RECEITA DE PÃO DE MANDIOQUINHA
Se só de pensar numa fatia de pão caseiro de mandioquinha, daquele bem macio, fofinho, com aquele amarelo lindo, eu já fico feliz, imagina quando como uma fatia dele ainda quentinho com manteiga.
Em casa, todo mundo gosta de mandioquinha, quase toda vez que vou à feira ou ao sacolão eu compro 1 kg e faço sopa nos dias mais frios, purê (uso a receita do purê de batata simples) e escondidinho, salada, mandioquinha com iogurte e bastante pão.
Na verdade, eu amo pão caseiro e o de mandioquinha faz parte da lista dos fofinhos de todo dia, daqueles simples e que não enjoam. Além do de hoje, a lista tem bisnaguinhas muito fofas em casa, pão de mandioca da roça, pão de leite delicioso e rosca doce simples e fácil de fazer.
A receita é simples, não leva muitas horas pra ficar pronta e dá um pão que, como tem miolo e de casca fininha, fica perfeito por uns 2 dias e, quando começa a secar, ainda pode se transformar em pão na chapa e torradas em fatias ou cubos deliciosos.
INGREDIENTES E PREPARO
Os ingredientes:
- Mandioquinha/batata baroa;
- líquido do cozimento da mandioquinha/batata baroa;
- fermento biológico seco;
- açúcar;
- ovo;
- óleo;
- sal;
- farinha de trigo.
Importante saber que, ao contrário da mandioca, da batata, do inhame e do cará, a mandioquinha não dura muito tempo, ela logo começa a perder o frescor, a amolecer em alguns pontos e estraga mesmo.
Pra que ela se conserve bem por alguns dias (no máximo 1 semana), o ideal é manter na geladeira.
Em alguns lugares, nos mercados de São Luiz do Paraitinga fazem assim, a mandioquinha fica no balcão refrigerado dentro de caixas com água gelada.
Ou seja, mandioquinha é pra se comprar em quantidades pequenas, o necessário pra usar em poucos dias. Mas é bom saber que dá pra cozinhar, bater no liquidificador com um pouco do líquido do cozimento ou com leite até virar um purê grosso e congelar, fica perfeita por até 1 mês.
A gordura do pão: costumo fazer com óleo, que dá miolo bem fofinho, mas também fica gostoso com manteiga ou com banha, sempre em temperatura ambiente e muito macias.
A receita é fácil, coloquei como um pouco trabalhosa porque precisa cozinhar a mandioquinha antes de fazer o pão, bater no liquidificador, esperar amornar e seguir com o preparo de um pão básico, mas o preparo é simples, garanto.
Primeiro, eu cozinho a mandioquinha descascada já em rodelas grossa em mais ou menos 2 xícaras de água até amaciar, e isso costuma levar de 15 a 20 minutos.
Em seguida, bato a mandioquinha com 1 xícara do líquido do cozimento no liquidificador até conseguir um creme liso e passo pra numa tigela grande, que pode ser a da batedeira. Costumo guardar o restante do líquido pra fazer sopa.
Quando ela amorna, misturo o fermento, o açúcar e 1/2 xícara de farinha e deixo descansar por 10 minutos, até espumar.
Então, acrescento o ovo, o óleo, o sal e, aos poucos, vou juntando mais farinha e trabalhando até conseguir uma massa lisa, muito macia e que descole das mãos (ou da tigela da batedeira). Na verdade, pra facilitar a vida, quase sempre preparo a massa usando a batedeira com o gancho.
Cubro com um pano limpo e deixo crescer por umas 2 horas, ou até dobrar de volume. Em seguida, transfiro a massa para uma superfície ligeiramente polvilhada com o mínimo possível de farinha. Quanto menos farinha, mais macio o pão.
Separo duas fôrmas grandes pra pão de fôrma (ou bolo inglês) e forro com papel manteiga do tipo assa fácil, que não gruda (dá, também, pra untar muito bem com óleo ou com manteiga.
