho, mas preferi deixar o bolo mais rico em textura e usei um mix de manteiga (25 g) e óleo (1/4 de xícara). Se quiser um bolo totalmente sem lactose, dá pra deixar a manteiga de lado e usar
Pro glacê/calda, usei açúcar e confeiteiro e um pouquinho (só 2 colheres de sopa) de leite de coco e, com isso, consegui uma cobertura delicada e com gosto de coco também. Na falta de açúcar de confeiteiro, dá pra usar açúcar comum, mas a calda ficará um pouco mais grossinha.
O preparo dá massa não tem como ser mais fácil e rápido.
Enquanto o forno aquece a 180º (médio), unto com manteiga e polvilho com farinha uma fôrma pequena pra bolo inglês (uns 18 cm) ou uma assadeira pequena.
Pra massa, coloco a farinha, o açúcar, o fermento e o bicarbonato numa tigela média e misturo com um batedor de arame. Depois acrescento o óleo, a manteiga, o leite de coco e os ovos, mexo até obter uma massa homogênea, adiciono o coco, coloco na fôrma e forno.
Enquanto o bolo assa, separo o prato de servir e faço o glacê: coloco numa tigelinha o açúcar de confeiteiro e o leite de coco e misturo com uma colher até virar uma pasta esbranquiçada, só isso (não vai ao fogo mesmo).
O bolo assa por uns 45 minutos, até ficar crescido, firme (enfiando um palito no centro, ele sairá limpo) e bem dourado na superfície, inclusive nas fendas, e se soltando das laterais.
Retiro o bolo do forno, aguardo 5 minutos, desenformo, espalho a calda por cima e nas laterais (dá pra usar um pincel ou uma colher) e deixo amornar por mais ou menos 1 hora antes de servir.
O meu bolo ficou perfeito por uns 2 dias fora da geladeira, depois começou a secar.
Outros bolos deliciosos e muito fáceis de fazer aqui Na Cozinha da Helô: super bolo de chocolate, bolo simples de maçã, bolo de gengibre macio e perfumado, bolo de melado de cana da roça e bolo de mel só de misturar.
Metadescrição: Um bolo de coco fácil de fazer e delicioso, com coco ralado e leite de coco na massa e glacê com leite de coco. Vai bem no café da manhã, no lanche e na sobremesa
Massa Calda e finalização Outros bolos deliciosos e muito fáceis de fazer aqui Na Cozinha da Helô: super bolo de chocolate, bolo simples de maçã, bolo de gengibre macio e perfumado, bolo de melado de cana da roça e bolo de mel só de misturar. Se usar esse desidratado em flocos úmidos costuma ser adoçado, é importante diminuir a quantidade de açúcar, quer dizer, baixar de 150 g (1 xícara) pra 120 g (3/4 de xícara).INGREDIENTES
Preparo
NOTAS