Receita de calda de chocolate com cacau
Mais uma receita de calda de chocolate? Sim, eu adoro caldas e adoro chocolate e gosto de variar, tanto pra servir com sorvetes, como pra cobrir ou regar bolos, crepes e panquecas, acho que uma receita diferente de calda nunca é demais.
A de hoje, que é gostosa demais (como até de colher), é muito fácil de fazer e leva só água, cacau 100%, açúcar e baunilha. Quer dizer, é uma calda vegana e teoricamente sem glúten e sem lactose. Teoricamente porque o cacau 100% nem poderia ter qualquer outro ingrediente na composição, mas é sempre importante conferir, principalmente quando se é celíaco ou tem alguma intolerância ou alergia envolvendo glúten, lactose e proteínas do leite.
Costumo fazer essa com cacau 100% porque gosto da intensidade de sabor do mais puro chocolate, mas dá pra fazer com chocolate em pó comum, que costuma ter de 30% a 50% de cacau, açúcar e, na maior parte das vezes, um tanto de leite (nesse caso, a calda deixa de ser vegana e passa a ter lactose).
De verdade: no meu dia a dia, quando penso em calda de chocolate, fico sempre entre a que vai aqui e a calda rapidinha de chocolate. Também faço bastante a calda de frutas vermelhas deliciosa e linda e a calda de jabuticaba.
PREPARO
O preparo é rápido e simples, tudo a ver com a vida corrida.
Começo escolhendo a panela, que tem que ser média (de média pra pequena), não pode ser daquelas pequenas mesmo porque a calda sobe bastante quando ferve e pode derramar.
Em seguida, coloco a água com o cacau em pó peneirado, o açúcar e a baunilha na panela.
Fora do fogo, mexo com um batedor de arame até diluir totalmente o chocolate e ficar sem grumos. Pode levar um tempinho, pois o cacau demora um pouco pra dissolver, mas a etapa é muito importante.
No fogão, é importante mexer sem parar com uma espátula e manter o fogo baixo, só assim a calda vai dar certo.
Quando a calda ferve, ela sobe e surgem bolhas grandes, mas mexendo sempre ela não derrama. Em seguida, ela “acalma” um pouco, as bolhas diminuem, e continuo mexendo por uns 5 minutos pra cozinhar o chocolate e a calda encorpar e cobrir de leve o dorso da colher (raspando com a ponta do dedo, abre um caminho).
Nessa hora, desligo o fogo e respiro pra acreditar que a calda rala vai encorpar um pouco depois de esfriar por uns 45 minutos e já vai dar pra servir (e fica bem por uns 3 dias na geladeira).
A calda vai bem com bolo de chocolate rapidinho, bolo de banana caseiro, brownie de chocolate fácil e delicioso, crêpes perfeitas e bolo amanteigado de baunilha ou cake au sucre. Com sorvete, que pode ser de uma sorveteria ou caseiro, como o sorvete de leite, sorvete de banana fácil e cremoso, sorvete de chocolate caseiro, sorvete de baunilha de verdade, sorvete cremoso de avelã e chocolate, a gente resolve a sobremesa de um jeito rápido e prático. sobremesa.
A calda é bem versátil, vai bem com muita coisa, aqui vão só algumas ideias: bolo de chocolate rapidinho, bolo de banana caseiro, brownie de chocolate fácil e delicioso, crêpes perfeitas, sorvete de leite caseiro e bolo amanteigado de baunilha ou cake au sucre.
1. Separe uma panela média, não pode ser pequena porque a calda sobe bastante no fogo. A calda vai bem com bolo de chocolate rapidinho, bolo de banana caseiro, brownie de chocolate fácil e delicioso, crêpes perfeitas, sorvete de leite caseiro e bolo amanteigado de baunilha ou cake au sucre. Usei cacau 100% pra conseguir uma calda com sabor bem intenso, mas ela também fica deliciosa com chocolate em pó comum, normalmente 50%.INGREDIENTES
Preparo
2. Coloque a água com o cacau em pó peneirado, o açúcar e a baunilha na panela e, fora do fogo, mexa com um batedor de arame até diluir totalmente o chocolate e ficar sem grumos. Pode levar um tempinho, pois o cacau demora um pouco pra dissolver.
3. Em seguida, mexendo sem parar com uma espátula e mantendo o fogo baixo, aqueça. Quando a calda ferve, ela sobe e surgem bolhas grandes, mas mexendo sempre ela não derrama (e, depois de ferver, a calda “acalma” um pouco, as bolhas diminuem).
4. Continue mexendo por uns 5 minutos pra cozinhar o chocolate e a calda encorpar e cobrir de leve o dorso da colher (raspando com a ponta do dedo, abre um caminho).
5. É importante acreditar que a calda sai um pouco rala do fogo, mas vai encorpar um pouco depois de esfriar.
6. Retire do fogo, passe pra uma tigela, deixe amornar por uns 45 minutos e use como quiser. Dá pra preparar com até 3 dias de antecedência e guardar na geladeira.NOTAS