A receita de pão de leite japonês ou hokkaido ou shokupan
Quem gosta de pães bem macios tem que experimentar essa receita de pão de leite Hokkaido (ou shokupan). O pão fica com gosto de leite, delicioso e bem fofinho, perfeito pra servir no café da manhã, no lanche e como sanduíche e, depois de uns dias, ainda se transforma em torradas saborosas.
Há uns seis anos, a Ana, minha filha mais nova, veio me mostrar uma receita japonesa de um pão muito macio, conhecido por hokkaido (ou Hokaido como aparece em vários lugares) ou por pão de leite japonês. É claro, eu quis testar.
Fui estudar um pouco e achei algumas versões, quase todas começando com um mingau preparado com água e farinha, que chama de tangzhong e ajuda no crescimento e deixa o miolo com uma consistência única.
Umas receitas levavam manteiga, outras não, algumas pediam leite em pó, creme de leite ou leite condensado além do leite pra conseguir um sabor ainda mais acentuado.
Testei uma meia dúzia de versões e fiquei uma adaptação que leva creme de leite no lugar da manteiga e, além do leite, ainda pede leite em pó (se não tiver leite em pó, substitua por 3 colheres de sopa de leite condensado).
Acreditem, não é excesso de leite e, o leite em pó e o creme de leite são mesmo importantes (aliás, até mesmo a única colher de sopa de leite condensado que entrava numa das receitas que testei já fazia diferença no sabor e na textura do pão). E então cheguei a essa receita de pão de leite macio.
O PREPARO
O preparo do pão é um pouco diferente do de sempre, mas é ele que deixa o pão tão especial.
Primeiro, a gente faz o tangzhong, que é a base da massa. Pra isso, eu coloco a água e 1/3 de xícara de farinha numa panelinha, aqueço e, sem parar de mexer, cozinho até ferver e conseguir um mingau bem grosso e translúcido. Deixo esfriar por uns 10 minutos.
Enquanto o mingau esfria, eu separo os outros ingredientes. Depois coloco num tigela umas 5 xícaras de farinha, o açúcar, o sal, o leite em pó, os ovos, o leite, o creme de leite e o mingau e misturo até conseguir uma massa homogênea e que se solte das mão. Vou acrescentando o restante da farinha restante aos pouquinhos e se necessário.
Depois, eu cubro a massa com filme plástico, ou com um pano limpo, e deixo crescer por umas 2 horas, ou até dobrar de volume.
Em seguida, eu separe duas fôrmas médias pra bolo inglês, unto com manteiga e vou modelar os pães.
O pão é moldado como um cilindro, mas sim de um jeito muito especial, que não só o deixa lindo, como ainda faz com que tenha a mesma textura dos pãezinhos ou bisnagas assados bem juntos e que, no momento em que são separados, soltam lascas fofíssimas de miolo, como se fossem véus. Cada pão terá 4 gomos, você vai ver.
Divido a massa em 8 partes iguais pra modelar uma por vez. Pra isso, eu polvilho a bancada com um pouco de farinha e, com um rolo e abro uma parte formando um retângulo de uns 10x20cm.
Dobro esse retângulo ao meio, abro de novo, dobro mais uma vez, dobro mais uma vez, abro uma última vez e enrolo como um rocambole a partir de um dos lados menores. Aperto a abertura grande pra fechar o rolinho e faço a mesma coisa com as outras partes da massa.
Então, coloco 4 rolinhos em cada fôrma deixando com os lados das aberturas pra baixo, cubro com filme plástico e deixo crescer por mais 1 hora, até dobrar de volume.
Depois, pincelo com a gema e asso no forno a 180°C (médio) por uns 40 minutos, até conseguir pães crescidos, firmes e dourados de todos os lados.
Quanto ao tamanho da receita, decidi por uma quantidade de massa que rende dois pães, pois um só é pouco, acaba em segundos.
Depois de assado, o pão tem que descansar e 1 hora antes de servir, pois só depois desse tempo a textura fica como tem que ser.
A crosta do pão fica grossinha e brilhante pela gema, mas quando a gente puxa e separa dois gomos a impressão é de que o miolo é de algodão.
Eles se soltam de uma forma tão linda que ninguém precisa de faca, a não ser que se queira dividir um gomo ao meio pra rechear e montar um sanduíche.
O pão continua macio por uns 3 dias, depois ele seca, mais vai bem na torradeira ou na chapa com manteiga.
Pra acompanhar, nada como manteiga, geleia caseira de amora e framboesa, geleia de morango caseira, geleia de maçã simples e ricota fresca cremosa.
Gosta de pão com miolo macio? A receita de pão de leite aqui do site é deliciosa também.
Pra acompanhar, nada como manteiga, geleia caseira de amora e framboesa, geleia de morango caseira, geleia de maçã simples e ricota fresca cremosa. Não vale a pena diminuir a receita, melhor assar dois pães médio e, se for o caso, congelar um deles pra servir quando der vontade.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
83 Comentários
OTIMA RECEITA ESTOU CONSEGUINDO FAZER GRAÇAS SEU ARTIGO PARABENS MUITO OBRIGADA
Que bom que gostou, Bianca! Beijos
Não consigo parar de olhar para este pão.
KKKKK
Oi, Elza! Ele é tudo de bom, né? Beijos
Estava a procura dessa receita,pois no YouTube só tem uma receita c legenda,mas o tangjong é c leite,e precisa ficar na geladeira por 6 hs e tirar 1 hr antes de fazer a massa do pão. Vou fazer a sua primeiro,e depois tentarei a outra. Gratidão a vc , por publicar essa receita!
zuleika, que bom que você encontrou a receita. eu adoro esse pão! espero que você goste. depois me conte! bjs
Você acha que dá pra adaptar essa receita pro fermento de litro?
Oi, Luisa! Você gostaria de saber se pode ser o fresco de tabletes? Se sim, pode, é só substituir 1 sachê por 2 tabletes de 15g cada), mas se for a base fermentada que é mais líquida, a estrutura da receita muda e é preciso adaptar. Espero ter ajudado! bjs
Olá . Fiz e a massa não deu ponto , somente após adicionar óleo deu certo e ficou maravilhosa. Obrigada pela receita. Beijos.
Oi, Glaucia! Fico feliz em saber que gostou do receita, esse pãozinho é uma delícia! Bjs
Oi, querida.
Parabéns por suas mães de fada.
Só uma duvida: o que eu faço com o mingau da agua com a farinha?
Quero muito fazer esse pão hoje.
abraço terno,
Margarida.
Oi, Margarida! Obrigada pelo carinho!! Depois que você tirar o mingau do fogo, junte a farinha e continue a receita como está escrita. Espero ter ajudado! Bj
Oi Helo, Deus abençoe você por ter descoberto essa maravilha, já vi esse pão no Instagram meu sonho é tentar reproduzir essa receita e encontrei a sua. Você poderia me explicar uma coisa? Você diz assim…
*Coloque 4 rolinhos em cada fôrma deixando o lado da abertura pra baixo, cubra com um pano e deixe crescer por mais 1h, até dobrar de volume.*
São 4 rolinhos em uma só forma ou 1 em cada forma de pão?
Obrigada, vou tentar mas fiquei curiosa nessa parte, me ajude quero que fique perfeito!
Oi, Roberta! Os 4 rolinhos ficam juntos, pois crescem e ficam daquele jeito meio colado que quando a gente puxa soltam fios de massa, que são lindos e delicados! Espero ter ajudado! Bjs
Não consegui fazer!!! Segui certinho a receita!! Ficou duro.. alguém pode me ajudar!!
Oi, Eliene! Sinto muito que não tenha dado certo. Talvez o fermento não era muito novo, ou tenha tido trabalho na massa em excesso, ou o tempo de repouso ou a temperatura do forno, muitas possibilidades… Mas não desista e tente de novo com um fermento mais novo e me conta como ficou. Espero ter ajudado! Bjs
Olá, gostei muito dessa receita, poderia substituir o creme de leite fresco pelo creme de leite de lata?
Oi, Natália! Pode sim, de lata ou caixinha. Bjs
Olá Helô. Fiz seu pão. O mais macio do mundo. Fiz sábado passado e ñ tirei foto. Amanhã farei novamente, então posto, espero que tudo dê certo. Pão melhor do mundo.
Bjs
Oi, Eneida! Fico muito feliz que tenha gostado do pão, estou ansiosa para ver a foto! bjs
Olá, grata por vc compartilhar essa delicia, amo comer e fazer pão e essa receita fiz ficou maravilhosa.
Oi, Nay! Obrigada você por acompanhar o site e fico feliz que tenha gostado da receita. Bjs
Posso cilindra o pão?
Oi, Poliana! Você pode sim passar pelo cilindro, mas é acho que a operação só se justifica quando a gente faz quantidades maiores de massa. Espero ter ajudado! bjs
Querida Helô,
É possível congelar esta massa? Caso possível, quais os procedimentos?
