VIDROS DE MANTIMENTO COM TINTA LOUSA
Na minha despensa não faltam vidros de mantimento com tinta lousa. Eu vivo reciclando potes de vidro pra guardar mantimentos, uso potes de palmito, de azeitona, de geleia, garrafas de suco e qualquer outro que aparece na minha frente. Gosto deles porque são transparentes, fecham bem, são fáceis de lavar e não passam cheio e sabor aos alimentos.
O fato é que não descarto um pote de vidro, aproveito todos eles por anos e anos.
Os conjuntos de latas pra mantimentos costumam ter 5 recipientes. Normalmente, um grande, que acomoda até 5 kg de arroz ou de açúcar cristal (hoje em dia, quase ninguém mais compra pacotes de 5 kg de farinha de trigo ou de açúcar comum) e os 4 menores, com capacidade pra 3 kg, 2 kg, 1 kg, 500 g ou 250 g.
Só que isso é quase nada pra quem gosta de cozinhar. Além do arroz, do açúcar, da farinha de trigo, do chocolate em pó e da maisena, há farinhas aos montes, como mandioca fina e bijú, de milho, fubá, trigo integral, centeio, açúcares mascavo, cristal e de confeiteiro, café, grãos, sementes, frutas secas, passas e castanhas, massas secas…
Eu, que não gosto de deixar esses ingredientes todos em sacos plásticos fechados com nó, barbantes, arames ou prendedores de roupa, uso os potes de vidro pra guardar todos eles.
É uma solução simples, barata e que ainda deixa tudo muito prático, organizado e com graça. Daria pra usar só uma etiqueta no pote de vidro? Claro que sim, mas as tampas pintadas deixam tudo combinando e os potes até enfeitam a cozinha, além de ser uma solução que dura por muito tempo.
A LISTA DE MATERIAS
- Potes de vidro de diversos tamanhos e formatos;
- Potinho de 100ml de tinta preta pra lousa, que rende muito, custa pouco e é fácil de encontrar;
- pincel largo ou rolinho de pintura;
- 1 caneta de giz líquido, que é fácil de aplicar (giz comum funciona também, mas sai com facilidade).
MODO DE FAZER
1- Lave e seque bem as tampas dos vidros escolhidos.
2 – Pinte as tampas dos vidros e deixe secar por 24 horas.
3 – Escreva nas tampas os nomes dos ingredientes escolhidos.
2 Comentários
Ameeeei, já faço o uso dos potes de vidros, mais adorei a ideia de pintar as tampas e escrever com giz líquido, nunca tinha pensado nisso, geralmente escrevo em um pedaço de fita crepe e colo em cima.
Oi Milena! Fácil e prático, né? A gente tem que reciclar! Fita crepe é tudo nessa vida, dá pra usar pra mil coisas. Beijo, Helô