RECEITA DE TORTA DE LIQUIDIFICADOR COM COGUMELO
O bolo salgado de cogumelo com espinafre e parmesão vai bem num lanche descontraído e charmoso, num almoço ou num jantar, num piquenique e até numa mesa de aperitivo.
A receita é tão simples de preparar e deliciosa que, com certeza, em pouco tempo passa a fazer parte da lista das “de sempre” na casa de que ama cogumelos, espinafre e lanches diferentes.
A base da receita é a mesma do bolo salgado de presunto com queijo e azeitona e do bolo salgado de salmão defumado com dill e cebolinha, as massas básicas são as mesmas, mudam os recheios. No vídeo lindo que postei no Instagram @nacozinhadahelo que fiz com a Dani Neves, Lorena Tabosa e Lori Baroni Bosio dá pra entender bem.
Na verdade, o que importa é entender que, só fazendo umas adaptações, usando essa massa básica, a gente consegue criar um monte e fazer bolos salgados com mil coisas, como queijos, embutidos e curados, peixes em conserva, frutas frescas e desidratadas, oleaginosas, verduras e legumes e até com carne moída, frango refogado desfiado, camarões cozidos.
A inspiração da receita veio dos muitos cakes salgados franceses que aparecem pelas padarias na França e são perfeitos pra servir em momentos descontraídos. Comi montes deles nos tempos em que fiquei por lá e peguei gosto por eles.
O de hoje fica delicioso, mescla os sabores, texturas e aromas do cogumelo (variando entre os tipos diferentes a gente já consegue resultados surpreendentes), do espinafre (que também pode ser substituído por outras verduras como couve, escarola, brócolis) e do queijo parmesão ralado.
E mais uma coisa: aqui no site já não tem um bolo salgado com cogumelos e espinafre com bacon, que é parecido, mas tem diferenças. Gosto dos dois.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- manteiga;
- azeite de oliva;
- cogumelos frescos (paris, Portobello, shiitake ou shimeji, o que quiser);
- folhas e talos menores de espinafre (os talos grandes podem ficar pra uma sopa ou creme);
- pimenta-do-reino;
- farinha de trigo;
- sal;
- fermento químico;
- ovo;
- leite;
- óleo;
- queijo parmesão ralado, ou outro queijo firme e bom de ralar.
A massa leva ingredientes bem simples de encontrar, só farinha de trigo, sal, fermento químico comum, o de bolo, ovo, leite e óleo.
O que transforma tudo numa receita pra lá de especial é o recheio preparado com manteiga, azeite, cogumelos frescos, espinafre, pimenta-do-reino e parmesão. Hoje em dia, até os cogumelos frescos são simples de achar (e, se não achar, só fazer apenas com espinafre (basta aumentar um pouquinho a quantidade) ou até usar cogumelo em conserva (bem diferente do fresco, mas dá um gostinho).
O cogumelo: tanto no dia da foto, como no do vídeo, usei Portobello, mas dá pra usar Paris, shimeji ou shiitake, como quiser e puder.
O espinafre: podendo, uso o fresco, mas na falta dele eu compro o congelado, que também funciona bem (o bolo fica ainda mais verde, pois ele costuma vir mais triturado). Separo as folhas e talos menores do fresco pra picar e usar na receita e guardo os talos mais grossos pra fazer cremes e sopas, não desperdiço nada.
O queijo: usei parmesão ralado, mas dá pra usar qualquer outro queijo firme e que rale bem. É preciso evitar queijos mais úmidos, pois o cogumelos e o espinafre têm mais umidade (mesmo secando no fogo) e a massa pode encharcar e pesar.
Pra refogar, uso um mix de manteiga e azeite, alho (mas dá pra acrescentar cebola), além de sal e de pimenta-do-reino.
Começo fazendo o recheio, que precisa amornar antes de entrar na massa. Aqueço a manteiga e um fio de azeite de oliva numa frigideira média, junto o alho, espero perfumar, então misturo o cogumelo, sal pimenta e deixo murchar e depois secar o líquido.
Acrescento o espinafre picado, sal e pimenta-do-reino e deixo no fogo também até murchar e secar. Ajusto o sal e a pimenta-do-reino e transfiro pra uma tigela pra esfriar mais rápido.
Enquanto isso, aqueço o forno a 180ºC (médio), unto com manteiga e polvilho com farinha 1 fôrma média pra bolo inglês (ou pra pudim de buraco no meio) e preparo a massa.
Numa tigela média e usando uma espátula ou um batedor de arame (ou no liquidificador), misturo a farinha os ovos, o leite, o óleo, a farinha, o fermento e o sal até conseguir uma massa lisa. Não bato demais, só mesmo o necessário pra deixar a massa homogênea. Se faço no liquidificador, transfiro a massa batida pra uma tigela pra finalizar sem esmigalhar os ingredientes do recheio.
Junte o recheio de cogumelos e o queijo à massa, misturo e despejo na fôrma, então levo ao forno e asso o bolo por uns 45 minutos, até que esteja firme, crescido e dourado até nas fendas que surgem na superfície (enfiando um palito no centro, ele deverá sair bem limpo e seco).
Importante entender que os furinhos aerados da massa, que cresce e ganha leveza com os ovos, são 100% normais e esperados, pois a textura do bolo salgado será sempre diferente dos doces, já que a falta do açúcar afeta a estrutura da massa.
Como a receita não é grande, se a família for maior, ou pra um lanche mais reforçado, é só dobrar as quantidades e assar em fôrmas grandes.
No dia em que assado o bolo fica fofíssimo, parece nuvem. Depois, é claro, ele resseca um pouco, mas ainda continua delicioso por uns 2 dias.
Já aqueci por segundos no micro-ondas, na torradeira e até no forno (nesses dois, a casca fica bem crocante, o que pra mim não é problema, pois adoro cantinhos de assadeira e bordas).
Outros receitas deliciosas para lanches diferentes aqui Na Cozinha da Helô: bolo salgado de milho verde fácil de fazer, bolo salgado de cogumelos com espinafre e bacon, bread pudding de presunto e queijo ou pudim de pão salgado, terrine de abobrinha com tomate e queijo cremoso, a terrine de campagne francesa da Madame e rerrine de grãos com frutos secos e cogumelos vão bem com uma salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar.
Dicas: Outros bolos salgados deliciosos aqui Na Cozinha da Helô: bolo salgado de presunto com queijo e azeitona, bolo salgado de salmão defumado com dill e cebolinha, bolo salgado de pera com queijo azul e nozes, bolo salgado de milho verde fácil de fazer e o bolo salgado de cogumelos com espinafre e bacon e todos vão bem com uma salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar . Com espinafre o bolo salgado fica delicioso, mas dá pra usar escarola, brócolis ou couve no lugar.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS