RECEITA DE BOLO DE FRAMBOESA E BLUEBERRY
Que tal uma fatia de bolo de framboesa e mirtilo, que em inglês é blueberry? Eu quero!
Preparei um bolo de massa bem simples, feita só com leite, limão, farinha, açúcar, ovo, óleo e fermento e montei na assadeira alternando camadas de massa e das frutas.
A receita é fácil e impressiona mesmo, pois frutas vermelhas arrasam sempre. Usei uma mistura de framboesas e mirtilos, mas dá pra usar só framboesa ou só mirtilo, como quiser.
Fiz uns três até chegar à versão de hoje, precisava achar um equilíbrio entre a massa e as frutas, que têm bastante umidade, mas deu certo. Os contrastes das texturas da massa e das frutas são deliciosos e o azedinho doce que elas dão pro bolo é muito bom.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- leite (pode ser sem lactose);
- limão;
- farinha de trigo;
- açúcar;
- óleo vegetal (o óleo que você quiser)
- ovo;
- fermento em pó
- framboesa e mirtilo frescos ou congelados.
Pra deixar o bolo fofinho e delicado, usei como líquido uma mistura de leite com suco de limão.
Usei as raspas e o suco de meio limão siciliano porque tinha uma na gaveta da geladeira, mas pode ser o limão que quiser (umas 2 colheres de sopa).
As raspas entraram pra dar aquele aroma refrescante que só o limão tem e combina muito bem com as frutas vermelhas.
Quanto às frutas: fiz com um mix de framboesas e mirtilos, meia caixinha de cada (uns 125 g no total), mas pode ser só framboesa ou só mirtilo. Testei com mais frutas, mas o bolo ficou muito mole e úmido na base, não vale a pena.
Pode ser com framboesa e mirtilos congelados? Pode sim usar frutas congeladas, mas, nesse caso, não descongele nenhuma delas antes de usar: elas devem ir pra fôrma ainda bem duras, se estiverem descongeladas vão juntar muito mais líquido e a massa vai pesar.
A massa é feita com óleo vegetal e fica bem macia.
Como o preparo da massa é muito simples e a gente mal leva 15 minutos pra separar tudo e misturar, comecei aquecendo o forno, que precisa de mais ou menos esse tempo pra aquecer. A massa é só de misturar numa tigela com uma espátula, nada de batedeira.
Pra começar, fiz as raspas do limão e coloquei numa tigela média (a de misturar a massa). Depois, coloquei o suco numa tigelinha com o leite pra repousar por 5 minutos e começar a azedar.
Fui, então, cuidar da fôrma. Como eu queria desenformar o bolo, e sabia que, pelas frutas, a massa ficaria úmida e mais chata de soltar da base da fôrma, escolhi uma fôrma pra bolo inglês pequena e forrei com papel manteiga daquele assa fácil de forno, que não gruda mesmo.
De buraco no meio não funciona porque não da pra forrar e pode não dar certo só untando com manteiga e polvilhando com farinha.
Mas na falta de uma fôrma de bolo inglês, e se não tiver papel manteiga em casa, dá pra assar o bolo num refratário ou numa assadeira bem pequenos untados com manteiga e polvilhados com farinha e servir direto, cortando pedaços na hora.
Quanto ao tamanho: como fiz uma massa pequena (base de 1 xícara de farinha e 2 ovos), usei uma fôrma pequena, de uns 18x10cm.
Em seguida, passei a mistura de leite e limão pra tigela das raspas, juntei a farinha, o açúcar, o óleo, os ovos e o fermento e, com uma espátula e mexi só até conseguir uma massa homogênea.
Pra montar o bolo fiz o seguinte: despejei 1/3 da massa no fundo da fôrma, espalhei por cima metade das frutas, coloquei mais um 1/3 de massa, o restante das frutas e cobri com o restante da massa.
Levei a assadeira pro forno e assei por uns 45 minutos, até ficar bem dourado, inclusive nas fendas (da pra ver na foto), crescido e firme. Enfiando um palito no centro, ele deve sair limpo de massa, no máximo com algum colorido das frutas.
É preciso acreditar que a massa leva um tempo pra ficar assada por dentro, as frutas deixam tudo muito úmido. O bolo tem que dourar mesmo e formar casquinha (dependendo do forno e da assadeira, pode levar até 1 hora pra ficar pronto).
Saindo do forno, é preciso deixar o bolo esfriar e firmar por pelo menos 1 hora antes de cortar (é difícil, eu sei, mas antes ele pode quebrar, a massa é frágil pelas framboesas e mirtilos).
Desenforme e polvilhe com açúcar de confeiteiro.
O bolo fica bem em temperatura ambiente por uns 2 dias.
Vai bem num lanche, num café da manhã chiquezinho e como sobremesa com sorvete de baunilha de verdade e sorvete de leite caseiro, afinal de contas framboesas e mirtilos encantam sempre, né?
Se tiver um prato que tenha alguma coisa em rosa ou em azul arroxeado, o bolo vai ficar ainda mais lindo.
Outras receitas gostosas com framboesas e mirtilos aqui Na Cozinha da Helô: geleia caseira de amora e framboesa, suflê de framboesa muito lindo, clafoutis de framboesa e amêndoa e molho de framboesa pra salada.
Outras receitas gostosas com framboesas e mirtilos aqui Na Cozinha da Helô: geleia caseira de amora e framboesa, suflê de framboesa muito lindo, clafoutis de framboesa e amêndoa e molho de framboesa pra salada. Dá pra usar um mix de framboesas e mirtilos ou só framboesas ou só mirtilos. É importante respeitar a quantidade das frutas, pois elas têm muita umidade e podem encharcar a massa. Funciona com frutas congeladas, mas elas têm que entrar ainda congeladas na massa pra evitar que o bolo fique pesadoINGREDIENTES
Preparo
NOTAS