RECEITA DELICIOSA DE CHURROS
A receita de hoje da churros saborosos e que sempre fazem sucesso.
Mas logo vem a pergunta: Helô, mas você já não deu a receita dos churros crocantíssimos e leves que todo mundo adora? E eu respondo que sim, mas que a gente pode variar e os de hoje são deliciosos também.
A massa dos churros de hoje é tão saborosa que só com açúcar e canela eles já ficam incríveis. É claro que ficam perfeitos com doce de leite muito bom e calda rapidinha de chocolate, mas só com um café o lanche ou a sobremesa já se resolvem. Eles se parecem com os churros que, em Madri, acompanham os cafés.
Como a massa da receita que vai aqui leva ovos e, no lugar do óleo, entra a manteiga, ela é mais delicada e, em pouco tempo, perde a estrutura crocante por fora e fica mais macio, tanto que pode entortar. Quando quero churros mais firmes por mais tempo, faço a receita dos churros crocantíssimos e leves.
Também, como a massa não é tão firme, ela tem que ser pingada direto na frigideira, não dá pra adiantar e modelar antes numa assadeira e depois só pegar da assadeira e mergulhar no óleo.
Por isso, preparo a receita de hoje só quando tenho pouca gente pra comer e pra comer na hora, e sempre pensando em gente que valoriza bastante o sabor. Uso a outra receita se quero adiantar a vida, ou se quero churros muito crocantes, com bem pouco miolo, ou pra quando preciso de mais quantidade, como pra uma festa.
É fritura? É, mas de vez em quando pode!
INGREDIENTES E PREPARO
A receita leva:
- água;
- manteiga gelada (com margarina 100% vegetal e bem gelada também funcionou, perfeita pros 100% intolerantes à lactose)
- açúcar mascavo;
- sal;
- essência de baunilha;
- farinha de trigo;
- ovos;
- óleo vegetal;
- açúcar de confeiteiro e canela.
Como a massa leva ovos, ela não é totalmente de panela, como a dos churros crocantíssimos e leves. Primeiro a gente ferve a água, a manteiga, o açúcar, o sal e baunilha, então junta a farinha e cozinha até virar uma bola que se solta totalmente da panela, deixa amornar por uns 5 minutos.
A massa vai pra batedeira, recebe um ovo, a gente bate até incorporar totalmente, depois junta o outro ovo, bate de novo. Exatamente como acontece com as broinhas de trigo, as broinhas aerosas de fubá e com as gougères com queijo cremoso.
Costumo fazer a massa e fritar em seguida, mas eles ficam ainda mais gostosos quando preparo a massa com até 6 horas de antecedência, coloco na bisnaga de churros e deixo descansar na geladeira. Além do sabor e da textura, isso é prático.
O que não funciona, modelar com antecedência e deixar os churros já modelados na geladeira pra fritar antes de servir, pois vão amolecendo e perdendo a forma. E como a massa é delicada, gosto de fazer churros não muito grandes, assim eles ficam mais firmes e aguentam mais as passadas gulosas pelas coberturas.
Dica importante: escorra bem sobre papel absorvente antes de polvilhar com açúcar e canela.
BISNAGA PRA CHURROS, SACO DE CONFEITAR, BISNAGA IMPROVISADA
Quem gosta de churros deve investir num tipo de bisnaga pra churros caseira simples, que também é chamada de máquina de churros ou extrusora pra churros.
Os modelos simples são baratos, são feitos de plástico rígido, com bico de estrela, são fortes pra aguentar a massa firme e dão aos churros as ranhuras que dão o crocante na medida certa e miolo macio.
Testei algumas vezes fazer rolinhos de massa bem finos e bolinhas miúdas, mas não gostei de nenhum deles, faltam as laterais finas que dão o crocante que todo mundo ama e o miolo fica pesado.
Aí vem a pergunta básica: mas não dá pra usar saco de confeitar com bico estrelado médio ou pitanga?
Sinceramente, até consegui um resultado razoável usando um saco bem grosso, mas não vale a pena o esforço e a gente ainda desperdiça o saco e a massa. Como a massa é bem pesada, é preciso fazer muita força e o saco quase sempre estoura e rasga. Dá sempre errado, até usando saco duplo (um dentro do outro).
A melhor solução, pra quem não tem bisnaga, é tem que improvisar, é fazer uma gambiarra usando uma garrafa pet de refrigerante. Vi a dica na internet, experimentei e deu certo.
Primeiro, eu aqueci a ponta da lâmina de uma faquinha de serra sobre a chama do fogão e, com cuidado, furei uma estrela vazada na tampa da garrafa e fechei.
Depois, com uma tesoura, eu cortei a base da garrafa, ficou como se fosse um funil.
Em seguida, untei por dentro com um pouquinho de óleo pra massa deslizar, coloquei a massa dentro da garrafa, dobrei a abertura pra fechar bem. Então, foi só modelar os churros.
Aqui no site, tem um post sobre comida de circo e de parques de diversões que é bem divertido: vai, vai, vai começar a brincadeira – circo e parques de diversões e tem tudo a ver com a receita de hoje.

INGREDIENTES
- ¾ de xícara de água (180 ml)
- 75 g de manteiga gelada em cubinhos
- ½ xícara de açúcar mascavo (100 g)
- ½ colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de essência de baunilha (5 ml)
- 1 e ¼ de xícara de farinha de trigo (150 g)
- 2 ovos
- 900 ml de óleo vegetal pra fritar
- Açúcar de confeiteiro e canela pra polvilhar
Preparo
- Numa panela média, aqueça a água, a manteiga, o açúcar e o sal e espere ferver.
- Imediatamente, junte a farinha de uma só vez e, sem parar de mexer, cozinhe até a massa formar uma bola que se solte totalmente da panela.
- Coloque na tigela da batedeira e deixe amornar por 5 minutos.
- Sempre batendo, junte 1 ovo, espere incorporar, acrescente o outro ovo e bata até obter uma massa lisa.
- Numa frigideira grande, aqueça o óleo e, quando ele começar a borbulhar, abaixe o fogo pra evitar que os churros escureçam muito rápido por fora e fiquem crus por dentro, mas cuide para que o óleo não esfrie demais, pois aí eles ficarão encharcados. Pelos mesmos motivos, é melhor preparar churros não muito grandes.
- Divida a massa em 2 partes, coloque uma delas num saco de confeitar com um bico estrelado médio (número 4) e, com cuidado, pois o óleo pode espirrar, deixe cair diretamente no óleo no máximo uns 6 cordões de uns 6 cm de massa. Com a escumadeira, vá banhando os churros com óleo e mantenha no fogo por uns 3min de cada lado, até que estejam crescidos, macios por dentro e dourados por fora, então escorra sobre papel absorvente.
- Passe os churros pra um prato e polvilhe com açúcar de confeiteiro e canela.
A massa dos churros de hoje é tão saborosa que só com açúcar e canela eles já ficam incríveis. É claro que ficam perfeitos com doce de leite muito bom e calda rapidinha de chocolate, mas só com um cafezinho o lanche ou a sobremesa já se resolvem.
NOTAS
Veja no texto que vem antes da receita as dicas de modelagem dos churros!
5 Comentários
Adorei seu site… fantástico ! Há muito tempo não via sites de culinária com conteúdo tão bom , parabéns! Estou doida para conhecer seu restaurante e comprar seus livros !!!
Heloísa na receita acima vc fala da essência de baunilha mas não diz em qual momento devemos pô-la
Abraços
Boa noite!
Adorei as receitas, mas o meus churros que tentei fazer, ficaram duros. Estou preocupada porque pretendo fazer pra vender, pois depois que perdi meu emprego, preciso fazer alguma coisa pra ajudar no orçamento da casa. Por favor me ajude a acertar na massa Helô? Att. Niimi
Já respondi!
Boa noite!
Adorei as receitas, mas o meus churros que tentei fazer, ficaram duros. Estou preocupada porque pretendo fazer pra vender, pois depois que perdi meu emprego, preciso fazer alguma coisa pra ajudar no orçamento da casa. Por favor me ajude a acertar na massa Helô? Att. Niimi
Niimi, bom dia!
Bom saber que você gostou das receitas. Tente de novo diminuindo um pouco a temperatura do óleo. Se está quente demais, fica cascudo e duro por fora e cru por dentro, ou fica totalmente duro. Se está frio, ele encharca. Questão de prática. Faça uma receita de massa e frite aos poucos, em temperaturas diferentes do óleo, até chegar aos churros perfeitos. Fogões, panelas, bicos de confeitar, tudo mudo, por isso é impossível dar tempos exatos.
Conte com a gente.
Abraços, Helô