Divido a massa ao meio, abro uma parte com a palma da mão até conseguir um quadrado de uns 20cm, enrolo como rocambole pressionando bem e aperto com as pontas dos dedos o lado da abertura pra fechar bem.
Coloque o rocambole numa das fôrmas com o lado da emenda pra baixo e faço o mesmo com a outra parte da massa.
Cubro com um pano e deixe repousar por mais ou menos 1 hora, até dobrar de volume.
Quando faltarem uns 10 minutos pra completar o tempo, aqueço o forno a 180°C (médio).
Pincelo os pães com a gema diluída na água e levo ao forno a 180ºC (médio) por 10 minutos, então diminuo a temperatura pra 160ºC (médio-baixo) e continuo assando por mais 25 a 30 minutos, até que os pães estejam crescidos, firmes e dourados.
Retiro do forno, espero amornar por uns 30 minutos e já está pronto pra servir.
Ele continua perfeito e macio por uns 2 dias, depois começa a secar, mas ainda fica delicioso na torradeira ou dourado na frigideira com manteiga.
Adoro comer fatias de pão com manteiga, queijo, embutidos, mel e com geleias variadas e, também, como uso pra fazer sanduíches, delícia.
Falando em geleias, aqui Na Cozinha da Helô tem geleia de morango, geleia de jabuticaba caseira, geleia de physalis com mel, laranja e alecrim, geleia de laranjas e limões e geleia caseira de amora e framboesa.
1 - Cozinhe a mandioquinha em mais ou menos 500 ml de água por mais ou menos 20 minutos, até amaciar. “Algumas geleias deliciosas aqui Na Cozinha da Helô: geleia de morango caseira e fácil de fazer, geleia de laranjas e limões, geleia de jabuticaba caseira, geleia caseira de amora e framboesa e geleia de maçã caseira O pão continua perfeito e macio por uns 2 dias, depois começa a secar, mas ainda fica delicioso na torradeira ou dourado na frigideira com manteiga.INGREDIENTES
Preparo
2 - Bata a mandioquinha com 1 xícara do líquido do cozimento no liquidificador até conseguir um creme liso e coloque numa tigela grande, pode ser a da batedeira. Se quiser, guarde o restante do líquido pra fazer uma sopa.
3 - Quando amornar, misture o fermento, o açúcar e 1/2 xícara de farinha e deixe descansar por uns 10 minutos, até espumar.
4 - Adicione o ovo, o óleo, o sal e, aos poucos, acrescente a farinha e trabalhe até conseguir uma massa lisa, muito macia e que descole das mãos e da tigela. Se quiser, prepare na batedeira usando o gancho.
5 - Cubra com um pano limpo e deixe crescer por umas 2 horas, ou até dobrar de volume.
6 - Transfira a massa pra uma superfície ligeiramente polvilhada com o mínimo possível de farinha. Quanto menos farinha, mais a massa ficará macia e melhor o pão.
7 - Separe duas fôrmas médias pra bolo inglês ou pão de fôrma e unte muito bem com óleo ou forre com papel manteiga (o mais fácil e garantido pra não grudar).
8 - Divida a massa ao meio, abra cada parte com a palma da mão até conseguir um quadrado de uns 20cm, enrole pressionando bem como rocambole e pressione as aberturas com as pontas dos dedos pra colar.
9 - Coloque cada rolo de massa numa fôrmas deixando o lado da emenda pra baixo.
10 - Cubra com um pano e deixe repousar por mais ou menos 1 hora, até dobrar de volume.
11 - Quando faltarem uns 10 minutos pra completar o tempo, aqueça o forno a 180°C (médio).
12 - Pincele os pães com a gema e leve ao forno. Asse a 180ºC (médio) por 10 minutos, diminua a temperatura pra 160ºC (médio-baixo) e continue assando por mais 25 a 30 minutos, até que os pães estejam crescidos, firmes e dourados
13 - Retire do forno, espere amornar por uns 30 minutos e sirva em fatias.NOTAS