RECEITA DE BOLO DE TANGERINA COM AZEITE E CASTANHA
Esse bolo de mexerica com castanha e azeite de oliva – ou bolo de tangerina – é pura perfeição e deixa todo mundo que ama mexerica com água na boca (eu!). Ele é saboroso, perfumadíssimo e diferente, você vai ver.
A ideia veio de uma receita de bolo de laranja que eu aprendi há uns 30 e poucos anos, daqueles com muito gosto de laranja, já que ela ia pro liquidificador com casca e tudo, só sem as sementes, até virar uma pasta, que se transformava na base da massa. Tanto que o bolo é conhecido por bolo de laranja com casca.
Fiz aquele bolo algumas vezes pra ajustar a receita, pois apesar de amar cítricos, achava que ele ficava um tanto amargo demais.
Resolvi aferventar a laranja por umas 3 vezes trocando de água e deu certo, o bolo ficou com muito gosto de laranja e sem o amargo que me incomodava.
Até que um dia, no tempo das mexericas de casca muito laranja, que na verdade eram tangerinas, eu resolvi experimentar aquela receita de bolo de laranja com elas e deu tão certo que a receita passou a ser de bolo de mexerica.
Só que, como eu adoro inventar moda, ainda acrescentei castanhas moídas à massa e troquei o óleo vegetal comum por azeite de oliva. E essa é a receita de hoje.
Ficou um bolo tão incrível e chiquezinho que virou sobremesa e virou presente algumas vezes.
INGREDIENTES
A lista de ingredientes pra preparar esse bolo é a seguinte:
- mexerica bem doce e de casca bem laranja (mexerica de casca laranja, tangerina, bergamota, poncã ou morcote);
- ovo;
- açúcar;
- castanha-do-Brasil/Pará moída;
- farinha de trigo;
- fermento em pó;
- sal;
- azeite de oliva.
Quanto à mexerica, é importante que ela seja daquelas de casca bem laranja e muito doces, que também chamam só de mexerica, mas também podem ser a tangerina (que, pra muita gente é a mesma mexerica, pra outros têm algumas diferenças sutis), a morgote (ou murcote), poncã ou a bergamota. Mas nada impede que a gente faça o bolo com laranja bahia, que tem casca bem saborosa e laranjíssima.
Prefiro deixar as mexeriquinhas do rio pra usar na receita da minha laranjada com especiarias, só trocando a laranja por elas.
A castanha-do-Brasil/Pará deixa o bolo muito bom, mas muito bom mesmo. Dá pra comprar a castanha já moída nas lojas de produtos naturais e também dá pra substituir a farinha de castanha pela de amêndoa.
O bolo de laranjas original levava óleo, mas troquei por azeite e adorei o resultado. Mas é importante escolher um azeite suave pra não ficar forte demais. O bolo é totalmente sem lactose.
PREPARO
Eu começo a receita preparando as mexericas e uso duas pra virar pasta e um como suco.
Pra fazer a pasta, eu coloco 2 mexericas ainda inteiras numa panela, cubro com água, aqueço, espero ferver, conto 2 minutos, escorro e descarto a água. Cubro com água limpa, aqueço de novo, deixo ferver por mais 2 minutos, escorro e repito o processo mais uma vez. Dá um trabalhinho, mas o amargo exagerado vai embora com a água.
Depois de aferventar, eu passo a mexerica pela água fria pra esfriar, corto com casca e tudo nuns 6 pedaços, descarto as sementes e coloco os pedaços no liquidificador com o suco da terceira mexerica até virar uma pasta grossa. Deixo de lado.
Bata os ovos na batedeira até obter um creme fofo e junto o açúcar. Então, com uma espátula e bastante delicadeza, eu incorporo as farinhas de castanha e de trigo, o fermento, o sal, a pasta de mexerica e o azeite aos ovos.
A massa vai pra uma assadeira untada com azeite e polvilhada com farinha e pro forno por uns 45 minutos, até o bolo crescer, firmar, dourar e soltar das laterais (enfiando um palito no centro, ele deve sair limpo). Deixo amornar e sirvo em fatias.
OUTROS BOLOS COM CÍTRICOS
Que tal experimentar outras receitas gostosas aqui da nossa cozinha: bolo de amêndoa com raspas de limão, bolo de laranja simples, bolo rápido de iogurte e limão e bolo rústico de limão cravo.
Com sorvete de baunilha de verdade, creme chantilly de verdade ou iogurte cremoso o bolo se transforma numa super sobremesa.
INGREDIENTES
- 3 mexericas grandes inteiras e bem lavadas (ou laranjas-baía)
- 4 ovos
- 1 e ½ xícara de açúcar (225 g)
- 1 xícara da farinha de castanha-do-Brasil (uns 200 g bem processados)
- 1 xícara de farinha de trigo (120 g)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 2/3 de xícara de azeite de oliva (160 ml)
- Manteiga pra untar
- Farinha de trigo pra polvilhar
Preparo
- Aqueça 2 mexericas inteiras numa panela com água até cobrir, conte 2 minutos da fervura, escorra e descarte a água. Cubra com mais água limpa, aqueça de novo e deixe ferver por mais 2 minutos. Repita mais uma vez, passe as mexericas por água fria até esfriar.
- Aqueça o forno 180ºC (médio), unte com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira média.
- Corte as mexericas cozidas e com a casca em cubos e descarte as sementes.
- Coloque os pedaços de mexerica no liquidificador, junte o suco espremido da terceira mexerica e bata até conseguir uma pasta lisa. Reserve.
- Com a batedeira, bata os ovos em velocidade alta até obter um creme fofo, junte o açúcar, desligue a batedeira e, com uma espátula, incorpore as farinhas de castanha e de trigo, o fermento, o sal, a pasta de mexerica e o azeite.
- Coloque a massa na assadeira e asse por uns 45 minutos, até crescer, firmar, dourar e soltar das laterais (enfiando um palito no centro, ele deve sair limpo).
- Deixe amornar esfriar e sirva em fatias.
Que tal experimentar outras receitas gostosas aqui da nossa cozinha: bolo de amêndoa com raspas de limão, bolo de laranja simples, bolo rápido de iogurte e limão e bolo rústico de limão cravo.O bolo vai bem com sorvete de baunilha de verdade, creme de leite bantido em chantilly feito em casa e iogurte cremoso.
NOTAS
É o tipo de bolo vai bem com um café logo cedo ou no meio da tarde, mas como tem um ar mais chique, ele também pode entrar como sobremesa e vale como presente.
10 Comentários
Helô! O modo como você descreve as sensações e etapas até a degustação desse bolo, desperta todos os sentidos e nos coloca em êxtase. Parabéns! Admiro você!
Oi, Ana! Ganhei meu dia com a sua mensagem! Muito obrigada por me acompanhar! bjs
Esse seu jeitinho de contar algo de como surgiu ou de onde veio a receita é muito especial, é uma historinha que gosto muito de ler sem contar que as receitas sempre tem algo especial como agora você aferventou as mexerica.
Yara, bom dia!
Obrigada pelo carinho. Gostoso saber que você acha graça nas histórias, adoro preparar e escrever os textos, acho que eles dão vida às receitas.
Beijo, Helô
Oi, Helô. Sou um grande fã, acompanho seus posts e adoro suas receitas. Para esta, eu gostaria de saber qual é a consistência do bolo pronto. O meu ficou bem molhadinho. E delicioso! Hahah
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos e experiências com a gente.
Abraço!
Oi, Pedro! Obrigada pelo carinho e por me acompanhar! O bolo é molhadinho mesmo, delicioso! bjs
Oii… to doida pra fazer esse bolo. To em duvida em relação a mexerica, é pokan? Adorei seu blog, parabéns!
Oi, Marina! Pode ser qualquer tipo, o que importa é a quantidade de suco. Bjs
Oi Helô, meu nome é Renata, comecei hoje o seu blog porque estava procurando uma receita de molho de laranja para massas. Gente, me apaixonei pela receita e pela forma gostosa e fácil que descreve como executar, ali eu disse pra mim mesma, não tem como não ser bom e também, como errar, pois você foi direta e parecia escutar a sua voz. Fui descendo e vi uma atalho para o crumble de maçã, assisti ao vídeo, não deu outra, e admirei mais ainda. Então, achei essa receita de bolo de mexerica, menina o que ela é?! Estou encantada com seu trabalho. Parabéns!! Sucesso e saúde para você.
Renata, boa tarde!
Que mensagem linda, alegrou o dia… Você entendeu o meu jeito de ser, de viver, de escreve e de cozinha e isso tudo me dá forças pra ir em frente. Muito obrigada pelo carinho e conte sempre comigo.
Sabe que ontem, colhi laranjas na fazenda e fiz a base do molho pra tirar uma foto nova? Queria refazer por alguns motivos, tanto por ser antiga, como por conta do gergelim escuro (papoula virou raridade), como do parmesão, que não aparece nessa foto.
Farei a foto nos próximos dia.
Fiz um crumble no workshop comida e cerâmica na semana retrasada e o sucesso foi grande (as maçãs nem estavam tão boas, mas ficou bom mesmo assim).
Beijo, Helô
Beijo,