RECEITA DE DOCE DE BATATA ROXA
Doce de batata roxa, ou doce de batata doce roxa com leite de coco, é casa de vó total e eu amo. Cresci com uma compoteira cheia desse doce cremoso – e que cai pesadinho da colher, e com uma cor e um brilho lindos -, sempre por perto, e não só no tempo de festa junina.
Claro que, no outono e no inverno, tempo em que encontrar batata doce roxa é mais fácil, tinha mais doce da roxa, mas fora do tempo da roxa, tinha doce da branca, que a gente acha com facilidade durante o ano todo.
Na verdade, como aqui na fazenda elas são coisas de sempre, elas entram em muitas receitas e aparecem fritas, assadas, como purês e sopas, viram pães, bolos, doces pastosos ou cristalizados, uma festa.
O doce de hoje é do cremoso, mas qualquer hora dessas dou a receita daquele que a gente modela com a colher, deixa secar e fica com casquinha por fora e macio por dentro.
INGREDIENTES
A lista de ingredientes é pequena:
- batata doce roxa (mas pode ser branca);
- água;
- açúcar branco comum (mas pode ser cristal);
- leite de coco integral (light dá um doce muito sem graça);
- cravo.
A batata doce roxa é bem docinha e tem uma cor linda, vale a pena ir atrás dela, mas também dá pra fazer o doce com a branca de casca branca ou com a branca de casca rosada. Não experimentei com a laranja, qualquer hora dessas eu testo, mas deve ficar uma delícia e bonito do mesmo jeito. Elas têm algumas diferenças de sabor e de textura, mas são sempre gostosas.
Com mais ou menos 1 kg de batata inteira a gente consegue de 800 a 900 g de polpa, que é a quantidade necessária pra fazer o doce. Eu descasco com um descascador pra não perder muita polpa (mas pode ser com uma faca pequena) e coloco os cubos direto na panela com água pra evitar que escureçam.
Costumo fazer o doce com açúcar branco comum, mas já fiz com cristal várias vezes e fica bom do mesmo jeito.
O leite de coco é bem importante pro sucesso do doce e é bom caprichar. Aqueles ralos e sem gosto, ou com gosto de sabão, são muito ruins, não valem a pena, e não ser light também ajuda muito pra deixar o doce emocionante.
O cravo dá sabor e aroma ao doce e eu amo, mas use canela se preferir. É importante usar no máximo dois dentes pra não matar a suavidade da batata doce.
PREPARO
A receita é simples e leva no máximo 2 horas pra preparar, mas gosto de deixar amornar por umas 2 horas pro doce ficar mais saboroso e de deixar por umas 6 horas na geladeira pra servir gelado, mas isso não é obrigatório.
Eu coloco a batata já descascada e em cubos médios numa panela com água até cobrir e cozinho por uns 20 minutos, até os pedaços ficarem macios, mas ainda mantendo o formato. Se ficarem moles demais e quase que se desmanchando o doce fica menos saboroso.
Então, escorro a batata, passo pelo espremedor e volto com ela pra panela. Junto o açúcar, o leite de coco e o cravo e, mexendo sempre, cozinho o doce por uns 20 minutos, até surgirem bolhas grandes (cuidado sempre, pois espirra bastante), o doce encorpar, brilhar e começar a se soltar do fundo da panela, como brigadeiro.
Então, passo pra um pote e deixo amornar por umas 2 horas em temperatura ambiente (não coloco direto na compoteira porque acho arriscado colocar um doce quente em vidros e cristais).
Em seguida, levo à geladeira por umas 6 horas. Na hora de servir, passo pra compoteira. Desse jeito, o doce se conserva bem na geladeira por 1 semana.
Outras receitas com batata doce aqui Na Cozinha da Helô: mandioca gratinada com mandioquinha, inhame, batata doce e abóbora, bolo amanteigado de batata doce com especiarias, bolo de batata doce rapidinho e rodelas de batata-doce com crosta de parmesão.
1. Coloque a batata doce numa panela grande, cubra com água e cozinhe até que esteja bem macia. “Outras receitas com batata doce aqui Na Cozinha da Helô: mandioca gratinada com mandioquinha, inhame, batata doce e abóbora; bolo de batata doce rapidinho; bolo amanteigado de batata doce com especiarias e rodelas de batata-doce com crosta de parmesão Fiz a receita usando batata doce roxa, mas dá pra fazer tanto com a branca de casca branca, como com a branca de casca rosada.INGREDIENTES
Preparo
2. Descarte a água, esprema com espremedor de batata e volte com ela pra panela.
3. Junte o açúcar, o leite de coco e o cravo e, mexendo sempre, cozinhe o doce por uns 20 minutos, até que esteja bem encorpado, brilhante e começando a soltar do fundo da panela, como brigadeiro.
4. Deixe amornar por umas 2 horas, depois coloque num pote e leve à geladeira por umas 6 horas. Passe pra uma compoteira na hora de servir.
5. O doce se conserva bem na geladeira por 1 semana.NOTAS