Oi, Joselia! Então, como a massa é simples, nunca experimentei congelar pra assar depois. Acho que deve funcionar, mas não posso garantir. Se testar, conte pra gente, hein! bjs
Ainda vou fazer o.pao minha nora fez ficou delicioso
Oi, Marlene! É muito bom, né? Quando fizer, me avisa, hein… Bjs
Mas vou tentar novamente. A xícara é a 240 ml, pra a receita toda?
Oi, Rafaella! Não tem óleo na receita mesmo. Quanto ao tamanho da xícara, usamos sempre xícaras de medida padrão, que é 240ml. Sugiro que assista esse vídeo que fiz justamente sobre medidas, https://www.youtube.com/watch?v=e7KNtOCRTWE. Espero ter ajudado! bjs
Helô parece delicioso!
Que tal voce fazer um vídeo passo a passo de como fazer este pai?
Me informe se fizer.
Oi, Célia! É uma boa ideia! Quem sabe… Sugiro que se inscreva no meu canal e acompanhe! bjs
Olá Helô, já fiz essa receita várias vezes inclusive fiz recheado com presunto cosido e mussarela e ficou divinooo. Gratidão, gostaria que vc trouxesse uma de pão salgado cpm casquinha crocante. Abraço
Oi, Nay! Que coisa boa! Obrigada você por me acompanhar! Sugiro que dê uma olhada nas outras receitas de pães aqui do site, acho que você conseguirá encontrar o que procura! bjs
Posso sovar a massa na batedeira?
Oi, Cida! Dá sim!! Bjs
Oi Belô, td bem? Você tem vídeo dessa receita? Obrigada
Oi, Elyane! Tenho de outra receita de pão de leite, é só acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=uHisZJLn3cE. bjs
Esse mingau com a farinha serve para qualquer pão ?pelo que eu entendi ele melhora o miolo é isso ?
Oi, Júlia! O mingau deixa o miolo muito macio e é muito utilizado em receitas de pães orientais. O método poderá ser usado em outras receitas, mas será preciso testar e adaptar as proporções de líquidos/farinha. Espero ter ajudado! bjs
Boa tarde!
Nesse tempo de quarentena, buscando uma boa massa de pão, cheguei à sua… e já me encantei pela foto!
Mas tenho duas perguntas, por favor:
1. posso utilizar batedeira;
2. podem ser assados em tabuleiro comum?
Grata!
Cátia, boa Tarde!
Que bom que você gostou da receita. Aqui, Na Cozinha da Helô, a gente faz de tudo pra dar receitas que são sempre testadas e que dão certo.
Pode sim usar a batedeira, ela ajuda bastante na hora de bater a massa.
Pode, também, usar qualquer tabuleiro, tanto de alumínio comum, como com revestimento anti-aderente.
Um abraço, Helô
Fui fazer a receita de pão de Hokkaido…
Depois que comecei a bater o pão, a massa não descolava da tigela, fui reler o modo de preparo e vi que a manteiga deveria ser colocada aos pedaços. Que manteiga? Na lista de ingredientes não tem manteiga! Como vou, sequer, saber a quantidade.
Na hora em que fui colocando farinha de trigo, percebi lá pela quarta xícara que já tinha atingido os 70% do pacote, ou seja, 700gr. Depois de terminar o pão tive a curiosidade de olhar em VÁRIOS conversores de medida e descobri que 700gr. de trigo correspondem a uma medida entre 4 e 5 xícaras, ou seja, a conversão de vocês está completamente equivocada.
No final eu acabei colocando 1kg de trigo e uma quantidade desconhecida de manteiga, tentando fazer o pão descolar da tigela. Não descolou. Desisti e botei a massa molenga em formas untadas esperando crescer, afinal seria impossível de modelar. O pão está demorando uma eternidade pra crescer porque foi fermento para 700gr de farinha de trigo, mas ele tem 1kg inteiro de farinha. Além disso, não houve nenhum procedimento para despertar o fermento, ou seja, isso aumenta MUITO o tempo crescendo.
Vocês deveriam se envergonhar de publicar uma receita COM INGREDIENTES CAROS sem testar, sem converter medidas apropriadamente e sem revisar o texto, afinal, o modo de preparo não condizia com os ingredientes.
Yardena
Yardena, boa tarde! Ficamos tristes com a sua experiência ruim.
Somos muito criteriosas no nosso trabalho, testamos sempre várias vezes cada receita, depois fazemos novamente para foto e só depois disso publicamos.
As medidas usadas são consideradas “padrão”, usamos conjunto medida considerado padrão e que é o mais clássico e usado pelos autores da maior parte dos livros e sites de culinária. A questão ” medidas” é tão complexa que fizemos até um vídeo para o YouTube chamado ” medidas na cozinha”.
As conversões 1 xícara de farinha = 120 g; 1 xícara de açúcar = 150 são medidas padronizadas. A nossa xícara padrão tem volume de 240 ml.
Em pães, a quantidade de farinha é sempre aproximada, pois a umidade do ar, a forma de armazenamento e moagem da farinha fazem com que a massa necessite de um pouco mais ou menos. Ou seja, apenas por exemplo, se pra uma massa eu costumo necessitar de 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, costumamos colocar entre parênteses (240 g, aproximadamente).
Por fim, acreditamos que deve ter acontecido uma confusão entre as receitas: o Pão de leite (que tem vídeo no YouTube), leva manteiga em temperatura ambiente e que ela é colocada sempre aos pouco enquanto se bate.
A receita do pão de leite macio de mais (Hokkaido) não leva manteiga, você pode conferir na relação de ingredientes e no texto.
Temos, sim, o maior respeito pelo nosso público.
A gente entende que essas coisas acontece…
Verifique as duas receitas e verá que são diferentes e, pelo que sentimos, você acabou misturando as duas.
Qualquer outra coisa, estaremos sempre por aqui.
Abraços, Helô e Ana
Complicado lidar com gente, tão bem explicado a pessoa vai ler ingredientes a mais, usa xícaras ao invés de pesar e depois reclama… Estava querendo milagre só pode
Patricia, bom dia!
Complicado mesmo, damos sempre as duas possibilidades, pois queremos sempre fazer com que as pessoas acertem.
Abraços, Ana e Helô
Olá. ..medi o pacote de trigo e deu 10 xícaras.. Então p mim 700 g são 7 xícaras e 500 g 5 xícaras. .
Vera, bom dia!
Usamos xícaras padrão para medida aqui ” Na cozinha da Helô” e 1 xícara de farinha rende 120 g. A xícara de estar cheia (a gente até alisa com um garfo, mas não vazia ou transbordando de farinha.
No nosso canal YouTube há um vídeo que pode ajudar: Medidas na cozinha.
Abraços e conte com a gente.
Ana e Helô
Esse pão fica doce?
Barbara, boa noite! Como a massa leva um pouco de açúcar, o pão fica levemente adocicado, mas não é um pão “doce” pra valer. Se preferir, use só 1 colher (sopa) de açúcar, que ajuda na fermentação.
Abraços, Ana e Helô
Eu não sei como eu cheguei nesse blog, um dia ele apareceu por acaso e tem sido um dos meus cantos favoritos da internet. Esse pão fica sensacional, levou um pouco mais de farinha para mim. Muito obrigada!
Ana Clara, boa noite!
Que mensagem deliciosa. A gente faz tudo com tanto carinho e tanta dedicação que saber de pessoas como você é o que pode haver de melhor.
O pão é muito gostoso e faz parte do dia a dia aqui de casa. Farinha é sempre difícil de estimar com precisão, pois a umidade do ar, a marca da farinha, tudo influencia um pouco.
Conte sempre pra gente! Abraços, Ana e Helô
Ola…uma informação… faço pães caseiros para vender, vivo disso, gostaria de saber se posso substituir o leite líquido por leite em pó? Se sim. Diluo ele ou ponho direto na masseira?
Att
Edson, bom dia!
O leite em pó diluído em água funciona como leite em forma líquida, já quando entra apenas em pó ele enriquece e dá maciez à massa. Muita gente que prepara para vender usa o leite em pó por questões de custo, padronização em fermentação e concentração de sabor.Não produzo pão de leite, mas conheço algumas pessoas que colocam o pó na masseira depois da primeira fermentação.
Acho que, querendo fazer o pão para comercializar, será melhor procurar algum material específico.
Qualquer outra dúvida, só falar!
Abraços, Ana e Helô
Olá
Gostaria de saber porque quando faço bolo de leite ninho
Ele fica brilhoso por cima
E nem cresceu bem
Aparecida, bom dia!
Infelizmente a gente não tem como te ajudar, pois ainda não testamos receitas de bolo de leite ninho.
Bolos que brilham demais e não crescem muito podem estar desequilibradas nas proporções de açúcar, farinha e fermento.
Se você quiser, mande a receita e a gente testa, que tal?
Abraços, Ana e Helô
Fiz o pão hoje! Ficou maravilhoso! O melhor pão que eu fiz na quarentena… Muito obrigada! Vou fazer a sua receita de Babka mas, como não gosto de Nutella, acho que vou fazer com doce de leite e noz pecan. Será que dá certo?
Luana, boa noite!
Desculpas mil por não ter respondido antes, mas os dias aqui foram bem atribulados.
Delícia saber que o pão ficou maravilhoso. Mande foto pra gente!
A babka acho que ficará deliciosa com o doce de leite e pecan.
Conte depois pra gente.
Abraços, Ana e Helô
Muito obrigada pela atenção e gentileza de vocês! Minha babka não ficou bonita como a sua, mas ficou deliciosa! Obrigada pela generosidade em compartilhar delícias conosco!
resposta acima
É possível fazer com farinha sem glúten?
Graziela, boa noite!
Infelizmente, as substituições do trigo por outras farinhas sem glúten não são simples.
Em breve, teremos várias receitas para cozinhar sem glúten.
Vá nos acompanhando pra não perder as novidades.
Abraços, Ana e Helô
Muito obrigada pela atenção e gentileza de vocês! Minha babka não ficou bonita como a sua, mas ficou deliciosa! Obrigada pela generosidade em compartilhar delícias conosco!
Luana, boa tarde!
O que importa é ter ficado gostosa. Quando fizer pela segunda vez a babka ficará mais bonita, tudo é prática.
Abraços, Ana e Helô
Olá Helô, boa tarde!! Gostaria de saber por gentileza se posso colocar a mistura junto com o mingau na máquina de pão bitania só para bater a massa? e depois assar em forno normal? Se sim qual seria a opção correta? Desde já obrigada pela atenção
Abraços
Danielle, boa tarde!
A gente não fez testes com máquina de pão, mas deve funcionar sim e o mingau só para bater a massa normalmente. Assar como qualquer outro pão.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
gosto sempre desse blog, sempre que posso venho aqui
escolher umas receitas para fazer, amo pão seja caseiro ou
recheado.grata!
Carla, bom dia!
Bom saber que você está aproveitando o nosso Na Cozinha da Helô, pois aqui tudo é feito com muito amor, carinho e dedicação.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Achei sua receita procurando outra rs, mas gostei e ja vou fazer ! A que eu queria e uma receita de pão de creme de leite gelado com agua gelada mas não encontrei em nenhum lugar
Lianara, bom dia!
Espero que você goste desse pão de leite, que é muito gostoso. Depois conte pra gente.
Não temos ainda receita de pão com creme de leite gelado com água gelada, mas vamos pesquisar.
Abraços, Ana e Helo
Esse pão é uma delícia! Muito obrigada por compartilhar o passo a passo. Minha filha ama quando faço.
Elaine, boa tarde!
Que notícia gostosa! Bom saber que a receita fez sucesso e já passou a fazer parte da sua cozinha.
Continue Na Cozinha da Helô, pois aqui não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
gosto muito das postagem desse blog, sempre quando
preciso venho aqui procurar alguma ideia pra fazer.
Esta postagem do blog é exatamente o que eu estava
procurando. Imensa Gratidão pelo seu trabalho, e sempre
vou compartilha o conteudo.
Flaviane, boa tarde!
Que delícia receber a sua mensagem, muito obrigada!
Siga aqui com a gente Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
dicas que realmente ajuda muito
Fiz a receita pela segunda vez. Nas duas vezes precisei acrescentar muito mais farinha para que a massa solte das mãos. Na primeira vez o pão ficou com a massa ligeiramente pesada e agora ainda não sei, pois acabei de amassar…
Carlos Augusto. boa noite.
A quantidade de farinha que aparece na receita costuma ser suficiente, mas sempre tem o “aproximadamente” porque cada farinha tem as suas característica, o clima chuvoso faz muita diferença. Os problemas devem ser relacionadas à umidade do ar. Farinha mais úmida não seca a massa como deveria e pede mais farinha.
Depois conte como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Ah, sim, ficou perfeita a segunda receita. Ficou tão bom que acabou no segundo dia, hahaha. Acabei de preparar uma nova massa com o tempo extremamente chuvoso aqui em Foz do Iguaçu. Gastei mais de um quilo de farinha…
Obrigada pelo conteúdo. Estou criando um canal e precisava
dessas dicas. Agora sei o que fazer. Bjos
Gabriela, bom dia!
Que gostoso saber que você aproveitou as nossas dicas.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Acabei de fazer o pão de leite macio demais. Ficou MARAVILHOSO!!!! Nunca tive mão boa para pães, mas sua receita é perfeita! Obrigada por compartilhar essa receita divina!!!
Rosélia, boa tarde!
Obrigada pelo carinho. Que gostoso saber que você preparou o pão, adorou e que a receita já passou a fazer parte da sua cozinha.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô