RECEITA DE GELEIA DE CACHAÇA
Hoje é dia de uma receita tradicional e deliciosa que é conhecida por alguns nomes diferentes: a geleinha de cachaça ou geleinha de pinga, geleia de cachaça ou geleia de pinga, bala de pinga ou bala de cachaça.
Cada um chama de um jeito esse docinho de festa que não tem cara de criança e muita gente adora. Eu amo e agora vou te ensinar como fazer.
Ninguém precisa se preocupar com a cachaça, pois tudo cozinha e ferve tanto até chegar ao ponto de cortar e secar, que não sobra nada de álcool.
Ele evapora completamente e qualquer um pode comer, tanto os adultos que não bebem ou não gostam de cachaça, como as crianças.
Quando eu era criança, toda mesa de aniversário tinha um prato com uma pilha desses quadradinhos rosados com cobertura açucarada, com textura de bala de goma, sabor e perfume misteriosos.
Eu era pequena e adorava, ficava feliz demais quando encontrava a tal geleinha pela frente e nem sabia que era de pinga.
As gelatinas deixam o doce com textura de bala de goma, a vermelha também dá cor, a cachaça da sabor e aroma e o açúcar adoça e faz com que tudo se transforme em bala.
TESTANDO
Experimentei algumas versões diferentes, mas confesso que, apesar de ter achado o método dessa receita bem estranho, pois pedia pra ferver a gelatina por mais ou menos uma hora, não mexer depois da fervura de jeito algum e não levar à geladeira de modo algum, foi esse o caminho. Depois de uns ajustes, cheguei à geleinha dos sonhos.
OS INGREDIENTES
A lista de ingredientes é pequena:
- gelatina vermelha sem sabor;
- gelatina incolor sem sabor;
- cachaça;
- açúcar;
- água.
Açúcar, cachaça e gelatina incolor sem sabor são ingredientes muito fáceis de achar, todo mercado tem.
A gelatina vermelha sem sabor é um pouco mais complicada, nem sempre a gente encontra. Há uns anos, essa vermelha incolor era muito fácil de achar e eu só fazia a receita com ela. Como hoje ficou mais difícil, a gente tem duas possibilidades que dão certo:
- Trocar a gelatina vermelha pela gelatina incolor, ou seja, usar 6 pacotinhos da incolor no total e ficar com uma bala quase transparente, o sabor é o mesmo;
- Trocar os 4 pacotinhos de gelatina em pó vermelha sem sabor por 4 sachês ou caixinhas de gelatina vermelha de morango. Como o sabor e o aroma da cachaça são fortes, os do morango somem.
DICAS
É fundamental escolher uma panela grande e larga, já que a mistura ferve, sobe muito e quando transborda faz uma lambança no fogão. Isso aconteceu comigo algumas vezes até pegar o jeito e tirar todo o grude dá um trabalho que ninguém merece).
Quando as bolhas da geleia ficam grandes e brilhantes e a geleia engrossa, é hora de despejar numa assadeira untada com óleo.
Mas uma vez parece que tudo vai dar errado, que ela vai transbordar de novo, mas nada disso, as bolhas somem em poucos minutos.
Não leve mesmo à geladeira, a bala firma depois de umas 6 horas em temperatura ambiente.
Depois de firme, a gente polvilha uma superfície com uma camada grossa de açúcar e desenformar a placa de geleia sobre ele.
Daí vem um truque que ajuda muito pra cortar e dividir a placa da geleia em quadradinhos. Use uma a tesoura e não uma faca, é muito mais fácil. O que importa é polvilhar as lâminas da tesoura com bastante açúcar pra não grudar.
A gente corta em quadradinhos de uns 2cm e rola no açúcar pra cobrir de todos os lados. Depois deixa secar ali mesmo por umas horas. No começo, as balas ficam com as paredes bem retas, mais depois de um tempo secando elas dão uma encolhida, totalmente normal.
Quanto elas firmam, só colocar num pote, fechar bem e guardar em temperatura ambiente – nunca na geladeira – por até uma semana.
Outras versões
Eu não resisto, pego uma sempre que passo por perto do pote. Já fiz versões mais modernas, com sucos como de maracujá, groselha e baunilha e usando só gelatina incolor, todas saborosas, mas instáveis, elas firmam, mas são mais úmidas e melam muito rápido.
Quer fazer uma festa de aniversário com outros docinhos clássicos? A gente tem aqui outras receitas muito gostosas, como as de docinho de abacaxi, cajuzinho tradicional, beijinho de antigamente, queijadinha caseira e camafeu de nozes. Tem uma coleção “docinhos de festa” com todos eles!
INGREDIENTES
- 4 envelopes de gelatina vermelha sem sabor (48g - no texto que vem antes da receita a gente explica sobre substituições pra se não encontrar a vermelha sem sabor)
- 2 envelopes de gelatina incolor sem sabor (24 g)
- 2 e ½ xícaras de água (600 ml)
- 1 kg de açúcar comum (pra cozinhar a geleia)
- 1 xícara de cachaça (240 ml)
- Óleo pra untar
- Açúcar comum pra polvilhar
Preparo
- Coloque todas as gelatinas numa tigelinha com ½ xícara de água e deixe repousar por 5 minutos. Enquanto isso, ferva 1 xícara de água.
- Regue a mistura das gelatinas com a água fervente, mexa com um batedor de arame até dissolver completamente e transfira pra uma panela grande e larga. Junte a xícara de água restante, o quilo de açúcar, a cachaça e mexa sem parar até dissolver e ferver.
- Então, pare imediatamente de mexer, diminua o fogo e cozinhe por mais ou menos 1 hora, até engrossar bastante e surgirem bolhas grandes (a geleia sobe bastante, mas só transbordará se a panela for pequena).
- Unte uma assadeira de uns 22x18cm com óleo, reserve.
- Despeje a geleia fervente na assadeira, mas não raspe e não utilize de jeito algum a calda de permanecer nas paredes e base da panela. Não se preocupe, pois embora pareça que tudo vai transbordar, as bolhas diminuem e a calda se acomoda.
- Deixe a geleia repousar de 6 a 12 horas fora da geladeira, nunca coloque na geladeira!!!
- Depois desse tempo, desenforme a placa do doce sobre uma superfície polvilhada com bastante açúcar.
- Pra não grudar, polvilhe com açúcar as lâminas da tesoura, e corte em tiras e a seguir em cubos. Role os cubos no açúcar e deixe repousar em temperatura ambiente e sem cobrir por mais umas 3 horas.
- Quando os pedaços estiverem bem secos por fora, transfira pra um pote, feche e guarde fora da geladeira. Como eu gosto delas macias por dentro, prefiro usar em até 3 dias. Depois desse tempo elas secam demais, açucaram por fora, mas tem gente que come feliz por 1 semana.
A gente tem aqui outras receitas muito gostosas, como as de docinho de abacaxi, cajuzinho tradicional, beijinho de antigamente, queijadinha caseira e camafeu de nozes. Tem uma coleção "docinhos de festa" com todos eles!
NOTAS
Use uma panela grande, assim tudo dá certo no fogo. Se a panela for média ou pequena, a gelatina transborda no fogo e dá tudo errado.