RECEITA DE PICOLÉ DE CHEESECAKE COM GOIABADA
Como adoro cheesecake, adoro goiabada e adoro picolé, amei o picolé de cheesecake com goiabada de hoje.
Na verdade, gosto de um bom cheesecake há muitos anos, acho que desde que comi um maravilhoso bem no comecinho dos anos 1980, depois aprendi como fazer e, um bom tempo depois, passei a trocar as frutas vermelhas tradicionais, por goiabada.
O sucesso do cheesecake de goiabada sempre foi bem grande, uma das sobremesas preferidas nos dez anos do Lá da Venda do primeiro ao último dia.
Como ando fazendo muitos picolés nesse verão e, há uns dias, tinha uns 2 potes de cream cheese na geladeira e doce de goiabada que fiz com goiabas do pomar, resolvi juntar tudo e fazer uns picolés.
Fui procurar, achei algumas receitas americanas com framboesa e frutas vermelhas e fui pra cozinha pra fazer os meus, só que com goiabada . Dividi o cream cheese em 3 partes pra ter suficiente pra uns 3 testes e comecei a experimentar.
No dia seguinte, comi alguns picolés, fiz uns ajustes e cheguei à receita de uns bem saborosos, com bastante cremosidade, mas nada enjoativos, fáceis de fazer, chiquezinhos e diferentes, perfeitos pra servir como sobremesa de verão ou em momentos mais especiais.
Claro que é um cheesecake bem simplificado, sem ovo, sem forno e sem crocante da base, mas é muito bom. Mesmo com essas simplificadas, o picolé ficou com o aveludado cremoso com os toques azedinhos do cream cheese e do limão, o aroma da baunilha e tudo com goiabada.
Vou falar em seguida sobre os ingredientes, mas já conto que até vi algumas versões de picolé cheesecake com um pouco de biscoito esfarelado por cima e resolvi tentar, pois tinha um finzinho de biscoito areia no pote.
Deixei uns picolés no freezer pra dar a primeira firmada, espalhei uns farelos na base e voltei com eles pro freezer pra terminar o congelamento, mas achei que os farelos murcharam, perderam a graça da textura e de gosto não acrescentaram quase nada.
Resolvi, então, espalhar os farelos nos picolés prontos, teoricamente manteria a textura. Mas vieram os problemas do processo: nos picolés saindo do freezer, eles não grudaram, teria que esperar um minuto, mas com a espera eles começaram a derreter antes de servir.
Ou seja, fiquem com picolés sem farelos de biscoito.
Bora fazer picolé?
INGREDIENTES
A lista de ingredientes pra fazer o picolé é fácil de providenciar:
- cream cheese em temperatura ambiente (pode ser sem lactose);
- açúcar de confeiteiro;
- leite (pode ser em lactose);
- essência natural de baunilha (no post sobre essência de baunilha caseira a gente te ensina como preparar);
- suco de limão;
- goiabada mole ou goiaba em calda.
É importante caprichar no cream cheese, que é a base do picolé. Usei Philadelphia, mas também fica perfeito com os da Danúbio e Polenghi. E, pra alegria dos intolerantes, dá certo cream cheese e com leite sem lactose.
Também vale a pena pensar numa boa essência de baunilha e com a nossa receita das essências naturais caseiras.
Quanto ao açúcar: experimentei com o de confeiteiro e com o comum e gostei mais da textura do creme com o de confeiteiro, ficou mais liso. Mas, na falta dele, dá pra usar o comum.
Pra testar, fiz 2 picolés com goiabada cremosa, 2 com cubinhos de goiabada de corte e 2 com goiaba em calda e gostei dos resultados com a cremosa e a em calda.
Os picolés com pedacinhos da goiabada de corte ficaram sem graça, pois ela não se espalha pelo creme.
PREPARO
Pra deixar o creme bem liso, bati o cream cheese com o açúcar de confeiteiro com a batedeira por uns 2 minutos. Depois, com uma espátula pra não espirrar pra tudo o quanto é lado, juntei o leite, a baunilha e o suco de limão.
Em seguida, coloquei metade do creme em cada forminha (no meu caso, foram 6), espalhei por cima um tanto de goiabada e completei com o restante do creme.
No caso de goiabada cremosa: usei 1 colher de sopa por picolé, mas dividi essa quantidade em 3 partes espalhando pelo picolé de um jeito bem aleatório. No caso da goiaba em calda: escorri e descartei a calda e usei 2 metades por picolé, quebrando cada metade nuns 2 ou 3 pedaços e também espalhando pelo picolé.
Depois, levei ao freezer por umas 8 horas, desenformei e servi em seguidíssima, pois são picolés cremosos e começam a derreter rapidinho.
No freezer, os picolés ficam perfeitos por 1 semana.
AS FORMINHAS
Quanto às forminhas, até nessas lojas que vendem um pouco de tudo (que antes eram de 1,99) há forminhas pra picolé de plástico, com aquelas tampas que já têm junto o palito. Várias delas são meio ruins, não são muito simples na hora de desenformar, mas dá pra se virar (pra saber, só testando).
As de silicone são perfeitas, valem cada centavo pra quem adora picolé e agora já estão mais fáceis de encontrar. O ideal é comprar 2 ou 4 jogos, pois cada forminha rende 3 unidades.
Mas se não tiver um conjunto desses de 6 picolés em casa, basta improvisar com fôrmas de gelo.
Se a fôrma de gelo for a solução, despeje o creme nas cavidades (normalmente dá pra preparar uns 24 cubinhos), leve ao freezer por uma hora, ou até começar a firmar, então espete uma pazinha de madeira pra sorvete ou mesmo uma colher de café no centro e volte pro freezer por mais umas três horas, então desenforme e sirva.
Quanto à quantidade de picolés, ela pode variar um pouco pelo tamanho das forminhas. Com a receita de hoje, usando as minhas de silicone, fiz 6.
Outras receitas pra quem ama goiabada: cuca de goiabada gostosa, bolo de rolo de goiabada, beliscão com goiabada delicioso e goiabada caseira. E também a melhor receita de cheesecake de goiabada (já fiz nem sei quantos na vida, mas esse é tudo de bom).
E pra quem adora picolé, aqui também tem: picolé de limão bem cremoso, picolé de doce de leite muito bom, picolé de chocolate e coco e vários outros (clicando na aba “coleções” dá pra abrir todos de uma vez).
Outras receitas pra quem ama goiabada: cuca de goiabada gostosa, bolo de rolo de goiabada, beliscão com goiabada delicioso e goiabada caseira. E também a melhor receita de cheesecake de goiabada (já fiz nem sei quantos na vida, mas esse é tudo de bom). Se quiser, prepare a receita com cream cheese e leite sem lactose, dá certo!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Olá!!! Amei o formato da forminha, onde vc comprou por gentileza?!?!😋
Oi Maísa! Comprei na amazon, forminhas de silicone para picolé. Dica: como costumam ser plaquinhas com 3, vale comprar 2 pra fazer 1 receita (que rende de 4 a 6 picolés dependendo do tamanho das forminhas). Eu comprei 4 conjuntos e posso fazer 12. Quando os picolés congelam, só soltar, passar pra um plástico e fazer mais. Quando você tira da embalagem, parece que elas não têm furo pro palito, mas ele está lá, só forçar um pouquinho na primeira vez. Os kits vêm com vários palitos.
Beijo, Helˆø