RECEITA DE BOLO DE MILHO VERDE CREMOSO
Vivo sonhando com o tempo de milho verde pra fazer esse meu bolo de milho verde da fazenda. É um bolo de liquidificador, bem simples de preparar e tão gostoso que a gente come uma fatia, mais uma, mais uma e em pouco tempo ele desaparece.
Além de achar lindo um milharal, adoro colher as duas ou três espigas de cada pé, retirar as palhas e cabelinhos, depois preparar um monte de receitas com milho. Falando das palhas, eu nunca vou me esquecer dos viscondes de sabugosa que eu fazia com a minha irmã, era muito divertido.
Quando tenho milho verde assim, faço curau de milho verde, angu de milho verde com queijo, creme de milho verde, frango com milho verde, bolo salgado de milho verde fácil de fazer e pudim cremoso de milho verde, brigadeiro de milho verde, pamonha, pão, uso pra rechear pastel e torta, cozinho ou asso só com sal pra comer com manteiga e faço bolo.
Já fiz nem sei quantas receitas de bolo de milho, mas as preferidas são a de hoje, que dá um bolo muito cremoso, e a do bolo de milho fofo e amarelinho, que fica macio, leve e também dá certo com milho verde em conserva ou congelado.
INGREDIENTES E PREPARO
O milho verde fresco é a base do bolo, que só acontece porque o amido do milho fresco, que é pura maisena, dá estrutura e consistência à massa.
Com milho verde congelado e com milho verde em conserva a receita não funciona, dá pudins firmes e não bolos e isso acontece porque a estrutura do amido se modifica nos processos de congelamento e de conserva. Apesar do amido continuar com a capacidade de engrossar, ele não funciona mais pra dar estrutura e leveza a um bolo.
Quer dizer, fora da época de milho verde, ou quando não tenho o fresco por perto e só tenho o congelado ou o da lata, eu deixo a receita de hoje de lado e faço o bolo de milho de liquidificado. Esse outro bolo dá certo com fresco, congelado ou conserva e tem como estrutura a farinha de milho amarela bijú, a mesma que a gente usa pra fazer cuscuz.
Além do milho verde fresco, a receita do bolo de milho da fazenda leva ovo, leite, óleo, coco ralado, açúcar, manteiga e fermento.
E daí a vem a pergunta de sempre: Helô, mas e a farinha de trigo? E eu confirmo que não tem farinha de trigo na receita, é só o milho fresco com o amido natural que dá estrutura pro bolo. Ou seja, é um bolo que também deixa felizes os intolerantes ao glúten.
Falando em intolerantes, é bom saber que os intolerantes à lactose podem usar leite sem lactose e margarina 100% vegetal no lugar da manteiga.
Quem gosta do sabor de bom bocado pode juntar 50 g de queijo parmesão ou qualquer outro curado que tiver na geladeira. Coloquei coco ralado seco na lista de ingredientes porque ele é o mais comum, mas com o fresco o bolo fica ainda melhor. E quem não gosta de coco pode fazer sem ele.
O preparo da receita é bem simples, o único trabalho é descascar as espigas e cortar pra retirar os grãos. Depois, é só bater no liquidificador com os outros ingredientes e assar.
Em seguida, só despejar a massa na assadeira untada com manteiga e polvilhada com açúcar, que dá uma casquinha gostosa. Pra evitar o eterno medo de desenformar, pois às vezes o milho gruda e o bolo não sai perfeito, acho mais prático assar na assadeira e servir em pedaços.
Mas também dá pra assar numa fôrma média pra pudim muito bem untada e desenformar, e se quebrar, nada de grave, vai continuar gostoso do mesmo jeito.
O bolo leva uns 45 minutos pra assar no forno a 180ºC (médio) sem banho-maria. Ele tem que ficar dourado e firme, quer dizer, enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo.
Depois de amornar por mais ou menos 1 hora, eu desenformo e sirvo. E pra evitar problemas na hora de desenformar, muitas vezes eu asso o bolo numa assadeira e sirvo direto em pedaços.
