RECEITA DE BOLO DE RICOTA FÁCIL
Receita de hoje: um bolo de ricota com limão e mel que é bem fácil de fazer e fica delicioso, delicado e bem fofinho.
Vai bem num lanche ou num café da manhã mais especial ou até como sobremesa.
Quem, como eu, ama ricota e tudo que leva ricota, acho que vai se apaixonar pela receita. Eu vivo atrás de receitas gostosas com ricota, tanto doces, como salgadas, e mesmo já tendo na lista de “preferidas” algumas bem boas, não me canso de procurar.
As receitas de torta de ricota italiana, que fica entre um bolo e um pudim, e da pastiera napolitana tradicional, que é bem torta com massa crocante e recheio úmido, fazem parte da minha vida há pelo menos 30 anos e adoro as duas. Mas na lista faltava um bolo bem bolo.
E chegou a vez do bolo quando, há uns 2 meses, recebi alguns potes de ricota da Brivido, de Jacareí, São Paulo, e achei que precisava fazer pelo menos umas duas receitas gostosas com aquelas ricotas incríveis, além de comer um bom tanto delas só com pão e azeite ou com mel ou com salada. Das duas receitas, uma teria que ser de um bolo e que fosse um muito macio e saboroso.
Fui atrás das minhas anotações, juntei ideias e fui pra cozinha. Preparei uns 3 bolos, depois inventei um pouco e fiz mais um. Assim que ele amornou, comi umas duas fatias, uma com chá e depois uma com café (faço sempre assim pra sentir as diferenças) e achei bem bom.
No dia seguinte, comi mais uma fatia (também faço isso sempre pra sentir como fica de um dia pro outro, e depois ainda pro outro) e continuei gostando, mas logo achei que ele poderia ficar ainda melhor se levasse um pouquinho de mel e mais limão.
Na verdade, tinha visto umas 2 receitas antigas com mel que nem pareciam muito interessantes tirando o mel, mas achei que precisava experimentar.
À tarde, fui pra cidade comprar mais ricota (e são 18 km, muita vontade de fazer e de comer o bolo), e fiz de novo e completei com a caldinha de limão açucarada. Daís sim, fiquei feliz.

INGREDIENTES
A lista de ingredientes pra fazer o bolo:
- ricota fresca;
- manteiga em temperatura ambiente e macia;
- açúcar;
- mel;
- ovos;
- limão (suco e raspas);
- farinha de trigo;
- fermento químico;
- bicarbonato de sódio.
A ricota é a alma do bolo e é preciso caprichar: tem que ter gosto delicado de leite, tem que ser cremosa e úmida. Se for sem graça, sem gosto, pesada e esfarelenta o bolo vai ser sem graça, sem gosto e pesado, simples assim, não tem milagre.
A manteiga tem que estar em temperatura ambiente e bem macia na hora de entrar na receita.
Quem me acompanha sabe o tanto que eu gosto de mel e sempre dou um jeito de colocar um pouco nas minhas receitas. No bolo de hoje, ele funciona meio que como cereja do bolo, faz muita diferença.
O limão: usei taiti porque é gostoso e tinha em casa, mas pode ser siciliano (bem italiano, como o bolo), galego (uns 2 equivalem a 1 taiti) ou cravo (faço muita coisa com ele quando os limoeiros do quintal estão carregados e amo).
Ah, o meu bolo ficou muito amarelo por conta do ovo caipira fresquíssimo do galinheiro que fica bem atrás da casa. Ovo caipira é tudo de bom!
Além do fermento em pó, a receita leva um pouquinho de bicarbonato, que, com o limão, dá leveza à massa.
PREPARO
Preparo não tem segredos, é processo básico e nada demorado.
A batedeira ajuda demais na hora de fazer o bolo, não dá pra negar. Dá pra fazer a massa numa tigela usando um batedor de arama, mas a batedeira ajuda muito.
Eu, sinceramente, fico com ela. uso a pá/raquete pra conseguir um creme macio ou, na falta de uma planetária, uso uma batedeira manual com as pás comuns.
Enquanto o forno aquece a 180ºC (médio), unto com manteiga e polvilho com farinha uma assadeira média com uns 22 cm de diâmetro (ou uma retangular de 20×30).
Coloco a ricota, a manteiga, o açúcar e o mel na tigela da batedeira e bato por uns 3 minutos, até conseguir um creme bem macio e fofo (mas não será muito aerado).
Junto um ovo, bato até incorporar, depois mais um, bata de novo até incorporar e depois mais um.
Então, acrescento o suco e as raspas do limão, a farinha, o fermento e o bicarbonato e bata só até conseguir uma massa homogênea e bem cremosa, mas encorpada.
Espalho a massa na assadeira e asso por uns 45 minutos, até o bolo crescer, dourar e firmar (enfiando um palito no centro, ele deve sair limpo).
Enquanto o bolo assa, faço a caldinha de limão, que é só de misturar e não vai ao fogo: só coloco o suco de limão e o açúcar numa tigela pequena e mexo até conseguir uma mistura esbranquiçada.
Retiro o bolo do forno, espero 5 minutos, desenformo sobre o prato de servir e, imediatamente, pincelo o bolo ainda muito quente com a caldinha, que cristaliza na hora e faz uma casquinha açucarada.
Deixo o bolo amornar por mais ou menos 1 hora e sirvo (esperar é a parte mais difícil!).
O bolo se conserva bem em temperatura ambiente por uns 2 dias, depois começa a secar.
Outras receitas aqui Na Cozinha da Helô pra quem ama ricota: pasta cremosa de ricota com tomate e manjericão, conchiglione recheado com ricota e pesto de manjericão com nozes e ricota com azeite e ervas.
Massa Caldinha e finalização Acho que também vai gostar da torta de ricota italiana, que fica macia e cremosa, com textura meio bolo, meio pudim, e da pastiera napolitana tradicional, aquela torta deliciosa com massa crocante e recheio de ricota, trigo em grão e laranja.INGREDIENTES
Preparo
2 Comentários
Helô, adoro suas receitas, praticas, simples e gostosas.
Cristina, boa noite! Muito obrigada pelo carinho, você deixou o meu dia mais feliz. Beijo, Helô