RECEITA DE ROLINHOS DE PIZZA DE PRESUNTO E QUEIJO
Que tal preparar pizza em rolinho – ou rolinhos de pizza – como preferir, com presunto, queijo e tomate pro lanche ou pra uma refeição descontraída, tanto almoço, como jantar, como piquenique?
Uma receita de forno bem gostosa, simples de fazer e agrada sempre, crianças e adultos adoram. Aliás, é receita perfeita pra fazer com as crianças.
Ela é versátil (dá pra o recheio que quiser), quebra mil galhos, vai bem num lanche, numa refeição descontraída, em festas e sempre agrada.
A gente usa uma massa de leite amanteigada simples e o recheio escolhido. Depois de modelar a massa como rocambole, a gente corta em rodelas grossas, posiciona todas elas lado a lado na assadeira, com o lado em espiral aparente, que crescem e se transformam em “rolinhos”, ou “rolls”, como chamados em inglês.
Assim como acontece com os pãezinhos de leite delicioso e com os pãezinhos doce recheado com canela ou cinnamon rolls, depois de assados eles ficam grudados pra gente puxar e soltar, ficando com a superfície dourada e as laterais e o miolo macios.
A MASSA
A massa leva ingredientes comuns fermento biológico seco, açúcar, leite (mas pode ser água), farinha de trigo, manteiga e sal.
Costumo fazer a massa com leite e manteiga e ela fica bem macia e saborosa, como a do pão de leite, mas dá pra trocar o leite por água e a manteiga por óleo.
O preparo da massa é o de sempre: eu dissolvo o fermento no leite com o açúcar e um pouco de farinha e deixo descansar por uns 10 minutos, até espumar.
Depois junto o sal, a manteiga macia e a farinha restante e trabalho por 10 a 15 minutos, até obter uma massa macia, que descole das mãos. Cubro com um pano e deixo repousar por mais ou menos 2 horas, até dobrar de volume.
Pra ganhar tempo e facilitar a vida, vira e mexe preparo a massa na batedeira usando o gancho.
Coloco a massa numa tigela untada com um fio de óleo, cubro com filme e deixo repousar em temperatura ambiente por umas 2 horas, ou até dobrar de volume.
RECHEIO
Enquanto a massa descansa, eu separo o recheio.
O de hoje é bem simples: uma camada de molho de tomate (usei um bom molho pronto pra facilitar a vida), camadas de mussarela e presunto, manjericão e parmesão, mas dá pra usar o que quiser e tiver por perto e variar bastante.
Dá pra usar só um queijo ou uma combinação de dois ou mais: mussarela, parmesão, provolone, gorgonzola, ricota simples ou temperada, queijos de cabra e outros tanto que derretam bem, como pra complementar, outros que façam um pouco de casquinha (como o parmesão de hoje).
Hoje foi presunto cozido, mas pode ser presunto cru, peito de peru, calabresa, salame, bacon douradinho, atum, sardinha ou aliche (filés de anchova em conserva).
As ervas podem mudar e também dá pra usar alcaparras, azeitonas, pastas como tapenade provençal de azeitona e molho pesto de manjericão, caponata siciliana tradicional e espinafre refogado ou escarola (no recheio indiano de espinafre com especiarias e castanha dou ideias), o céu é o limite.
O céu é o limite. Basta pensar nas coberturas possíveis de pizza e seguir com a vontade e com o que tiver em casa.
MODELAR E ASSAR
Quando a massa cresce, separo uma assadeira média (mais ou menos 32×22 cm) e forro com papel manteiga. O papel manteiga ajuda bastante no momento de retirar a “placa” de rolinhos da assadeira, pois o queijo derrete e às vezes gruda um pouco. Na falta do papel, unto a assadeira com manteiga e polvilho com farinha.
Divido a massa ao meio e, com um rolo, abro metade dela sobre uma superfície enfarinhada até conseguir um retângulo de uns 25 cm x 40 cm pra montar um rocambole com cada um.
Espalho sobre um retângulo metade do molho, da mussarela, do presunto, do parmesão, do manjericão e pimenta-do-reino (ou use a cobertura que quiser). Depois enrole apertando pra acertar e fazendo um cilindro o mais uniforme possível.
Em seguida, com uma faca grande, divido cada rocambole em 6 rodelas de uns 4 cm cada uma.
Quando quero rodelas maiores, modelo 1 rocambole grande e corto nuns 9 pedaços, mas prefiro os menores.
Transfiro essas rodelas de massa pra assadeira, deixando todos juntas e com um lado em espiral para cima. Cubro a assadeira com filme e deixo crescer por mais 1 hora, ou até dobrar de volume. Dá pra fazer até aqui na véspera, deixar dormir na geladeira, retirar da geladeira 30 minutos antes de assar e servir os pãezinhos fresquíssimos, como num passe de mágica.
Quando faltarem uns 15 minutos pra completar o tempo, aqueço o forno a uns 180ºC (médio). Asso rolinhos por uns 45 minutos, até ficarem crescidos e bem dourados de todos os lados, inclusive nas fendas.
Retiro do forno, pincele imediatamente a superfície com a manteiga derretida (deixa os pãezinhos macios por cima), aguardo uns 5 minutos e transfiro a placa de rolinhos pra uma travessa ou tábua.
Cada um descola os seus pãezinhos na hora.
Eles ficam mais gostosos ainda quentes por conta do queijo, mas vão bem temperatura ambiente. Também dá pra aquecer antes de servir no outro dia e também pra congelar os rolinhos assados por até 1 mês, deixar descongelar naturalmente na geladeira por umas 8 horas e aquecer antes de servir.
Outras ideias pra lanche de domingo: bolo salgado de cogumelos com espinafre e bacon, bolo salgado de presunto com queijo e azeitona. bolo salgado de milho verde fácil de fazer e sanduíche colorido de festa.
Outras ideias pra lanche de domingo: bolo salgado de cogumelos com espinafre e bacon, bolo salgado de presunto com queijo e azeitona. bolo salgado de milho verde fácil de fazer e sanduíche colorido de festa. Se quiser, pra adiantar a vida, leve a assadeira com os rolinhos montados, mas ainda crus pra geladeira por até 12 horas, retire da geladeira, deixe descansar por 30 minutos, depois asse por uns 45 minutos no forno pré-aquecido.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS