RECEITA DE LASANHA DE COGUMELOS DELICIOSA
Hoje tem uma lasanha de cogumelos com molho branco e queijo que é demais de deliciosa, perfeita pra quem ama lasanha (e tem muita gente assim), pra quem ama cogumelo e pra quem ama queijo.
Ela vai bem no dia a dia, naqueles momentos em que a gente quer uma refeição mais chiquezinha pra aquecer o corpo e o coração. Mas ela também é perfeita pra receber, já que cogumelos fazem sucesso sempre.
Aqui Na Cozinha da Helô tem uma receita fácil de fazer de lasanha à bolonhesa simples, ou lasagna alla bolognese, que é o nome italiano tradicional. No Cozinhando para Amigos (2005) eu dou uma receita de lasanha à siciliana deliciosa (qualquer hora dessas coloco aqui no site) e também faço bastante uma lasanha de espinafre. Mas hoje é dia de lasanha de cogumelo com molho branco que todo mundo adora ou molho béchamel e bastante queijo.
Fazia um bom tempo que não fazia a receita de hoje, mas recebi uma sacola gigante de Portobello dos Cogumelos Paraitinga há uns dias, o friozinho pedia um prato quente e cremoso e resolvi preparar a lasanha. Depois, corri pra anotar tudo, escrevi o post e pronto.
Além de deliciosa, a lasanha ainda é um prato único perfeito, no máximo pede um pão italiano e uma salada de folhas. E a de hoje ainda é uma lasanha vegetariana, deixa muita gente feliz.
Ainda é uma receita prática, dá pra levar ao forno e servir em seguida, mas dá pra guardar a lasanha já montada na geladeira por até 3 dias e levar ao forno pra assar e gratinar antes do almoço ou do jantar. Dá também pra deixar assada, só pra aquecer, mas ela pode ficar mais seca.
Testei algumas versões de lasanha de cogumelos até chegar à receita que eu queria. A maioria ficava com um molho branco básico com queijo e alguns cogumelos espalhados alternados com a massa.
Eu queria uma lasanha com muito gosto e muita textura de cogumelos e achei que conseguiria tudo isso se aproveitasse os cogumelos ao máximo e cuidando de cada parte dele de uma forma. Fazendo desse jeito, consegui um molho com sabor concentrado de cogumelos usando os talos firmes e a camada de cogumelos fiz com as fatias finas dos chapéus. Vou te explicar em seguida.
INGREDIENTES
A lista de ingredientes:
- Cogumelos frescos (usei Portobello, mas a lasanha também fica gostosa só com paris, shiitake ou shimeji, tanto com um tipo só, como uma mistura de cogumelos )
- manteiga;
- cebola (mas também pode ser alho-poró);
- alho;
- farinha de trigo;
- leite;
- louro;
- salsinha e cebolinha;
- massa pra lasagna em folhas secas das já pré-cozidas (mas, se preferir, use massa fresca);
- queijo mussarela em fatias finas ou ralado grosso (mas fica muito gostoso acrescentar 100 g de gorgonzola esfarelado)
- queijo parmesão ralado
- sal e noz-moscada.
Dá pra fazer a lasanha com qualquer cogumelo fresco, como Portobello, paris e shiitake dão molhos mais emocionantes e até com shimeji.
Pode ser só um tipo de cogumelo ou uma mistura, mas é importante usar uma quantidade grande deles ainda crus, pois cogumelos murcha, muito, quase que somem na panela e, como a lasanha é de cogumelo, se faltar cogumelo ela vai ser lasanha de quase nada.
Antes de mais nada, é sempre importante lembrar que a limpeza dos cogumelos merece muita atenção. Isso acontece porque, ao contrário de outros vegetais que podem ficar de molho em água, eles perdem em sabor e em textura quando isso acontece, são meio que como esponja, encharcam e perdem a graça.
Quando tenho cogumelos limpíssimos e de procedência confiável, eu esfrego um a um bem de leve com uma escovinha macia, ou com um pano. Quando eles têm um pouco de terra, passo rapidamente sob a água da torneira só pra soltar essa terra e sigo com a receita.
Com uma boa massa seca e pré-cozida, a lasanha fica deliciosa, nada pesada e nem grudenta, vai direto no molho pro forno sem precisar de qualquer etapa de fogo. No forno é rápido, mas pode variar um pouco dependendo do forno, do refratário e da umidade do molho também.
Mas se quiser fazer a sua massa abrindo as lâminas bem finas, a lasanha fica ainda melhor. Qualquer hora dessas, eu farei um post sobre massa fresca simples.
Por enquanto, se quiser fazer em casa, prepare só a massa como eu ensino no post da massa fresca com mel, presunto curado e queijo, deixando de lado as ervas que coloquei pra dar frescor, aroma e verde e corte em faixas mais largas.
Os queijos – mussarela e parmesão – são essenciais pro sucesso da lasanha, use os melhores que puder. A mussarela tem que ser saborosa e derreter bem, aquelas borrachentas não funcionam. Se puder, use parmesão ralado na hora, é outra coisa. Uns 100 g de gorgonzola esmigalhado deixam o molho mais saboroso ainda.
Atenção com o sal, pois queijos são salgados, deixe pra ajustar o sal do molho no final.
Noz-moscada: usei porque tem tudo a ver com béchamel e com cogumelos, e eu adoro, vale a pena experimentar.
PREPARO DO BÉCHAMEL
O molho béchamel, que eu ensino a preparar passo a passo no post molho branco que todo mundo adora, é a base da lasanha de hoje. As diferenças: usei uma quantidade maior de leite pra conseguir um molho mais leve e acrescentei 1 folha de louro pra perfumar.
Pra preparar, eu coloco a manteiga e a farinha numa panela média, aqueço e, sempre mexendo com um batedor de arame e fazendo um 8 pra raspar todo o fundo, misturo até obter uma pasta amarelada e borbulhante.
Junto o louro e o leite de uma vez e, sem parar de mexer, espero ferver e engrossar, depois cozinho por mais uns 5 minutos pra apurar o sabor, então acerto o sal (sem exagero, pois os queijos são salgadinhos), junto a noz-moscada, retiro do fogo e deixo esfriar antes de usar.
Pra adiantar a vida, às vezes preparo o molho na véspera e guardo na geladeira. Antes de usar, acerto a consistência com um pouquinho de leite, pois ele firma bastante.
COGUMELOS
Enquanto o béchamel amorna, eu cuido dos cogumelos já limpos.
Então vem o pulo do gato pra conseguir a lasanha com gosto de cogumelos pra valer. Separo os talos dos chapéus e uso as duas partes, só preparo de formas diferentes porque elas têm características diferentes.
O talo, que é mais firme e muito saboroso, entra bem picadinho no molho, deixando o gosto e a textura dos cogumelos bem concentrados. O chapéu, que é mais delicado, vai em lâminas e entra na lasanha como camada acima da massa
Começo picando os talos em pedacinhos miúdos, que não precisam ser perfeitos, só pequenos, e reservo. E, depois, pico os chapéus em fatias finas e deixo de lado.
Separo uma frigideira grande, aqueço metade da manteiga e um fio de azeite e junto a cebola, espero começar a dourar e acrescento o alho.
Quando o alho perfuma, junto o cogumelo picadinho, sal, pimenta, diminuo o fogo e deixo cozinhar por uns 5 minutos, até amaciar e quase secar. Então, misturo metade da cebolinha e da salsinha picadas e coloco na panela do béchamel.
Na mesma frigideira, eu coloco o restante da manteiga, as fatias finas dos chapéus dos cogumelos, sal e pimenta e deixo murchar por uns minutos e começar a dourar. Então retiro do fogo e reservo.
Coloco metade do parmesão na panela do béchamel (quando uso gorgonzola, misturo também nessa hora) e acerto de novo o sal.
MONTAGEM, FORNO E SERVIR
Com o molho pronto e o cogumelo fatiado dourado chega a hora de montar a lasanha. Dá pra montar, assar e servir. E também dá pra montar na véspera, ou com até 3 dias de antecedência, deixar na geladeira pra assar e gratinar antes de levar à mesa. Quer dizer, tudo prático. Se a lasanha estiver gelada, o tempo de forno sobe pra uns 45 minutos.
Quando vou montar e servir, eu já coloco o forno pra aquecer a 180ºC (médio), enquanto monto a lasanha. Se já estiver com ela montada, aqueço o forno por uns 10 minutos e levo a lasanha pro forno.
Separo um refratário médio e monto a lasanha alternando camadas de molho de cogumelo, massa, cogumelo dourado, molho, mussarela, massa, molho, massa e molho com parmesão por cima. Importante: quando sinto que o molho está muito grosso, rego as camadas de massa com mais ou menos 1/3 de xícara de leite por camada.
A lasanha tem que ir pro forno aquecido em temperatura média pra que ela asse por dentro, sem ficar molenga em pesada, e pra dourar e gratinar como se deve por cima e fazendo casquinha nas bordas. Com forno quente demais, ela doura muito rápido e não fica macia por dentro.
O tempo de forno costuma ser de uns 30 minutos, depende do refratário e do forno de cada um. Pra testar, espeto a lâmina de uma faca bem no centro da lasanha, conto até 10, retire, encosto o dedo na lâmina, que deverá estar bem quente.
Lasanha é prato pra servir quente, saindo do forno. Pra acompanhar, nada como uma salada de folhas com um molho clássico (veja o nosso post molhos de salada deliciosos e pra variar) e um pão. Faço bastante o pão maravilhoso na panela de ferro, que é fácil e usa fermento biológico, que todo mundo pode ter em casa, mas dá pra comprar um de fermentação natural gostoso.
Molho béchamel Cogumelos Montagem e finalização Notas: Outras receitas no estilo prato único aqui Na Cozinha da Helô lasanha à bolonhesa simples, moussaka de berinjela grega, escondidinho de carne seca com mandioca e escondidinho de batata e carne moída. Notas: Pra adiantar a vida, deixe a lasanha já montada na geladeira por até 3 dias e asse antes de servir.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS