RECEITA DE SOPA DE MANDIOQUINHA
A sopa cremosa de mandioquinha é aquela brasileiríssima, deliciosa, aveludada, um pouquinha adocicada e linda pelo amarelo muito amarelo da mandioquinha, que também é conhecida por batata-baroa ou batata-salsa ou mandioca-salsa, e todo mundo ama.
Quando bate um friozinho, sempre corro ao mercado pra comprar 1 kg, depois vou pra cozinha e preparo a sopa pro jantar. E sei que muita gente faz a mesma coisa.
A receita é simples, bem fácil de fazer e agrada sempre. Eu me lembro bem do tanto de mensagens sobre a sopa que recebi quando saiu o meu primeiro livro, Cozinhando para Amigos (2005). Coloquei a receita num capítulo que sugeria um cardápio gostoso e descontraído pra receber num dia mais frio e o sucesso foi gigante. Muita gente dizia que amava a sopa, mas que não fazia ideia de como preparar, então experimentou, achou incrível a simplicidade de tudo e amou.
Como sempre digo, é o sucesso do simples que me encanta tanto.
E mais: a receita aparece por aí como sopa de mandioquinha – ou de batata baroa ou batata salsa, como caldo de mandioquinha, como sopa cremosa de mandioquinha ou como creme de mandioquinha, cada um chama de um jeito, mas acho que caldo seria a sopa mais rala, feita com caldo ou água, creme seria a mais encorpada e preparada também com leite ou creme de leite, e sopa seria o nome geral e que serve tanto pra versão mais rala, como pra mais cremosa.
Bora pra cozinha fazer sopa?

INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes pra preparar a sopa que costumo fazer aqui em casa:
- manteiga;
- cebola;
- mandioquinha (batata barôa ou batata salsa);
- caldo de legumes, ou galinha ou carne, caseiro de preferência, ou água;
- leite (pode ser sem lactose);
- cebolinha (ou salsinha ou coentro).
Pra mim, sopa de mandioquinha tem que começar com refogadinho de cebola na manteiga, não tem jeito. Ele faz toda a diferença, garanto.
Costumo usar cebola, que também tem um adocicado gostoso, mas dá pra usar alho, alho-poró e salsão, como quiser.
A mandioquinha tem que ser bem fresca e firme, nada daquelas já molengas, com as cascas machucadas e passadas.
O ideal é comprar a quantidade necessária pra fazer a sopa e usar logo, pois ela perde o frescor em pouco tempo, mesmo deixando na geladeira. No mercado de São Luiz do Paraitinga, pra manter a mandioquinha – que por lá é batata salsa – sempre fresca, eles costumam deixar sempre numa bacia com água fria (e funciona).
Quando colho na horta, ou encontro mandioquinhas lindas, frescas e com bom preço, faço várias receitas com elas (pão de mandioquinha caseiro e macio, mandioca gratinada com mandioquinha, inhame, batata doce e abóbora e mandioquinha no iogurte e açafrão da terra com curry) e, quando sobra, ainda cozinho um tanto e congelo em saquinhos pra usar depois.
Pra cozinhar a mandioquinha, costumo usar caldo de legumes ou de galinha (sempre tenho um tanto de caldo caseiro no freezer, ou escolho um desses mais naturais), mas na falta do caldo fico só com água.
O leite – que pode ser sem lactose – entra na receita numa quantidade pequena, só mesmo pra dar um aveludado extra, pois a mandioquinha cozida e batida no liquidificador ou com o mixer já fica cremosa.
Quando quero dar um toque cremoso ainda mais guloso, junto à sopa pronta umas 2 colheres (sopa) de requeijão de copo, daquele comum que quase toda geladeira tem.
A cebolinha entra pra dar sabor, frescor e cor à sopa, uso sempre. Mas salsinha e coentro também deixam a sopa deliciosa.
A receita não contém glúten. Apesar de não ficar igual, veganos e alérgicos aos laticínios podem deixar o leite de lado, ficando só com caldo, e usar azeite de oliva no lugar da manteiga.
Pra variar e deixar a sopa ainda mais gostosa, só acrescentar colheradas da carne seca refogada bem saborosa ou juntar croutons com azeite, alho e tomilho ou torradinhas (amo torradinhas com manteiga) ou com cubinhos de bacon dourados e crocantes (uns 200 g) ou com cubinhos de um queijo fresco ou de um mais curado (uns 150 g) ou com queijo curado ralado, como parmesão (100 g).
PREPARO
O preparo da sopa é bem simples e rápido, no máximo em 1 hora dá pra descascar e picar a mandioquinha, a cebola e a cebolinha, cozinhar tudo, bater no liquidificador e levar à mesa.
Tem gente que só cozinha a mandioquinha no caldo, ajusta o sal, às vezes junta um pouco de leite e sopa pronta. Quando o caldo é bom, até que ainda vai, apesar de não ficar incrível e lembrar aquelas sopas de hospital ou dos buffets que a gente encontra por aí.
Pra transformar ingredientes tão comuns numa sopa incrível e que vai pra um outro patamar, é preciso construir a receita em etapas: refogar a cebola na manteiga, envolver os pedaços da mandioquinha no refogado, cozinhar no caldo caprichado, depois juntar o leite e terminar com as ervas. Não dá pra comparar com a versão básica.
Começo descascando a mandioquinha e cortando em rodelas, picando a cebolas em cubinhos (nem me preocupo em conseguir pedaços perfeitos, pois tudo vai pro liquidificador no final). Também corto a cebolinha em rodelinhas finas e reservo.
Depois, aqueço a manteiga numa panela média e douro ligeiramente a cebola. Junto a mandioquinha e o sal, espero 1 minuto, acrescento o caldo (ou a água), espero ferver, diminuo o fogo e cozinho por uns 30 minutos, até amaciar.
Então, junto o leite, deixo ferver de novo, ajusto o sal, retiro do fogo, espero uns 5 minutos pra esfriar um pouco e bato no liquidificador ou com o mixer até obter um creme liso.
Volto pra panela e pro fogo, aqueço bem, acerto o sal, misturo a cebolinha e pra mesa, pois é o tipo de sopa pra servir bem quente.
Outras sopas deliciosas aqui Na Cozinha da Helô: canja de galinha da vovó, sopa francesa de alho-poró e batata ou potage parmantier, sopa cremosa de ervilha, sopa de feijão com macarrão, como fazer caldo verde clássico, como fazer sopa de cebola francesa tradicional, como fazer sopa de cogumelo cremosa e a receita de minestrone da Helô.
Outras sopas deliciosas aqui Na Cozinha da Helô: canja de galinha da vovó, sopa francesa de alho-poró e batata ou potage parmantier, sopa cremosa de ervilha, sopa de feijão com macarrão, como fazer caldo verde clássico, como fazer sopa de cebola francesa tradicional, como fazer sopa de cogumelo cremosa e a receita de minestrone da Helô. Vão bem com a sopa: carne seca refogada com cebola, croutons ou torradinhas amanteigadas, cubinhos dourados de bacon, cubinhos de queijos frescos ou um pouco mais curados ou queijos bem curados ralados.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS