RECEITA DE PICOLÉ PRESTÍGIO DE COCO E CHOCOLATE
Hoje é dia de fazer um picolé de chocolate e coco delicioso e muito fácil. Eu, que sou apaixonada por coco e por chocolate e adoro quando os dois se unem, acho esse picolé gostoso demais.
Na verdade, desde criança, prestígio sempre foi o meu “preferido” desses chocolates que todo mundo encontra por aí. Há uns anos, até ganhei da Tuni, prima muito querida e que me conhece desde sempre, uma caixa de prestígio no Natal e amei.
Mas voltando pro picolé de hoje: ele nasceu num dia em que estava na praia, vi um prestígio no mercadinho e resolvi fazer alguma coisa que combinasse chocolate e coco, mas de um jeito mais intenso, verdadeiro e refrescante.
Como eu tinha em casa chocolate meio-amargo, coco ralado e leite de coco e as minhas forminhas de picolé com palitos vivem por perto, decidi que seria assim.
Dei uma olhada rápida em versões de picolé de chocolate e coco, mas não me animei com nada.
Nem pensar em receitas com ingredientes que não têm nada a ver comigo, como emulsificantes, ligas neutras e picolé com gelatina.
E a minha receita de picolé precisa ser muito fácil de fazer, daquelas quase que só de misturar, pra se preparar nuns 15 minutos até por uma criança.
A solução foi inventar o meu picolé cremoso e com bastante chocolate e coco.
Ficou tão bom que acabou num minuto, fiz de novo no dia seguinte e, depois disso, preparei nem sei quantas vezes.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes pro picolé:
- chocolate meio-amargo (ou ao leite);
- creme de leite de leite espesso, o mais cremoso (pode ser da lata ou da caixinha ou fresco e sem lactose);
- leite de coco;
- açúcar;
- coco fresco ralado ou seco.
Gosto de usar chocolate meio-amargo, que tem sabor intenso, doçura e cremosidade, mas a receita funciona tanto com mais amargo (só fica um pouco mais firme), como ao leite.
O açúcar vai depender da doçura do chocolate. Usei 1/3 de açúcar com um chocolate mais amargo e ficou bom, mas pode ser um pouco menos se for ao leite.
O importante é sempre pensar que, depois de congelar, tudo fica menos doce.
O leite de coco é comum e o coco ralado depende do que se tiver por perto. Com coco fresco, que é mais saboroso e tem a textura perfeita, fica melhor, mas pode ser seco, tanto do mais fino, como daquele mais esfiapado adoçado.
Quanto ao coco fresco: quem ama coco deve pensar em ter no freezer um pouco, pois ele congela muito bem.
Pra fazer o picolé, o melhor creme de leite é o bem cremoso, que dá aquela textura macia irresistível, mas a receita dá certo com qualquer um. E pode ser sem lactose.
O preparo é simples e rápido.
Derreto o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas (1 a 2 minutos em potência forte) até ficar cremoso.
Junto o creme de leite e mexo com um batedor de arame até obter um creme bem liso, que é a ganache. Em seguida, misturo o leite de coco, o açúcar (experimento sempre) e finalizo com o coco ralado, só isso.
Depois disso, só colocar nas forminhas e levar pro freezer pra congelar. Com umas seis horas de freezer, já dá pra desenformar e servir, mas se deixar congelar bem por uma noite, melhor ainda.
FORMINHAS DE PICOLÉ
Quanto às forminhas, até nessas lojas que vendem um pouco de tudo (que antes eram de 1,99) há forminhas pra picolé de plástico, com aquelas tampas que já têm junto o palito. Várias delas são meio ruins, não são muito simples na hora de desenformar, mas dá pra se virar (pra saber, só testando). As de silicone são perfeitas, valem cada centavo pra quem adora picolé e agora já estão mais fáceis de encontrar. O ideal é comprar 2 ou 4 jogos, pois cada forminha rende 3 unidades.
Mas se não tiver um conjunto desses de 6 picolés em casa, basta improvisar com fôrmas de gelo.
Se a fôrma de gelo for a solução, despeje o creme nas cavidades (normalmente dá pra preparar uns 24 cubinhos), leve ao freezer por uma hora, ou até começar a firmar, então espete uma pazinha de madeira pra sorvete ou mesmo uma colher de café no centro e volte pro freezer por mais umas três horas, então desenforme e sirva.
Quanto à quantidade de picolés, ela pode variar um pouco pelo tamanho das forminhas. Com a receita de hoje, costumo fazer de 6 a 8 picolés.
Outros picolés aqui Na Cozinha da Helô: picolé de melancia e coco bem refrescante, picolé de banana caseiro e muito fácil, picolé caseiro de iogurte e morango, picolé de framboesa e mirtilo com iogurte, picolé de salada de fruta fácil, Picolé de abacate e picolé de figo com iogurte e mel delicioso e picolé vegano e sem lactose de coco.
1. Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas (1 a 2 minutos em potência forte) até que esteja cremoso. Junte o creme de leite e mexa com um batedor de arame até obter um creme bem liso. "Outros picolés aqui Na Cozinha da Helô: ppicolé de melancia e coco bem refrescante; picolé de banana caseiro e muito fácil, picolé caseiro de iogurte e morango. Dá pra usar coco seco, mas com coco ralado fresco fica muito melhor, e também dá pra usar chocolate ao leite ou meio-amargo, o que você preferirINGREDIENTES
Preparo
2. Misture o leite de coco até conseguir um creme liso, acrescente o açúcar (experimente sempre) e finalize com o coco ralado.
3. Despeje a mistura em 6 forminhas de picolé (se forem pequenas, use 8 forminhas).
4. Leve ao freezer por aproximadamente 6 horas, até endurecer de vez (com 12 horas fica ainda melhor pra desenformar).
5. Eles ficam perfeitos por 1 semana no freezer.
6. Desenforme os picolés na hora de servir e, se quiser, espalhe por cima as raspas de chocolate e um pouco mais de coco ralado.NOTAS
2 Comentários
Tô louca pra fazer essa receita mas faltou dizer a quantidade de leite de côco…
Regina, boa tarde!
Obrigada pela ajuda na revisão (e desculpas), acabei de colocar, 1 vidrinho de 200 ml.
Beijo, Helô