RECEITA DE CONSERVA DE ATUM CASEIRA
O atum fresco em conserva de azeite de oliva e ervas faz sempre um sucesso gigante e todo mundo se surpreende.
Quase sempre alguém fala que nunca imaginou que desse pra fazer a conserva em casa e eu digo que não só dá pra preparar a conserva caseira, mas que ela fica deliciosa e é muito prática.
Abrir uma latinha de atum, daquelas que muita gente tem na despensa, é simples e não dá pra negar que o peixe é gostoso e quebra bons galhos na hora de preparar sanduíches ou pra incrementar uma salada ou num molho pra massa.
Há atuns básicos e há atuns deliciosos nas latinhas e, quando gosto, compro umas 2 ou 3 e guardo pra usar naqueles momentos que pedem refeições rápidas ou como petisco.
A CONSERVA
Nada contra as latinhas, pelo contrário, mas quem me conhece sabe como eu gosto de fazer o máximo possível de coisas em casa e não poderia ser diferente com o atum.
Eu me encantei com a receita há quase 30 anos, quando comecei ir pra Toque-Toque pequeno. Um pescador chegou na canoa com vários peixes daqueles que todos queriam, mas os bonitos ficavam pra trás.
Além de uma pescada linda pro almoço, resolvi ficar com um bonito grande e, quando cheguei em casa, resolvi preparar o bonito em conserva. Pesquisei um tanto, juntei ideias de vários cantos e preparei um pote grande.
Decidi guardar a conserva na geladeira pra servir com pão no dia seguinte. Quando levei o pote pra mesa, abri e servi, foi aquele uau, todos amaram e comeram o peixe o o azeite temperado com o pão.
Fui ajustando a receita, às vezes com bonito, às vezes com atum, e ela passou a fazer parte da cozinha de casa.
A RECEITA
O processo é muito simples e rápido, o mais complicado é esperar por umas 12 horas antes de servir. Com o descanso na geladeira o atum absorve azeite e os temperos e fica mais saboroso e úmido. O difícil é se segurar pra não abrir o pote antes.
Na verdade, com 24 horas a conserva fica ainda mais gostosa. Ela fica perfeita por uns 5 dias na geladeira.
Como o azeite fica no fogo por um tempo, não há necessidade de usar um super azeite extravirgem, mas não deixe de usar um azeite de oliva que seja bom.
Quanto às ervas, sugeri tomilho, alho, salsão, salsa e cebolinha, mas use manjericão, orégano fresco, coentro ou os aromatizantes que quiser.
Com um pão gostoso e uma salada de folhas a refeição de um dia mais quente está resolvida. Algumas ideias: pão de fubá, pão maravilhoso na panela de ferro, focaccia simples da Helô e focaccia integral com azeitona e parmesão.
Com um pão gostoso e uma salada de folhas a refeição de um dia mais quente está resolvida. Algumas ideias: pão de fubá, pão maravilhoso na panela de ferro, focaccia simples da Helô e focaccia integral com azeitona e parmesão. Uma receita prática e deliciosa, daquelas que ficam prontas na geladeira pra levar à mesa na hora de servir.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
14 Comentários
Muito interessante seu site, gostei bastante.Vou acompanhar toda semana 😉
Excelente site. Adorei todo o conteudo. Continue sempre assim. Abraço e sucesso
essa receita não leva sal no atum ?
Doris, boa tarde!
Na relação de ingredientes a gente fala em 2 colheres (chá) de sal. No preparo estavam 2 pitadas (e não as colheres). Acabamos de acertar. Obrigada pela ajuda!
Abraços, Ana e Helô
Pode replicar a receita com sardinha ou salmão? Obrigado!
Eduardo, boa tarde!
Com salmão, que tem textura semelhante, com certeza a receita funciona perfeitamente bem sem precisar de adaptações.
Com sardinha o tempo de cozimento deve ser muito mais rápido, pois ela é menor e não tão espessa.
Quem sabe, quando a gente tiver tempo dá também pra testar por aqui.
Abraços e conte sempre com a gente, Ana e Helô
Boa tarde! Essa conserva pode ser fechada no vidro hermético? Se puder, quanto tempo dura fora da geladeira? Muito obrigada pela atenção! ❤️🙏
Angela, boa noite!
Acho que num vidro hermético a conserva pode ficar na geladeira por mais tempo, mas, sinceramente, diante do calor que está fazendo, tenho medo de deixar fora da geladeira.
Abraços, Helô
Helo! Receita maravilhosa! Comprei um atum fresco e segui o passo a passo! Ficou divino!
Carolina! Que gostoso saber que tudo deu certo e você ficou feliz.
O atum fica saboroso, com textura perfeita, a receita não dá trabalho e a gente pode usar em saladas, sanduíches, massas, eu adoro mesmo.
Conte sempre comigo, beijo, Helô
Vou fazer essa conserva.
Oi Marília, espero que você goste! Em casa, todo mundo ama e faço muito. Depois me conta, beijo, Helô
Adoro atum. Gosto de fazer em casa mas ele não fica avermelhado como na latinha. Ainda não encontrei 1 receita que ficasse menos pálido. Vc sabe por quê? Obrigada
Oi Célia, bom dia!
Não parei, sinceramente, pra pensar sobre isso, mas provavelmente tem relação com o atum utilizado, existem os brancos e os mais escuros avermelhados (mesmo esses ficam claros depois do cozimento).
Abraços, Helô