RECEITA DE POLENTA NO FORNO COM QUEIJO E ERVAS
Eu adoro polenta, faço sempre polenta cremosa, polenta frita, polentas cremosas coloridas e a polenta no forno com ervas e queijo de hoje. Todas são gostosas demais.
A polenta assada bem saborosa, quentinha e é perfeita pros dias mais frios. Ela é fácil de fazer e como a base pode ficar pronta no refratário por até 24 horas e ir ao forno quente por uns 45 minutos antes de servir, ela ainda é bem prática. Um prato e tanto pro dia a dia e pros momentos mais especiais. .
No Brasil é angu, na Itália é polenta, os fubás são mais ou menos finos, o líquido pra cozinhar pode ser água ou caldo de carne, galinha ou legumes, mas o princípio da receita é o mesmo e o resultado é semrpe delicioso.
A polenta cremosa vai bem com ragu de carne ou de legumes, com molho cremoso de queijo e é perfeita pra servir com a receita do frango assado delicioso e fácil de preparar. A polenta que sobra e está bem firme pode ser cortada em tiras ou cubos e frita até ficar bem dourada e crocante.
E a mesma base da polenta cremosa pode se transformar numa polenta de forno muito saborosa. Um dia, preparei bastante cremosa e quis aproveitar as sobras de um jeito diferente juntando ervas, alho, queijo, azeite e gostei tanto que passei a fazer sempre.
INGREDIENTES E PREPARO
Pra fazer a receita da polenta de forno a gente precisa de:
- caldo caseiro de legumes (ou caldo de galinha ou de carne ou água);
- fubá;
- alho;
- salsinha;
- alecrim;
- manjericão;
- orégano fresco ou de tomilho;
- sálvia;
- queijo parmesão ralado;
- sal e pimenta-do-reino;
- flor de sal;
- azeite de oliva.
A polenta fica mais saborosa quando preparada com um caldo, caseiro de preferência, mas com água também funciona bem. Como a polenta aqui leva ervas e alho, gosto de usar caldo de legumes, mas dá pra usar o caldo que se tem por perto.
As ervas podem ser variadas e a gente escolhe as que mais gosta e tem por perto. Eu tenho uma horta pra valer, mas dá muito bem pra ter uma mini horta com vasinhos na janela e colher sempre as ervas na hora, garanto que vale a pena.
O queijo pode ser qualquer um que seja saboroso e bom de ralar.
Como sempre, pra cozinhar a polenta na panela, uso o método prático que aprendi com uma professora de italiano quando eu tinha uns 15 anos. Na receita fácil de polenta cremosa eu conto tudo sobre a receita, mas aqui você também pode aprender como preparar a polenta sem erro.
Numa panela grande, aqueço a água, o fubá, sal e mexo sem parar até dissolver e começar a engrossar. Diminuo o fogo, tampo a panela e, de 10 em 10 minutos, destampo, mexo com uma colher de pau, tampo de novo e deixo no fogo por uma meia hora no total. Ao final do tempo, a polenta deverá estar lisa, cremosa, descolando da panela e sem qualquer gosto de fubá cru.
Enquanto o forno aquece a uns 180ºC (médio), eu unto com azeite um refratário grande ou 6 individuais e faço o refogado que dá sabor e aroma pra polenta.
Eu aqueço um fio de azeite numa frigideira média, junto o alho, espero perfumar e desligo o fogo e misturo as ervas, sal e pimenta-de-reino.
Passo tudo pra panela da polenta, junto o queijo, misturo bem e transfiro pro refratário fazendo uma camada uniforme. Espalho por cima umas pitadas de flor de sal, rego com um fio de azeite e levo pro forno.
Depois de uns 45 minutos, a polenta vai ficar levemente dourada por cima e com uma crostinha na borda. Só servir!
Ela vai bem como prato principal de uma refeição sem carne e acompanhando o galeto al primo canto da Serra Gaúcha ou o filé mignon recheado com presunto cru e pesto. Adoro servir a polenta com a caponata siciliana tradicional.
INGREDIENTES
- 2 L de caldo caseiro de legumes (ou caldo de galinha ou de carne ou água)
- 2 xícaras de fubá (320 g)
- 1 dente de alho ralado
- 4 colheres (sopa) de salsinha picada (2 ramos grandes)
- As folhinhas de 1 ramo médio de alecrim
- 4 colheres (sopa) de manjericão picado (2 ramos grandes)
- As folhinhas de 3 ramos de orégano fresco ou de tomilho
- 4 folhas de sálvia picadas
- 100 g de queijo parmesão ralado
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Flor de sal
- Azeite de oliva
Preparo
- Numa panela grande, aqueça a água, o fubá, sal e mexa sem parar até dissolver e começar a engrossar.
- Diminua o fogo, tampe a panela e, de 10 em 10 minutos, destampe, mexa com uma colher de pau, tampe de novo e mantenha no fogo por uns 30 minutos no total. Ao final do tempo, a polenta deverá estar lisa, cremosa, descolando da panela e sem qualquer gosto de fubá cru.
- Aqueça o forno a 180ºC (médio).
- Unte com azeite um refratário grande ou 6 individuais e reserve.
- Enquanto isso, aqueça um fio de azeite numa frigideira média, junte o alho, espere perfumar e retire do fogo.
- Misture as ervas picadas, sal e pimenta-do-reino e coloque na panela da polenta. Junte o queijo e misture bem.
- Despeje a polenta no refratário e acerte pra conseguir uma camada mais ou menos uniforme, não precisa alisar.
- Regue com mais um fio de azeite, salpique com a flor de sal.
- Leve a polenta ao forno por uns 45 minutos, até que esteja dourada e com uma crostinha nas bordas.
- Retire do forno e sirva em seguida.
A polenta vai bem como prato principal de uma refeição sem carne e acompanhando o galeto al primo canto da Serra Gaúcha ou o filé mignon recheado com presunto cru e pesto.
NOTAS
A receita é prática, dá pra preparar a polenta e deixar montada no refratário na geladeira de véspera e assar antes de servir.
1 Comentário
Amo polenta! Resolvi fazer essa receita no Natal para acompanhar as carnes e ficou deliciosa!
Helô, vc prefere fazer com fubá do que as polentas pré-cozidas que são mais práticas? Vc acha que faz muita diferença no sabor?
Obrigada pela generosidade por compatilhar receitas incríveis!!