RECEITA DE MOUSSE DE JABUTICABA
Se você gosta de sobremesas com frutas e ama jabuticaba, acho que vai se apaixonar pela mousse de hoje. Ela fica linda, refrescante e tem o azedinho doce delicioso e irresistível dessa frutinha tão brasileira.
Como, em casa, todo mundo ama jabuticaba, aproveito o tempo dela pra fazer mil coisas, ainda mais quando estou na fazenda e a quantidade de fruta é gigante. Na verdade, é tanta jabuticaba que, apesar de usar bastante, todo mundo que passa por perto leva um monte e ainda sobra demais.
Nessas épocas – normalmente umas duas vezes por ano – faço muito licor de jabuticaba caseiro e muita geleia de jabuticaba caseira, além de calda de jabuticaba linda e gostosa pra servir com sorvete, bolo de jabuticaba que é pura jabuticaba, pudim de jabuticaba delicioso, molho de jabuticaba pra servir com folhas verdes e grelhados e dos sorvetes (vario bastante, se num dia faço o sorvete de jabuticaba muito fácil, no outro preparo o sorvete muito lindo de jabuticaba).
Se estou em São Paulo sem jabuticabeira por perto (na casa da Traipu tinha uma gigante, mas agora não estou mais lá), compro algumas caixinhas no mercado e faço alguma coisa também.
Há uns dias, comprei duas dessas caixinhas no sacolão, fiz uma quantidade pequena de geleia e resolvi fazer uma sobremesa pra ter um docinho durante a semana e pensei numa mousse que já havia feito há uns 4 anos pra um trabalho sobre jabuticabas, fui atrás e achei.
Na verdade, eu me lembro bem de quando, na época, testei algumas receitas básicas de mousse, que pediam só pra bater as jabuticabas e coar, mas ficavam sem gosto e ainda pegavam na boca. Fiz os testei e, usando a técnica que uso sempre de aquecer as bolinhas pra extrair a polpa, a receita ficou perfeita.
Acabei me esquecendo da mousse, mas fiz no sábado e adoçou a vida. Sobremesa boa pro dia a dia e, também, pra deixar uma mesa mais chiquezinha mais linda com a cor maravilhosa da jabuticaba e deliciosa.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é pequena:
- jabuticaba;
- gelatina em pó incolor sem sabor;
- água;
- leite condensado;
- clara.
Além da jabuticaba, que é fruta de época, os ingredientes da lista são muito simples de providenciar.
Como falei em quase todas as receitas com jabuticaba que estão aqui Na Cozinha da Helô, conseguir sabor intenso de jabuticaba foi uma tarefa com muitos testes.
Quando, há muitos anos, cheguei ao método de extrair a polpa aquecendo as bolinhas, depois batendo e passando pela peneiras, passei a usar em muitas receitas com sucesso sempre. É fácil e funciona mesmo.
Coloco as bolinhas de jabuticaba numa panela média e esmago com as mãos pra estourar a maioria delas, se sobrarem algumas, tudo bem. Sem acrescentar água ou qualquer outra coisa, aqueço e deixe no fogo por uns 5 minutos, até surgir um líquido rosado.
Transfiro as bolinhas estouradas com casca, polpa e líquido pro liquidificador e bato até obter uma pasta homogênea, mas que ainda terá uns pedacinhos de casca.
Passo essa mistura por uma peneira sem espremer muito pra não “pegar na boca”, descarto essa massa de casca e caroço e uso só a polpa linda. Junto o leite condensado à polpa e reservo.
Coloco a gelatina numa tigelinha com a água gelada e deixo descansar por uns 2 minutos, depois misturo a água fervente, mexo até dissolver e junto ao creme de jabuticaba, reservo.
Com a batedeira, bato as claras em neve até que estejam bem firmes e crescidas. Com muita delicadeza, pois só assim a gente consegue uma mousse bem leve e aerada, incorporo as claras ao creme de jabuticaba.
Transfiro pra uma tigela média, ou pra 6 potinhos individuais, cubro com filme plástico e levo à geladeira por pelo menos 3 horas pra firmar (a sobremesa continua perfeita por até 3 dias na geladeira).
Outras receitas de mousses e cremes gelados fáceis de fazer aqui Na Cozinha da Helô: Flan de abacate com limão e hortelã, mousse de goiaba com goiaba fresca, como fazer creme gelado de maracujá e creme gelado de bacuri paraense.
Outras receitas de mousses e cremes gelados fáceis de fazer aqui Na Cozinha da Helô: Flan de abacate com limão e hortelã, mousse de goiaba com goiaba fresca, como fazer creme gelado de maracujá e creme gelado de bacuri paraense. INGREDIENTES
Preparo
4 Comentários
Oi Helô! Primeiramente desculpe a intimidade, mas é que estou entrando tanto na sua página que já estou me sentindo assim. Por quê? Por causa da nossa querida do momento: a jabuticaba!
Já fiz o seu bolo, os dois sorvetes, o pudim, a calda, e ontem quando entrei tive a surpresa da mousse, que estou doidinha pra fazer. Será a próxima! Tudo que fiz até agora seguindo suas receitas (e dicas) está saindo certinho e delicioso! Todos da família aprovam!
Agora estava aqui tirando os caroços das cascas das jabuticabas que sobraram da calda e pensei se você teria uma receita (ou dica) para aproveitá-las. Pensei em cristalização. Como faço para cristaliza-las? Poderia me ensinar?
Aproveito para parabeniza-lá pela página e agradecer sua generosidade em nos ensinar.
Muito obrigada!
Eldice, boa noite!
Quanto carinho, obrigada! Não tem do que se desculpar, a jabuticaba nos uniu! Bom saber que você está aproveitando as receita.
Serei muito sincera: no ano passado, tentei cristalizar e também tentei desidratar, mas não fiquei feliz com os resultados, ficaram muito duras, com jeito de couro. Prometo que, na próxima safra, tentarei de novo e posto assim que ficar satisfeita.
Estou sempre por aqui, só mandar mensagem quando quiser.
Beijo, Helô
Boa noite, Helô! Obrigada pela atenção! Espero que consiga! Vou aguardar…
Pode deixar! Beijo, Helô