RECEITA DE FONDANT DE CHOCOLATE
O gelado de chocolate com crocante de castanha e mel é uma sobremesa deliciosa. Um doce francês clássico conhecido por fondant de chocolate ou marquise de chocolate, mas eu chamei de gelado só pra facilitar.
É perfeito pra receber, pois dá pra preparar com até uma semana de antecedência, deixar no freezer e passar pra travessa na hora de servir.
Quem adora chocolate, não resiste a uma colherada de doce, com o aveludado cremoso que só chocolate tem. E quem, como eu, adora contraste de texturas, ainda ama o crocante que vai por cima do fondant. É aquela combinação de chocolate e crocante que sempre agrada.
Sugeri servir com o crocante pra deixar a sobremesa ainda mais emocionante e chiquezinha, mas dá pra fazer só a parte do fondant e ficar com uma sobremesa que é puro chocolate. O fondant sem qualquer decoração já é lindo, mas dá pra finalizar com raspas de chocolate.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- manteiga sem sal em temperatura ambiente e bem macia;
- chocolate meio amargo;
- gema;
- açúcar;
- leite;
- essência natural de baunilha (que tal preparar a sua essência natural caseira?);
- castanha-do-Brasil/Pará;
- mel;
- sal.
A receita é simples de preparar, só tem algumas etapas que merecem cuidados.
A manteiga tem que estar bem macia e nunca derretida.
É preciso picar o chocolate em pedaço pequenos e uniforme pra que ele derreta rápido.
O leite com a gema e o açúcar não podem ferver, é preciso tirar a panela do fogo assim que a espuma sumir e o creme engrossar e cobrir o dorso da colher. E o creme bem quente tem que ir direto pra tigela do chocolate, que vai derreter na hora.
Essa mistura de chocolate precisa esfriar por mais ou menos 30 minutos antes de juntar a manteiga. Se ela estiver quente, a manteiga vai derreter, a gordura vai se separar e o doce vai perder o aveludado que é delicioso.
O creme pronto vai pra uma fôrma média qualquer, retangular ou redonda (de 18 a 20 cm de diâmetro), ou pra 6 forminhas individuais grandes, que não precisam ter fundo removível (desenformar é muito simples, depois explico). O doce enformado vai pro freezer de 3 horas ou por até 1 semana.
Meia hora antes de servir, basta retirar o doce do freezer, mergulhar a fôrma até meia altura numa panela com água fervente por uns 30 segundos e desenformar. Dá pra ver o doce se soltando da fôrma assim que a fôrma entra em contato com a água, fácil mesmo.
Desenformado, o gelado pode voltar pro freezer ou pra geladeira por uns 15 minutos pra servir em seguida. Sempre deixo na geladeira por 15 minutos antes de levar à mesa, assim o gelado fica mais fácil de fatiar.
Sinceramente, acho que não precisa, mas o fondant vai bem com o creme inglês com mel.
Outras receitas pra quem ama chocolate: sorvete de chocolate caseiro, torta macia e deliciosa de chocolate, vapt-vupt gelado de chocolate e suspiro e flan delicioso de chocolate com calda de chocolate.

INGREDIENTES
- GELADO
- 200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente e bem macia
- 200 g de chocolate meio amargo grosseiramente picado
- 1 gema
- 1/3 de xícara de açúcar (50 g)
- 2/3 de xícara de leite (160 ml)
- 1 colher (sopa) de essência natural de baunilha (15 ml)
- CROCANTE
- ½ xícara de castanha-do-Brasil grosseiramente picada (65 g)
- ¼ de xícara de mel (50 g)
- 1 pitada de sal
Preparo
Gelado
- Bata a manteiga até ficar bem fofa e cremosa, reserve.
- Coloque o chocolate numa tigela média e reserve.
- Numa tigela, misture a gema, metade do açúcar e reserve.
- Aqueça o leite com o restante do açúcar e a baunilha.
- Quando ferver, despeje na tigela da gema, misture, volte com tudo pra panela e, sempre mexendo com uma espátula, deixe no fogo apenas até a espuma sumir, surgirem bolhinhas nas laterais, o creme engrossar e cobrir o dorso da colher, mas sem ferver.
- Imediatamente, despeje o creme quente na tigela do chocolate e mexa até obter uma mistura lisa e brilhante.
- Espere amornar e, com delicadeza, junte a manteiga.
- Coloque a mistura numa fôrma de uns 20 cm de diâmetro ou em 6 forminhas individuais grandes. Não precisa ser de fundo removível e nem anti-aderente, pode ser uma fôrma comum. Leve ao freezer por pelo menos 3 horas, ou até por 1 semana.
Crocante
- Separe um tapete de silicone ou unte com manteiga uma superfície de mármore de uns 40 cm ou corte um quadrado de papel manteiga do tipo assa fácil (o papel tem que ser bom pra não grudar, se for papel manteiga comum o crocante vai grudar e dar errado).
- Coloque as castanhas numa frigideira seca e vazia e aqueça até que estejam secas e perfumadas.
- Junte o mel e o sal, misture e deixe no fogo por uns 3 minutos, até ficar com cor de caramelo bem dourado.
- Despeje tudo no silicone e deixe esfriar por uns 30 minutos.
- Descole a placa de crocante do silicone, passe pra uma tábua e, com uma faca afiada, pique em pedaços miúdos.
- Guarde o crocante por até 2 dias num pote fechado e seco, depois disso ele começa a melar.
Finalização
- Meia hora antes de servir, retire a fôrma do freezer e mergulhe com cuidado numa panela com água fervente por uns 30 segundos no máximo. Na mesma hora, o gelado vai se soltar totalmente do fundo e das laterais da fôrma, parece mágica.
- Desenforme sobre o prato de servir e leve à geladeira por uns 30 minutos pra chegar à temperatura de cortar em fatias.
- Na hora de levar à mesa, espalhe o crocante sobre o gelado.
Sugeri servir com um crocante de castanhas preparado com mel, que fica bom e lindo, mas, se quiser, sirva também com chantilly de verdade ou com a receita de creme inglês com mel.
NOTAS
Prepare o gelado com até 1 semana de antecedência e desenforme meia hora antes de servir. Acredite, o gelado desenforma com muita facilidade, só mergulhar a fôrma por no máximo 30 segundos na água fervendo.