SERVIR
Eu gosto do bolo em temperatura ambiente, mas tem gente que gosta dele gelado e tem gente que adora o bolo quente. No Lá da Venda, a maioria pedia pra aquecer o bolo e a gente aquecia por uns 30 segundos no micro-ondas.
O bolo se conserva bem por uns 2 dias em temperatura ambiente, depois disso ele começa a ficar seco. Nos tempos de calor, eu costumo guardar o bolo por até 3 dias na geladeira e não corro riscos do milho azedar.
Outras receitas do estilo vida na roça: paçoca de carne seca, pão de mandioca da roça e biscoito crocante de polvilho.
INGREDIENTES
- 2 e ½ xícaras de grãos de milho verde fresco (uns 400 g, umas 5 espigas)
- 1 e ¾ de xícara de açúcar (260 g)
- 3 ovos
- 1 xícara de óleo vegetal (240 ml)
- 1 colher (sopa) de fermento químico
- 25 g de manteiga em temperatura ambiente
- ½ xícara de coco seco ralado (40 g)
- 1 xícara de leite (240 ml)
- Manteiga pra untar
- Açúcar pra polvilhar a fôrma
Preparo
- Aqueça o forno a 180ºC (médio). Unte com manteiga e polvilhe com açúcar uma assadeira média pra servir o bolo em pedaços. Dá pra assar numa fôrma média e bem lisa pra pudim, mas desenformar é sempre arriscado, pois o milho gruda com facilidade.
- Bata tudo no liquidificador até obter um creme homogêneo, mas não totalmente liso.
- Despeje a massa na fôrma e asse por uns 45 minutos, até o bolo dourar e firmar (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo). O bolo não precisa de banho-maria, assa direto no forno.
- Deixe amornar por mais ou menos 1 hora e desenforme sobre o prato de servir.
Outras receitas do estilo vida na roça: paçoca de carne seca, pão de mandioca, broa de fubá crocante ou broa Caxambu e biscoito crocante de polvilho.
NOTAS
Eu gosto do bolo em temperatura ambiente, mas tem gente que gosta dele gelado e tem gente que adora o bolo quente. Pra aquecer, eu levo ao micro-ondas por uns 30 segundos antes de servir.
56 Comentários
Olá? Adoro as suas receitas, mas não fui feliz com essa especificamente, o bolo ficou muito oleoso, alguma dica?
Oi, Juliana, não consegui identificar onde deu errado na receita, mas tente de novo e me fale como ficou, hein! Beijos
Enquanto eu batia a receita no liquidificador, percebi que a massa estava oleosa. Coloquei tudo medidinho com balança de precisão. A única coisa que eu alterei, foi a substituição do leite de vaca, pelo de coco. Acabei de por no forno. Vamos ver o resultado.
Normalmente essa receita não tende a dar errado. Como ficou o resultado?
Divino. Um dos melhores que comi ate hoje.
É um bolo incrível né?! Fico feliz que tenha gostado, Teresa!! Beijos
Amei fazer esse bolo!Mudei algumas coisas !Preferi ralar o milho, diminuindo açúcar, diminui um pouco o o óleo, coquei uma caixinha pequena de creme de leite!Mas o resultado foi maravilhoso!O melhor bolo que já fiz! Uhuuuuuu
Ilda, bom dia!
Que gostoso saber do seu bolo, deve ter ficado delicioso e lindo na caixinha.
Conte sempre comigo, beijo, Helô
Ficou excelente!! Usei sucralose em vez de açúcar, na mesma medida.
Fico super feliz em saber! Beijos
Ainda não fiz a receita, mas fiquei intrigada: Pq manteiga num bolo de liquidificador?
Oi, Fernanda! Uso a manteiga porque dá sabor e cremosidade, mas se quiser, você pode trocar por óleo vegetal. Beijos!
Olá Heloísa, quão feliz fiquei em encontrar sua receita de bolo de milho. Estou sempre no Lá da Venda, aqui na Barra Funda, para degusta-lo, dentre outros pratos. Não sei se é o mesmo. De qualquer forma, o melhor bolo de milho que já comi. Como tbm gosto de fazer, vou testar e te conto. Obrigada por compartilhar e parabéns. Vc cozinha divinamente.
Adriana, bom dia!
A Cozinha da Helô fica sempre mais feliz quando recebe mensagens como a sua.
A gente também adora o bolo de milho, que é puro milho.
Prepare e conte pra gente como ficou.
Com a pandemia, a “vendinha” da Barra Funda está fechada, mas o bolo de milho e várias outras receitas poderão ser encomendados pelo delivery que começará em poucos dias.
Acompanhando o Na Cozinha da Helô e o Lá da Venda pelo Instragram você saberá tudo rapidinho.
Abraços, Ana e Helô
A medida do açúcar tem uma diferença. 1 3/4 não é 260 e sim 420. Helô pode me tirar essa dúvida?
Helô eu fiz o bolo de milho e ficou maravilhoso, um pudim. Não sei se fica assim mesmo cremoso,, eu usei milho de lata, fica assim mesmo?
Boa noite Helô, a receita fala em 400 g de milho ou 5 espigas. Essa medida de 400 g se refere ao milho de lata e o congelado? Obrigada,bjs
Vanda, boa tarde!
Essa receita fica boa com milho fresco, da espiga, só assim ela fica realmente com jeito de “bolo”, pois é o amido do milho fresco que encorpa a massa. Com milho de lata ou congelado ele fica com textura de pudim, dá pra assar num refratário e servir de colherada.
Cada espiga de milho média costuma dar uns 170 g de grãos de milho.
Depois conte como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Fiz essa receita hoje. O bolo ficou muito saboroso. Mas não quis desenformar 🙁
Da próxima vou enfarinhar.
Oi, Iara! Não costumo polvilhar a fôrma e desgruda, mas não havendo tolerância à glúten, pode sim polvilhar com farinha. Algumas fôrmas grudam mesmo… Bjs
Boa noite Helô, a receita fala em 400 g de milho ou 5 espigas. Essa medida de 400 g se refere ao milho de lata e o congelado? Obrigada,bjs
oi tudo bem ? funciona sem o coco ?
Nicole, bom dia!
Funciona sim, apenas deixe o coco de lado e não será necessário incluir nada no lugar.
Conte pra gente como o bolo ficou.
Abraços, Ana e Helô
okay obrigada! vou fazer hoje!
Depois que aprendi essa receita nunca mais fiz outra,simplesmente maravilhoso esse bolo
Ilda, boa tarde!
Que gostoso saber que a receita já faz parte da sua cozinha.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Melhor bolo de milho verde que já fiz e comi! Repassei essa receita para inúmeras pessoas. É um sucesso! Obrigada por compartilhar.
Ana Cláudia, boa tarde!
Que delícia saber que o nosso querido bolo de milho já faz parte da sua vida.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Helô meu Deussssss, é de comer rezando obrigada por compartilhar esta receita maravilhosa!!!!! Bjss no
Marcia, boa tarde!
Obrigada pelo carinho. Que gostoso saber que você gostou tanto desse bolo de milho e que ele já passou a fazer parte da sua cozinha.
A gente também adora esse bolo! Delicioso e simples de preparar.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helo♡
Maravilhosa a receita, se puder orientar para redução do óleo, quanto pode ser?, pois a massa ficou bem oleosa depois de assada. Um abraço
Gleice, boa tarde!
Obrigada pelo carinho.
Por incrível que pareça, até os óleos muda, também ha o queijo e o coco, que nunca são iguais. Experimente usar 3/4 de xícara (180g).
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Eu com 6 espigas verdes ,coloquei 1/ pacote de coco ralado,meio de queijo ralado e 2 xícaras de leite de coco.ficou maravilhoso.!!!
Lucia, boa tarde!
O seu bolo deve ter ficado delicioso!!! Muito bom saber que você está aproveitando as nossas receitas e que elas agora já fazem parte da sua vida.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Hj ensinei esta receita para um mineiro…mostrei a foto do bolo que fiz e ele se encantou.. obrigada
Maria, bom dia!
Obrigada por tanto carinho! Que honra saber que o bolo encantou um mineiro.
Desculpas pela demora na resposta, mas a Ana, minha filha e companheira de tudo e que fazia todas as fotos do Na Cozinha da Helô, não estava bem e faleceu há uns 15 dias.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Helô
Adorei, ficou muito saboroso e cremoso. Perfeita a receita
Aline, boa tarde!
Que delícia saber que o bolo ficou gostoso e agora já faz parte da sua cozinha.
Conte sempre comigo, abraço, Helô
Nada mais perfeito que esse bolo. Vc é maravilhosa Helô ❤️
Tatiana, boa noite!
Que mensagem deliciosa, muito obrigada pelo carinho.
Gostoso saber que o bolo agora faz parte da sua cozinha.
Beijo, Helô
Adoro o seu jeito de explicar as receitas, acho tão carinhoso, uma delícia de ler
Emanuelle, boa tarde! Que mensagem gostosa de receber, alegra o dia. Faço tudo com muito amor e muito carinho, simples assim.
Conte sempre comigo, abraço, Helô
O meu ta no forno, depois volto p fala como ficou.
Eba!! torcendo pra dar tudo certo! bjs
Obrigada pela receita vou fazer.
Oi! delícia, depois me conta, beijo, Helô
Bom dia Helô!
Acordei hoje com vontade de comer seu bolo e Pães de queijo do Lá da Venda. Vim buscar aqui na Internet a receita e te encontrei. Que maravilha! A recita do bolo da loja é era essa? 😍😍
Oi Aline, bom dia! Que delícia de começo de dia, feliz por ter você aqui na minha cozinha.
Sim, era essa. Depois me conta.
Beijo, Helô
Querida, Helo. Vou tentar fazer esse bolo maravilhoso mas estou com uma dúvida. Corto os grãos com o milho cru? É isso?
Muito obrigada por ser essa mulher maravilhosa e que compartilha todo o seu conhecimento conosco.
Cristiane, boa tarde!
Que mensagem gostosa, alegrou o meu dia.
Sim, milho cru. O caldinho esbranquiçado, que só aparece quando o milho está cru, é fundamental pra fazer o bolo acontecer, sem ele a massa não se forma e o bolo fica pesado (não há trigo na receita).
Beijo e obrigada por tanto carinho, Helô
Helô boa tarde!
Fiz o bolo e realmente ficou um excelente bolo, delícia mesmo… Obrigado por compartilhar a receita …????☺️
John, que delícia saber do sucesso do bolo na sua casa. Beijo, Helô
Fiz esse bolo hoje, é simplesmente maravilhoso, parabéns muito delicioso mesmo!
Aida, bom dia!
Que notícia gostosa, feliz por saber que a receita agora já faz parte da sua cozinha.
Beijo, Helô
Olá Helô!
Acabei de fazer esse bolo e ficou incrível.
Retirei o coco e acrescentei queijo parmesão. Terminei não sentindo muito o gosto dele, mas na próxima vou tentar colocar o queijo depois de ter passado tudo no liquidificador e ralar mais grossinho, como vi em outra receita aqui no site.
Ah! E acrescentei goiabada que eu amo e acho que super combina com bolo de milho.
Obrigada por esse espaço!
Aprendo muito com tudo que você compartilha aqui, principalmente na parte da introdução da receita! Aqueles detalhes fazem toda a diferença.
Abraço!
Oi Débora!
O bolo deve ter ficado uma delícia, ainda mais com goiabada. A gente vai adaptando as receitas às preferências das pessoas queridas a aos ingredientes preferidos e possíveis no momento, né? A intensidade do queijo também depende dele, pois mudam bastante né? Juntar depois é perfeito pra manter a textura, batendo ele dá mais cremosidade.
Muito obrigada pelo carinho, feliz por fazer parte da sua cozinha.
Beijo, Helô