RECEITA DE PEITO DE FRANGO COM FRUTAS VERMELHAS
Já fiz esse peito de frango dourado com molhinho de frutas vermelhas algumas vezes pra servir em almoços e jantares mais chiquezinhos e o sucesso sempre foi grande.
A receita é fácil e perfeita pra resolver um cardápio de última hora, não dá trabalho e fica pronta em pouco tempo.
Um prato principal perfeito pra quem gosta de agridoces e coloridos. O frango é assado com temperos simples, como sal, pimenta, vinho branco e ervas e o molhinho é simplesmente uma redução de frutas vermelhas (as que a gente tiver por perto, tanto frescas, como congeladas) com o caldinho da assadeira.
INGREDIENTES
A lista de ingredientes pra preparar a receita:
- filés grossos de peito de frango sem pele e sem osso;
- ramos de salsinha ou de manjericão;
- alho;
- vinho branco;
- louro;
- mix de frutas vermelhas, ou apenas um tipo, frescas ou congeladas (dá pra usar morango, framboesa, amora, mirtilo, groselha e cereja);
- açúcar;
- azeite de oliva;
- sal e pimenta-do-reino.
A receita leva 6 filés grossos de peito de frango sem pele e sem osso, ou seja, os filés de 3 peitos. Um filé de uns 180 a 200g costuma ser suficiente pra uma pessoa, mas resolvi fazer com 6 e garantir a receita pra 4 pessoas gulosas, mas muita gente come 1 só.
Fiz a receita com peito de frango, que fica pronto em pouco tempo, não tem gorduras, ossos e é bem neutro, agrada sempre, mas com sobrecoxa fica também muito bom. Se for sobrecoxa, mas ainda com osso pra ficar mais saborosa, só o tempo de forno que vai aumentar um pouco.
O tempero do frango é bem básico, só sal, pimenta-do-reino, vinho branco, louro e uns ramos de salsinha, além do azeite de oliva.
Os ramos de salsinha servem de “cama” pros filés de frango e dão sabor, aroma e frescor. Com manjericão, que também combina com frutas vermelhas, o molho fica delicioso.
As frutas podem variar e o molho fica gostoso tanto com uma mistura de duas ou três, como com uma só.
Quer dizer, dá pra usar morango e framboesa, ou framboesa com amora e mirtilo, ou framboesa e groselha, ou só morango ou só framboesa, framboesa e cereja. Importante lembrar que os molhos feitos com morangos, framboesa e groselha ficam mais vermelhos, já os com mirtilo, amora e cereja as cores ficam mais arroxeadas e escura. Mas como as frutas cozinham por no máximo 15 minutos, só mesmo pra que soltem líquido e amoleçam um pouco, e não chegam a se desmanchar como numa geleia, o molho fica com as frutas macias envolvidas por um caldinho.
E dá pra usar frutas frescas ou congeladas, até mesmo polpa, daquelas que vêm em saquinhos pra suco. No dia da foto, usei uns morangos que estavam na geladeira, uma bandejinha de framboesa e uma de groselha que ganhei de presente.
O açúcar (mas também pode ser mel) é importante pra dar um pouco de doçura ao molho, que fica agridoce e equilibrado com o azedinho que elas têm, além do sal, pimenta e do pouquinho da deglaçagem da assadeira.
PREPARO
O frango é assado no próprio refratário de servir e fica marinando por uns 15 minutos, enquanto o forno aquece e o molho a gente faz enquanto o frango assa.
O método de assar num forno bem quente faz toda a diferença pra conseguir um peito de frango dourado e com casquinha gostosa por fora e macio e suculento por dentro. É importante que a assadeira entre no forno com ele já bem quente, deixo a uns 220º C (alto), assim o efeito fica semelhante ao de selar na frigideira.
O tempo de assar depende muito do forno de cada um e do refratário ou da assadeira escolhida e, claro, da espessura e do tamanho do peito. Dei 40 minutos como base, mas se o forno for forte, nuns 30 minutos tudo se resolve.
Começo separando um refratário médio e que acomode os 6 peitos lado a lado e sem amontoar, depois rego o fundo com azeite e espalho os ramos de salsinha ou de manjericão (cada filé ficará sobre um ramo).
Coloco os peitos de frango uma sobre a tábua e, um por vez, cubro com um plástico alimentício (ou com um pedaço de papel manteiga) e, com um martelo ou batedor pra carne, bato o suficiente pra deixar a espessura uniforme (a mesma da ponta mais fina e baixa do filé).
Em seguida, com uma faca afiada, sempre no sentido contrário às fibras, faço 3 ou 4 cortes de no máximo 0,5 cm de profundidade e com mais ou menos 1,5 cm de distância entre eles.
Polvilho os filés com sal, pimenta-do-reino e alho dos dois lados, caprichando no sal e na pimenta pra que fiquem bem saborosos, depois lambuzo cada um deles dos filés com azeite de todos os lados e coloco sobre um dos ramos de salsinha.
Rego com o vinho e deixo repousar fora da geladeira por 15 minutos. Nesse momento, ligo o forno pra aquecer a 220ºC (alto), pois ele precisa de uns 15 minutos pra ficar bem quente, no ponto certo pra assar o frango.
Levo a assadeira ao forno por 30 minutos, sem cobrir, sem virar os filés e evitando abrir a porta pra não baixar a temperatura. No final desse tempo, o frango deverá estar bem dourado e testo o cozimento: espeto cada filé bem no centro com a lâmina de uma faca, que deverá entrar e sair com facilidade, com a carne bem macia e com os sucos que subirem bem claros.
Se a carne estiver firme e os sucos saírem rosados, deixo no forno por mais 5 minutos e teste de novo, e se o fundo da assadeira estiver começando a queimar, junto ¼ de xícara de água.
Enquanto o frango assa, preparo o molho: coloque as frutas e o açúcar numa panelinha e mexa até dissolver, deixo ferver por uns 10 minutos se as frutas forem frescas ou uns 15 minutos se forem congeladas, apenas o necessário pra que amoleçam um pouco e soltem um caldinho brilhante.
Retiro a assadeira do forno e transfiro os filés pra travessa de servir. Coloco mais ¼ de xícara de água na assadeira bem quente pra soltar os grudadinhos e, passando por uma peneira, coloco esse caldo na panela das frutas.
Deixo ferver em fogo alto por mais uns 2 minutos, acerto o sal e a pimenta e, se necessário, ajusto a acidez com mais um pouco de mel.
Então, só regar os peitos de frango com o molhinho e servir.
Pra adiantar a vida, dá pra assar o frango de véspera, cobrir e deixar na geladeira pra aquecer no forno (ou até numa frigideira com um pouquinho de água) antes de servir. E o molho também pode ficar pronto na geladeira, só faltando aquecer e ajustar mais uma vez o sal e a pimenta.
Se sobrar: dá pra fatiar fininho e usar numa salada ou num sanduíche.
Ideias pra acompanhar: arroz branco de todo dia (pra deixar a receita chiquezinha, só preparar o arroz de sempre trocando metade da água por um espumante e juntando no final 1/3 de xícara de amêndoas em lascas douradas ou castanhas ou nozes comuns ou pecãs), batata cremosa de forno ou uma salada de folhas com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar, ou com uma salada caesar clássica pra começar a refeição ou com brócolis pra todo dia, suflê de espinafre saboroso ou suflezinho cremoso de queijo meia cura e cheiro verde.
Ideias pra acompanhar: arroz branco de todo dia (pra deixar a receita chiquezinha, só preparar o arroz de sempre trocando metade da água por um espumante e juntando no final 1/3 de xícara de amêndoas em lascas douradas ou castanhas ou nozes comuns ou pecãs), batata cremosa de forno ou uma salada de folhas com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar, ou com uma salada caesar clássica pra começar a refeição ou com brócolis pra todo dia, suflê de espinafre saboroso ou suflezinho cremoso de queijo meia cura e cheiro verde. Dá pra usar no molho as frutas vermelhas que quiser, como morango, framboesa, mirtilo ou blueberry, amora ou groselha, tanto só uma delas, como um mix. A receita funciona com frutas frescas ou congeladasINGREDIENTES
Preparo
NOTAS