RECEITA DE MOUSSE DE GOIABA MUITO FÁCIL
Há uns dias, resolvi fazer uma sobremesa com 4 goiabas bem maduras da fruteira. Pensei na básica de flan de frutas usando as goiabas, mas acabei mudando de ideia e vou te explicar o motivo. Mas o fato é que o doce ficou delicioso e, com certeza, vou repetir quando receber mais gente no verão.
Cortei as goiabas ao meio, coloquei no liquidificador com casca e sementes e juntei ½ xícara de água pra bater. Quando virou um suco grosso, passei pela peneira, descartei as sementes (que foram pras galinhas). Só que as goiabas eram grandes e, com a água que tive que acrescentar pra bater, fiiquei com 2 e ½ xícaras de um suco bem grosso.
Era muito pra fazer um flan, ainda mais pensando que o tanto de líquido ainda aumentaria com os outros ingredientes.
Duas opções: ficar com o doce mais mole e aerado colocar em copos ou numa tigela pra cada um se servir, ou aumentar a quantidade de gelatina, enformar e depois desenformar.
Fiquei com o doce mais mole, ou seja, deixou de ser flan e virou mousse, só que mousse sem clara em neve e com um tanto de creme de leite, bem leve mesmo, quase espuma.
O tempo esquentou e o doce caiu bem como sobremesa quase de verão. Delícia!
INGREDIENTES E RECEITA
A lista de ingredientes é bem simples e pequena, tudo a gente encontra em qualquer mercado:
- goiabas bem maduras;
- gelatina incolor em pó sem sabor;
- água gelada e água fervente;
- leite condensado (pode ser sem lactose);
- creme de leite (pode ser de lata ou de caixinha e sem lactose),
A goiaba é tudo na receita, se não estiver madura e saborosa o doce vai ficar sem graça, não tem milagre. Nesse caso, melhor esperar uns dias pra fazer a sobremesa no momento certo.
Dá pra usar até aquelas goiabas mais manchadas, macias e até com uns amassadinhos, só descartar as partes machucadas.
Começo batendo as goiabas só cortadas ao meio, com casca e tudo, e ½ xícara de água no liquidificador até virar um suco bem grosso.
Passo pela peneira espremendo bem e até sobrarem só as sementes (uso pras galinhas, mas acho que funciona colocar na composteira, ou lixo orgânico mesmo). Volto com o suco pro liquidificador e reserve.
Coloco a gelatina numa tigelinha com a água gelada e deixo hidratar por 1 minuto, depois junto a água fervente e misturo até dissolver completamente.
Coloco no liquidificador o leite condenado, o creme de leite e a gelatina e bato pra conseguir uma mistura leve e homogênea.
Despejo a mistura nos copos (usei 6 grandes, mas podem ser 8 menores ou 1 tigela média) e levo à geladeira pra firmar por umas 2 horas, é rápido porque não tem que desenformar. A mousse fica perfeita por 24 horas, depois muda um pouco de cor e perde um pouco do frescor, mas continua gostosa por uns 2 dias.
Sobremesa fácil e rápida, né?
Outras sobremesas rápidas e fáceis aqui Na Cozinha da Helô: flan de abacate com limão e hortelã, vapt-vupt gelado de chocolate e suspiro e crumble de maçãs da HelôOutros doces com frutas frescas aqui Na Cozinha da Helô: flan de abacate com limão e hortelã pra todo dia.
Com goiaba: bolo de goiaba fresca de liquidificador, flan Romeu e Julieta muito fácil de fazer, goiaba em calda orelhinha e cuca de goiabada gostosa.
Dicas: Outras sobremesas rápidas e fáceis aqui Na Cozinha da Helô: flan de abacate com limão e hortelã, vapt-vupt gelado de chocolate e suspiro e crumble de maçãs da Helô Uma sobremesa refrescante, gostosa e bem brasileira tanto pra servir no dia a dia, como pra receber.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS