RECEITA DE BOLO DE GOIABA (e não de goiabada ou com goiabada)
Pra hoje, fiz um bolo de goiaba com a fruta fresca de liquidificador que ficou delicioso, com muito gosto e aroma de goiaba, bom pra servir no café da manhã, no lanche e na hora da sobremesa com sorvete.
Ficou um bolo bem de goiaba, perfeito pra quem adora comer a fruta pura ou a goiaba que faz parte da vida de muitos brasileiros, mas também de muita gente nas Américas. Os países mais tropicais têm montes de guayaba e receitas com ela não faltam, até da goiabada.
A vontade de fazer e de comer bolo de goiaba veio há uns dias, depois de uma produção com doce de goiaba em calda orelhinha. Pra gravar e fotografar a receita do doce, eu precisava de várias goiabas maduras, mas estava difícil de achar, até que encontrei umas lindas, mas que precisavam de uma semana pra chegar ao ponto certo. Só que esfriou, elas não amadureceram a tempo e tive que dar um jeito indo atrás de outras (também foi complicado, mas consegui).
Enfim, depois daquele dia, as primeiras 20 amadureceram todas e sobrei com muita goiaba. dizer, precisei inventar coisas pra fazer com elas. Sem falar de umas 2 compoteiras cheias do doce na geladeira.
Resolvi, então, fazer um bolo com goiaba fresca com jeito de bolo caseiro simples, de liquidificador e só com aqueles ingredientes simples que todo mundo tem em casa.
Primeiro, fui pesquisar e achei uns interessantes nas Bahamas e Jamaica. Não queria ir pros lados do havaiano que fica com a massa rosa e a cobertura de cream cheese também rosa pelo corante vermelho. Queria a cor natural num bolo, quer dizer, só um bege rosado, já que o rosado some no forno.
Mas não achei nada de muito diferente e resolvi adaptar uma receita de bolo de fruta fresca que já é de casa, fica fofinho e saboroso. Já havia feito com muitas frutas diferentes, como caju, cambuci, uva preta, morango e cambuci, laranja, manga, maracujá (num curso pra EduK lá pra 2016, ensinei vários deles e todo mundo amou ver as possibilidades).
Fiz uns testes, tive que aumentar a quantidade de goiaba, até que deu certo, ficou o bolo com gosto e aroma da fruta fresca de um jeito delicado e simples.
O bolo de hoje é diferente do bolo de fubá da minha avó e do bolo Romeu e Julieta simples, que levam cubinhos de goiabada espalhados pela massa e do bolo de rolo recheado com goiabada. Aqui é goiaba fruta fresca. Mas se quiser aprender, a gente tem aqui no site uma receita de goiabada
Receita de bolo simples que fica pronto pra servir em, no máximo, 2 horas e meia (contando os tempos de preparo, de forno e de amornar).
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é pequena e fácil de providenciar:
- Goiaba vermelha madura;
- açúcar;
- óleo;
- ovos;
- sal;
- farinha de trigo;
- fermento químico;
- óleo, manteiga ou desmoldante pra untar;
- açúcar pra polvilhar.
A goiaba é tudo no bolo, tem que caprichar mesmo. Se ela não estiver madura, gostosa, docinha e com aquele aroma delicioso que só ela tem, o bolo vai ficar sem graça, não tem milagre.
Sobre a quantidade: falei aqui em 1 xícara bem cheia de cubinhos miúdos de goiaba com casca, mas sem o miolo com as sementinhas. Pra encher a xícara, apertei os cubinhos de 2 goiabas, ou 150 g delas já preparadas.
A receita não leva leite ou manteiga, quer dizer, deixa alérgicos às proteínas do leite e à lactose bem felizes e é vegetariana. O líquido vem da polpa da goiaba batida no liquidificador que vira um purê com o óleo, os ovos e o leite.
Como acontece com os bolos sem leite e só com óleo, a massa fica com mais elástica, e não quebradiça, uma textura diferente e gostosa.
O preparo da massa é rápido e eu já começo colocando o forno pra aquecer a 180º (médio) e cuidando da fôrma.
Faço o bolo numa fôrma média pra pudim untada com óleo (ou manteiga) e polvilhada com farinha (mas também pode ser desmoldante 100% vegetal sem aromatizantes e emulsificantes).
Enquanto o forno aquece, corto as goiabas já lavadas ao meio e descarto com uma colher os miolos com as sementes (se sobrarem algumas, ok, elas dão uma triturada no liquidificador, mas muitas podem incomodar).
Pra medir com mais precisão, pico as goiabas em pedacinhos pequenos e coloco numa xícara apertando bem (se quiser garantir, pese pra ter certeza dos 150 g).
Coloco os pedaços no liquidificador com o açúcar, o óleo, os ovos e o sal e bato por uns 2 minutos, só mesmo até ficar um creme rosado. Junto metade da farinha, bato, junto a outra metade da farinha, bato até conseguir uma massa homogênea e, com uma espátula, no próprio copo do liquidificador, misturo o fermento.
Despejo o bolo na fôrma e levo pro forno. O bolo leva uns 45 minutos pra assar bem, ou seja, pra ficar crescido, dourado e firme (espetando um palito, ele deve sair limpo).
Saindo do forno, eu deixo o bolo amornar por uns 10 minutos, desenformo, espero esfriar, polvilho com açúcar e já tenho um bolo gostoso pra servir com café ou chá.
Quanto à finalização do bolo: como eu gosto de aproveitar tudo e tinha guardado na geladeira a calda que tinha sobrado do doce orelhinha da produção pra regar sorvete, bolo, panqueca e usar em drinques ou sucos, decidi pincelar o bolo de hoje ainda quente com a calda e ele ficou ainda mais gostoso.
Pensando que goiaba é fruta comum e não costuma ser difícil de providenciar (ainda mais sem a pressão da data pra amadurecer como aconteceu comigo), acho que vale a pena comprar umas 10 goiabas pra cozinhar com elas.
Os preparos do doce em calda e do bolo são tão simples e rápidos (e o doce dura por uns 15 dias na geladeira) que acho que compensa aproveitar o clima goiaba, fazer as duas receitas no mesmo dia e servir o bolo pincelado com a calda e até com umas metades de goiaba em calda ao lado.
O bolo se conserva bem em temperatura ambiente por uns 2 dias, depois já começa a secar.
Outros bolos de pura fruta aqui Na Cozinha da Helô: bolo de banana que eu adoro, bolo de laranja simples, bolo de morango que é puro morango e bolo paraense de cupuaçu com geleia de cupuaçu.
Outros bolos de pura fruta aqui Na Cozinha da Helô: bolo de banana que eu adoro, bolo de laranja simples, bolo de morango que é puro morango e bolo paraense de cupuaçu com geleia de cupuaçu. Importante saber (pra não se iludir) que a massa fica rosada, mas o bolo fica apenas com um bege mais rosado depois de assado, não fica rosa pra valer.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS