RECEITA DE PÃO DE FUBÁ SIMPLES
Quem gosta de milho vai se encantar com esse pão rústico de fubá e a receita vai virar de sempre, como acontece na minha casa.
O pão fica com uma casquinha leve e crocante e com o miolo amarelado e com a textura rústica e deliciosa do fubá.
A receita é simples de preparar e tem tudo a ver com café da manhã ou lanche do dia a dia, com aperitivo e pra acompanhar receitas com molhos no almoço e no jantar. Quer dizer, um pão que combina com tudo.
OS INGREDIENTES
A lista de ingredientes é bem básica:
- água morna;
- açúcar mascavo;
- fermento biológico seco;
- farinha de trigo;
- fubá;
- sal;
- ovo;
- óleo vegetal.
A receita leva um pouco de farinha de trigo pra deixar a massa macia, mas o fubá fala mais alto e o pão fica com gosto, aroma, cor e textura de milho.
O toque do açúcar mascavo é o máximo, ele dá um sabor delicioso e diferente pro pão.
O óleo deixa a massa úmida e dá leveza. Como a massa não leva nada de leite e de manteiga, o pão é perfeito pra alérgicos à proteína do leite e pros intolerantes à lactose.
O PASSO A PASSO
O preparo é fácil, bem o de sempre dos pães comuns.
Eu misturo a água, o açúcar, o fermento e ½ xícara de farinha de trigo numa tigela e deixo repousar por 10 minutos, até surgirem bolhas.
Em seguida, junto o restante da farinha, o fubá, o sal, o ovo e o óleo e trabalho até conseguir uma massa bem macia, ainda molenga, mas que descole das mãos. Dá pra fazer a massa numa tigela sovando com as mãos, mas também dá pra usar a batedeira com o gancho.
Deixo a massa crescer por umas 2 horas, até dobrar de volume e modelo o pão. Pra modelar, eu abro um retângulo de massa achatando com a palma das mãos e enrolo como cilindro, depois passo pra uma assadeira untada com óleo.
Cubro a massa modelada de novo com filme eu deixo repousar por mais 1 hora.
Levo o pão pro forno aquecido a 180ºC (médio) por 10 minutos, diminuo a temperatura pra 160º (médio-baixo) e continuo assando por mais uns 30 minutos, até ficar firme, crescido e bem dourado.
Como sempre, deixo o pão amornar por 15 a 30 minutos antes de fatiar e servir.
SERVIR
É claro que fresco, no dia em que foi assado ou no dia seguinte, o pão fica mais gostoso, mas ele se conserva bem por até 3 dias.
Quando ele vai secando, eu faço pão na chapa, croutons com azeite, alho e tomilho e também faço torradas tanto pra servir com manteiga, como pra ralar e virar farinha de rosca ou esmigalhar e usar como crosta.
Já usei o pão nas receitas do peito de frango assado com crosta dourada, do crumble de tomate com crosta de parmesão e ervas e do bacalhau à siciliana delicioso e amei.
No café da manhã ou no lanche o pão vai bem com manteiga, mel, requeijão, geleia de jabuticaba caseira e geleia caseira de amora e framboesa.
E se você também adora fubá, como eu, acho que pode gostar das receitas do pão de fubá do Sul, que é mais úmido porque a massa é feita no fogo como polenta, dos crackers salgadinhos de fubá, do bolo de fubá da minha avó, que também começa na panela.
Sirva o pão com geleia caseira de amora e framboesa, geleia de morango, geleia de jabuticaba caseira, geleia de maçã simples, mel, melado, queijos variados, manteiga simples e com as manteigas salgadas variadas. Eu aproveito sempre o pão mais velho pra fazer torrada, croutons e farinha de rosca, não desperdiço nada!!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
6 Comentários
Amei a receita, o sabor surpreende
Parece delicioso! Será que consigo fazer na panificadora?
Natália, boa noite!
Quem gosta de fubá e de milho com certeza vai gostar.
Com certeza, é possível fazer em panificadora, apenas com os ajustes usuais (fermento, forno, multiplicação da receita).
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Uma colher de sopa de fermento equivale a quantas gramas? Dá certo colocar na forma para pão ao invés de uma assadeira comum? Vou comprar o fubá para testar! Adoro as tuas receitas!
Milena, boa tarde!
Obrigada pelo carinho.
Um envelope de fermento biológico seco, que tem 10g, dá 1 colher de sopa.
Pode sim usar uma forma.
Conte depois como ficou, a gente adora saber!
Abraços, Ana e Helô
Olá! Ontem, domingo, fiz esse pão. Segui direitinho a receita, mas ele se espalhou na assadeira e ficou baixo. Para atingir a cor levou 80 minutos, e criou uma casca quase queimada embaixo. O sabor é maravilhoso, a cor é muito viva e rende um pão bem grande! Vamos comer esse, e vou tentar novamente,inclusive com uma forma que ” abrace”a massa. Muito obg pela receita e um abraço fraterno.