RECEITA DE SOPA DE FRUTAS AMARELAS
Pra servir como sobremesa do jantar de hoje, fiz uma sopa de frutas amarelas bem refrescante e deliciosa, tudo a ver que os dias quentes de verão.
Escolhi a sopa porque tenho uns amigos pra jantar, preciso de alguma coisa gostosa, muito fácil de fazer, que não me dê muito trabalho na hora de servir (vou chegar em casa em cima da hora), e pra consumir umas frutas que já estão bem maduras na geladeira.
A sopa, apesar de levar ingredientes comuns, fica tão gostosa e linda que enfeita qualquer mesa e deixa qualquer momento com aquele ar mais chiquezinho lindo, mas também descontraído.
Além de versátil pelos ingredientes – dá pra adaptar a lista ao que a gente tem por perto e gosta – ela ainda pode ser sobremesa mais substanciosa pra servir numa tigela maior ou num prato fundo ou numa xícara de chá ou tigela ou copo como sobremesa única, se quiser ainda com uma bola de sorvete, ou em xícaras de café ou copinhos tamanho dose como docinho leve. Esse docinho pode vir depois de um churrasco ou num momento em que a gente serve mais sobremesas, até num dia com bastante gente.
Faço a sopa de hoje há muitos anos, eu me lembro de preparar pra uma matéria na Folha acho que no ano 2000 pra Joyce Pascowitch, na época do Atelier Gourmand, depois dei numa aula, fiz pro Réveillon na praia.
Uns anos depois, pensando numa sobremesa que desse pra levar numa garrafa térmica numa cesta de piquenique, no caso “à beira mar” (levei numa caixa térmica) e a sopa entrou no Cozinhando para Amigos, 2005.
Vou te mostrar agora como fazer!
INGREDIENTES
A lista de ingredientes pra gente preparar a sopa é simples de providenciar e, como vou explicar em seguida, é bem fácil de ser adaptada ao gosto de cada um e ao que se tem em casa no dia:
- água;
- açúcar ou mel se necessário e a gosto;
- especiarias a gosto: canela em pau, cravo, estrela de anis;
- essência natural de baunilha (que tal preparar a sua essência de baunilha em casa?);
- frutas amarelas variadas (manga, papaia, banana, abacaxi, maracujá …).
A caldinha feita só com água, açúcar e especiarias é a base de tudo e transforma o purê de frutas, que sem ela seria quase que uma vitamina, numa sobremesa.
Sobre adoçar as frutas, é importante pensar que um pouquinho de açúcar dá vida à sopa e faz com que ela se mantenha com frescor por umas horas na geladeira.
Como, antes de abrir e de provar, a gente não tem como garantir se as frutas estão gostosas e doces (decepções infelizmente acontecem) e a calda tem que ser feita com umas horas de antecedência pra ter tempo de apurar sabores e aromas, costumo fazer a calda com o mínimo possível de açúcar – 2 colheres (sopa) – e, no final, se for preciso, ajusto a sopa pronta com mel. Dá pra ajustar com açúcar também, só misturar bastante pra dissolver bem.
O açúcar pode ser comum (refinado), cristal ou demerara e também dá pra adoçar totalmente com mel.
As especiarias dão à sopa gelada os toques de surpresa e de festa e dá pra usar as que gostar e tiver em casa. Eu, que amo canela, costumo colocar um pedacinho pequeno de canela em pau, um cravo e uma pontinha pequena também de anis estrelado. Pedacinhos mesmo, pois a quantidade de calda é pequena, só pra dar uma aromatizada leve.
As frutas são a alma da receita e é sempre importante caprichar, pois não tem milagre, ingrediente sem graça dá receita sem graça. Claro que dá pra usar um pedaço de abacaxi não muito emocionante no meio de outras frutas gostosas, alguma contribuição ele sempre vai dar, mas como fruta principal não funcional.
Como a receita, na verdade, é mais um método, a liberdade pra escolher as frutas e adaptar um tanto das quantidades é grande. Se, por exemplo, a gente tem muita fruta, só aumentando um pouco da água já dá pra ter um pouco mais de sopa, e se faltar um pouco de fruta é só não usar toda a calda na hora de bater.
Pensando em frutas amarelas, escolhi no dia da foto um mix de manga, abacaxi, banana, papaia e laranja, mas já usei mexerica, maracujá, caju, acerola, uvaia, melões amarelo e laranja. Saem do amarelo e do laranja, mas dá pra pensar em kiwi, cambuci e melão mais verde, com mais ousadia, a jaca também pode entrar (eu amo, tanto que até escrevi o post as jaqueiras cheirosas, mas sei que é uma fruta de amor ou ódio, ainda que muitas vezes injusto).
A gente usa as frutas que gosta e que tem por perto, tanto na fruteira, como na geladeira, como no mercado, aproveitando sempre as melhores possibilidades.
O que interessa é manter uma proporção de mais ou menos 6 xícaras de fruta para cada litro de água.
Na hora de picar as frutas, sempre guardo uns pedaços e corto com capricho pra usar na finalização.
Também dá pra fazer a mesma sopa trocando as frutas amarelas por vermelhas, como morangos, framboesas, mirtilo, cerejas, tanto frescos como congelados, só manter as proporções.
PREPARO
O preparo é muito simples, só é preciso se programar um pouco pra deixar a calda bem gelada antes de juntar o purê de frutas e, depois, deixar a sopa pronta descansar e gelar mais um pouco, só que nada de muito demorado, numas 6 horas tudo se resolve.
Mas pensando no descanso da calda, a gente percebe que a receita ainda pode ser considerada muito prática, pois dá pra preparar a calda com até 3 dias de antecedência e deixar na geladeira e finalizar umas 3 horas antes de servir.
Começo colocando a água com o açúcar (ou mel), a canela, o cravo, a pontinha de anis e a baunilha numa panela e aqueço. Misturo até dissolver, deixo ferver por 5 minutos e retiro do fogo.
Passo a calda para uma tigela grande e levo à geladeira por pelo menos 3 horas e por até 3 dias.
Umas 3 horas antes de servir, corto as frutas em pedaços sem me importar muito com o corte, pois tudo vai pro liquidificador (guardo uns cubinhos de cada fruta e uns gomos de laranja pra decorar) depois bato os pedaços com o suco de laranja no liquidificador até conseguir um purê liso.
Misturo o purê de frutas e a calda (descarto as especiarias), experimento e, se necessário, adoço com um pouco de mel.
Levo à geladeira por mais umas 2 horas (mas ela fica bem por até umas 24 horas, depois ela começa a perder o frescor) e sirvo a sopa bem gelada.
A sopa vai bem com sorvete de leite, sorvete de baunilha de verdade, sorvete de coco e creme de leite batido em chantilly.
Outras receitas bem refrescantes: raspadinha de café com creme ou granita di caffè con panna, raspadinha de abacaxi com hortelã, mosaico com gelatinas coloridas, gelatina colorida listradinha e refrescante e flan de abacate com limão e hortelã.
Outras receitas bem refrescantes: raspadinha de café com creme ou granita di caffè con panna, raspadinha de abacaxi com hortelã, mosaico com gelatinas coloridas, gelatina colorida listradinha e refrescante e flan de abacate com limão e hortelã. Se quiser, substitua as frutas amarelas por morangos ou uma mistura de frutas vermelhas (dá pra usar frutas congeladas).INGREDIENTES
Preparo
NOTAS