RECEITA DE BACALHAU À SICILIANA
Esse bacalhau à siciliana delicioso é delicioso e pronto. Eu adoro tanto que ele faz parte da lista das minhas receitas preferidas.
Acho o máximo os contrastes de sabor e de textura dos vários ingredientes do prato, com o salgado e o adocicado, a leve acidez, o úmido e o suculento e o crocante, os vários perfumes e o colorido lindo.
Os ingredientes fazem parte de muitas receitas deliciosas e tradicionais na região da Sicília, combinam de um jeito que eu acho o máximo e têm tudo a ver com bacalhau.
É um prato que enfeita qualquer mesa, deixa quem ama bacalhau muito feliz e sai do “de sempre”. Como eu sempre falo, a bacalhoada clássica bem feita é deliciosa, mas bacalhau é tão bom e tão versátil que não tem motivo pra fazer sempre do mesmo jeito.
Já preparei a receita algumas vezes na passagem de ano na praia e todo mundo adora. Além do mais, a receita é prática, pois pode ficar pronta no refratário e na geladeira de véspera, só levar ao forno pra aquecer e formar a crosta pouco antes de servir.
O BACALHAU
Pra receita de hoje, eu usei lombo de bacalhau, que deixa qualquer mesa com jeito de festa, mas dá pra fazer do mesmo jeito com filés mais baixos e até mesmo lascas menores.
O que importa é usar um bacalhau suculento, macio, daqueles que só a Noruega tem, podem ser lascas de um Gadus Morhua, de um Saithe, que é macio e saboroso, só não vale a pena usar aqueles peixes sem gosto e que de bacalhau só têm o nome.
Já pedi na receita o bacalhau dessalgado, pois uns compram o peixe já dessalgado, uns dessalgam e congelam, outros dessalgam uns dias antes e, dependendo da espessura dele, o tempo da dessalga muda.
Se for dessalgar em casa, penso nuns 3 dias pras postas altas e grandes, ou nuns 2 dias pra filés mais baixos ou lascas grandes. Pra dessalgar, eu coloco os pedaços de peixe numa tigela com bastante água e deixo na geladeira trocando de água pelo menos umas 4 vezes por dia.
INGREDIENTES E PREPARO
A receita leva:
- bacalhau em postas, sem pele e já dessalgado;
- azeite de oliva;
- cebola;
- pistaches torrados, salgados e sem casca ou nozes;
- alho;
- tomates maduro;
- uva passa escura;
- miolo de pão firme, tipo italiano, esmigalhado;
- azeitona preta em lascas;
- ervas frescas (salsinha, cebolinha, hortelã, tomilho, orégano fresco e manjericão);
- sal e pimenta-do-reino.
Quando faço bacalhau no forno em postas maiores, eu costumo levar o peixe cru pra assar, sem aferventar antes. Normalmente, eu só afervento o peixe quando preciso do bacalhau só cozido ou pra soltar pedaços muito colados às espinhas e peles, mas aqui fiz diferente.
Pra receita de hoje, gosto de aferventar o bacalhau pra garantir o cozimento perfeito do peixe e cobertura dourada e crocante na medida certa.
Se o bacalhau for cru por forno, o tempo de assar tem que ser maior, mas a cobertura pode não ficar gostosa: no forno médio ou médio-baixo, o peixe cru solta muito líquido e a cobertura encharca; e no forno alto ele doura por fora, fica cru por dentro e a cobertura acaba ressecando demais por cima.
Na hora de preparar, eu unto com azeite o refratário de servir, que pode ser um único ou 4 individuais.
Coloco no fogo uma panela grande uns 2 litros de água pra ferver. Quando a água ferve, eu mergulho as postas de bacalhau, deixo na água por uns 5 minutos, até o peixe esbranquiçar e começar a se abrir em lâminas, escorro e transfira pro refratário.
Enquanto o forno aquece o forno a 200ºC (alto) eu preparo a cobertura. Aqueço um fio de azeite numa frigideira grande, douro de leve a cebola, depois junto o alho, os pistaches ou as nozes, espero perfumar, misturo o tomate, a uva passa, o pão, uma pitada de sal e pimenta-do-reino e retiro do fogo.
Mexo até obter uma farofa úmida e soltinha, acrescento mais azeite se ela estiver muito seca, junte a azeitona e as ervas e ajusto o sal e a pimenta e espalho sobre o bacalhau.
Levo ao forno por mais ou menos 20 minutos, até formar uma crosta dourada e crocante e o bacalhau está pronto pra servir.
Quando quero adiantar a vida, preparo tanto o bacalhau como a cobertura na véspera, deixo só pra montar no outro dia pra manter as texturas da receita. Eu afervento o bacalhau, coloco no refratário, cubro e deixo na geladeira. E preparo a farofa, coloco num pote com tampa e também guardo na geladeira.
Uns quarenta minutos antes de servir, eu espalho a cobertura sobre o bacalhau e levo ao forno. eu afervento o bacalhau e deixo no refratário coberto com filme na geladeira.
Pra acompanhar, gosto de preparar uma receita do purê de batata com azeite de oliva e ervas e uma salada de folhas com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar. Uma sobremesa? A torta de limão cravo bem perfumada cai muito bem!
INGREDIENTES
- 800 g de bacalhau em 4 postas de uns 200 g, sem pele e já dessalgado
- 1/4 de xícara de azeite de oliva (60 ml)
- 1 cebola grande em cubinhos (180 g)
- 1/3 de xícara de pistaches torrados, salgados e sem casca ou nozes
- 2 dentes de alho picadinhos
- 4 tomates, sem sementes, em cubinhos
- ½ xícara de uva passa escura
- 2 xícaras de miolo de pão firme, tipo italiano
- 1/3 de xícara de azeitona preta em lascas
- 1 xícara de uma mistura de salsinha, cebolinha, hortelã, tomilho, orégano fresco e manjericão picados
- Azeite de oliva
- Pimenta-do-reino
Preparo
- Unte um refratário grande com azeite, o mesmo que irá à mesa.
- Aqueça uns 2 litros de água numa panela grande.
- Quando a água ferver, junte as postas de bacalhau. Passados uns 5 minutos, quando o peixe esbranquiçar e começar a se abrir em lâminas, escorra com uma escumadeira e transfira pro refratário.
- Aqueça o forno a 200ºC (alto).
- Pra cobertura, regue uma frigideira grande com azeite e aqueça. Junte a cebola e, quando ela começar a dourar, acrescente o alho e os pistaches ou as nozes. Logo que perfumar, adicione o tomate, a uva passa, o pão, uma pitada de sal e pimenta-do-reino.
- Desligue o fogo, mexa até obter uma farofa úmida e soltinha, sem pressionar para não virar uma pasta, e acrescente mais azeite se ela estiver muito seca.
- Junte a azeitona e as ervas, ajuste o sal e a pimenta.
- Espalhe a cobertura sobre o bacalhau e leve ao forno por uns 20 minutos, até formar uma crosta dourada e crocante.
Pra acompanhar, gosto de preparar uma receita do purê de batata com azeite de oliva e ervas e uma salada de folhas com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar. Uma sobremesa? A torta de limão cravo bem perfumada cai muito bem!
NOTAS
Pra adiantar a vida, prepare o bacalhau e a farofa de véspera e guarde separados na geladeira. Quarenta minutos antes de servir, aqueça o forno, monte o bacalhau com a cobertura no refratário e leve ao forno pra aquecer e dourar.