RECEITA DE PAPO DE ANJO
Hoje tem papo de anjo, aquela receita de vó de antigamente, requintada pra valer e que, pra muita gente (como pro meu marido) tem sabor de infância, puro afeto.
Ele sempre me fala que, na casa da avó dele, toda mesa de festa tinha uma compoteira cheia de bolinhos brilhantes, fofos e tão amarelos que lembravam gemas inteiras. Eles e ficavam mergulhados numa calda aromatizada com canela, cravo e vinho do Porto.
Ele adora tanto que sempre me pede pra fazer um tanto quando junto gemas na geladeira, e isso acontece bastante, pois a quantidade de ovos do galinheiro do quintal é sempre grande.
É um doce bem doce, mas nada além dos demais doces portugueses cheios de ovos e de açúcar. O nome, com certeza, nasceu da imaginação de alguém que achou que o bolinho amarelo claro saindo do forno bem estufado deveria se parecer com o papo de um anjo.
Os ingredientes e o preparo
Ao contrário do que se imagina, a receita não é difícil, nem demorada, e só leva gemas, açúcar, água, cravo, canela, menos de uma colher de sopa de vinho do Porto e manteiga pra untar.
Pra dar certo, o que importa é acertar a calda, bater as gemas até ficarem bem amarelas e encorpadas e ter cuidado na hora de mergulhar e banhar os papos na calda, pois são delicados.
É importante pensar que eles precisam descansar na calda por pelo menos 6h pra que fiquem bem umedecidos e brilhantes, mas que se conservam em temperatura ambiente por umas 24h e não ficam bem na geladeira, já que perdem a leveza. Ou seja, não é uma sobremesa pra se preparar com muita antecedência.
Outra coisa: há receitas de papos de anjo sequinhos, que levam banho de calda e secam pra ficar com uma camada ligeiramente cristalizada por fora, mas prefiro os molhadinhos.
Gosta de doces de ovos? Aqui tem quindim delicioso e lindo, ovos queimados , queijadinha tradicional e uma receita linda e deliciosa de pavlova de frutas vermelhas pra aproveitar as claras.
Gosta de doces de ovos? Aqui tem quindim delicioso e lindo, ovos queimados , queijadinha tradicional e uma receita linda e deliciosa de pavlova de frutas vermelhas pra aproveitar as claras. É importante pensar que eles precisam descansar na calda por pelo menos 6 horas pra que fiquem bem umedecidos e brilhantes.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
9 Comentários
Muito Top Seu artigo adorei a receita super Recomendo Valeu 🙂
Adorei seu site. Simplesmente show! Obrigado por compartilhar. Abraço e muito sucesso.
Que bom que gostou! Beijos
Eu sempre tento fazer, mas meus papos ficam tão frágeis mesmo, e ficam quase esfarelando ou quase desmancham quando ficam na calda. É frustrante. Eu vejo imagens daqueles firmes, embebidos na calda, tão bonitos. Não sei o que fazer. Já tentei usar farinha, amido, fermento, mas ficam piores.
Oi, Lucas! Acho que é o forno. Papos são bem chatinhos e cada forno tem o seu jeito, o tamanho da forminha… Esfarelento é típico de assar um tiquinho a mais do ponto, é que nem ovo mexido, se fica 1 min a mais, ele perde cremosidade e fica esfarelento. Então mais farinha e amido não resolve, só deixa mais pesado. Mas muita gente fez a receita e deu certo, tente de novo diminuindo um pouco o tempo e depois me diga como ficou, hein. Bj
Vai só gemas para a batedeira e depois para as forminhas?
Paulo, boa noite!
Desculpe-nos pela demora na resposta.
Nas forminhas só vão as gemas batidas e apenas essa parte da receita é assada.
Toda a sabor, a doçura e o aroma vêm com a calda de açúcar aromatizada com vinho do Porto.
Conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Não precisa assar em banho maria?
Gianna, boa noite!
Não precisa de banho-maria. Fique tranquila!
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô