RECEITA DE STRUDEL DE MAÇÃ CASEIRO
Vou te ensinar como fazer um strudel de maçã delicioso, com a massa crocante e que estala e vai se quebrando em pedacinhos e o recheio com muito gosto e perfume de maçã.
É isso mesmo, a gente vai preparar um apfelstrudel de verdade e do começo ao fim, com a massa feita em casa e o recheio de maçã bem caprichado. É aquela sobremesa que fica como um rocambole de massa folhada bem fina e que é sucesso sempre.
Mas já explicando: o strudel clássico não é feito com a massa folhada tradicional, que folha pela manteiga e é mais grossinha. Ele é preparado com massa que parece a massa phyllo ou a massa das bourekas, böreks, burekas ou salgados folhados muito crocantes, que são mais secas e ficam muito finas depois de abrir.
Um dia, há uns 10 anos, eu estava conversando com a Bebel, minha filha, sobre strudel de maçã e deu vontade de correr pra cozinha, preparar uma receita e comer umas fatias daquelas bem gulosas.
A gente queria strudel de massa bem fina e estalando de tão crocante e com muito recheio de maçã, nozes, uva-passa e a chuva de açúcar e canela por cima.
Eu me lembro de que chovia muito e da gente virando livros, olhando revistas, buscando na internet, traduzindo receitas em alemão e em polonês, tudo bem divertido. Alemão e polonês porque fazem strudels na Alemanha, na Áustria e na Polônia e cada um deles faz o strudel do seu jeito.
A ideia era chegar a uma receita deliciosa, mas que não fosse muito difícil, mesmo sabendo que a massa do strudel sempre daria um trabalhinho.
Depois de anotar um monte de coisas, juntar pedaços e dicas de vários lugares, a gente correu pra cozinha e começou a testar.
Os primeiros strudels ficaram mais ou menos, mas os testes foram melhorando e, uns 3 dias depois, a gente chegou à receita que tanto queria. Fiz mais umas duas vezes pra conferir e aqui vai ela.
Sinceramente, o strudel que a gente preparou não ficou nada atrás daquele apfelstrudel delicioso que é preparado num café perto da cachoeira do Caracol na Serra Gaúcha.
A MASSA CASEIRA PARA STRUDEL
Misturar e fazer a massa é fácil, o trabalho vem na hora de abrir e de montar o strudel. Mas seguindo a receita passo a passo e com um pouco de treino dá pra chegar a um bom resultado. Eu tenho certeza disso e você pode acreditar!
Os ingredientes pra fazer a massa são bem simples e básicos, daqueles que todo mundo tem em casa: farinha, água, óleo, sal e vinagre de vinho branco, daquele bem comum.
O vinagre é fundamental pra deixar a massa crocante e sequinha.
Eu misturo tudo de uma vez numa tigela, sovo com as mão por uns 2 ou 3 minutos, até conseguir uma massa bem lisa e macia.
É importante evitar juntar farinha extra, pois quanto mais macia a massa ficar, mais maleável e mais fácil de abrir será. Ou seja, no máximo dar umas polvilhadas com mais farinha se a massa estiver colando demais nas mãos.
Em seguida, eu pressiono a bola da massa com a palma da mão pra formar um disco de uns 20 cm, embrulho em filme plástico e levo à geladeira pra descansar por umas 2 horas. Só com o descanso a gente consegue abrir a massa muito fina.
COMO PREPARAR O RECHEIO DE MAÇÃ
Enquanto a massa descansa, eu cuido do recheio de maçã.
A lista de ingredientes pra fazer o recheio:
- pão cascudo amanhecido, torrado e esmigalhado ou farinha de rosca caseira e bem grossa;
- uva passa;
- suco de maçã ou rum;
- maçãs ácidas e doces;
- suco de limão;
- açúcar;
- canela em pó;
- nozes grosseiramente picadas;
- manteiga em temperatura ambiente e bem macia;
- açúcar de confeiteiro pra polvilhar.
Maçãs, passas, nozes e canela combinam sempre muito bem. O limão realça o sabor da maçã, que tem que ser doce, saborosa e azedinha pra deixar o recheio gostoso.
O suco de maçã, ou rum pra quem prefere o recheio com um toque de bebida, hidrata a uva passa e o açúcar complementa tudo.
A manteiga dá sabor ao recheio e deixa a massa crocante.
O recheio é bem simples de preparar, mas precisa de alguns cuidados pra ficar saboroso e não umedecer a massa enquanto cozinha no forno.
Se a maçã soltar muito líquido enquanto cozinha, esse líquido vai deixar a massa molhada e o strudel não vai ficar gostoso de sabor e nem crocante. O recheio tem que estar bem seco na hora de usar, mas seco não quer dizer sem sabor.
Eu começo colocando a uva-passa numa tigela com o suco de maçã ou o rum pra hidratar e ficar mais saborosa. Deixo uns 20 minutos, depois escorro e descarto o liquido.
Descasco, descarto o miolo e as sementes e fatio as maçãs bem fininho. Com fatias finas, a gente consegue espalhar o recheio fazendo uma camada uniforme.
Coloco a maçã numa tigela com o limão, metade do açúcar e da canela e deixo repousar por uns 15 minutos, depois escorro e descarto os sucos que tiverem escorrido. Isso é fundamental pra receita dar certo!!
O outro passo pra secar o recheio acontece na hora de rechear o strudel e esse é o pulo do gato da receita. O ingrediente pra essa etapa é a farinha de rosca, que vai absorver o excesso de umidade da maçã durante o tempo no forno e deixar a massa assar e ficar crocante por dentro.
É importante escolher uma farinha de rosca bem grossa e caseira ou de padaria, ou torrar pão amanhecido em casa e esfarelar com as mãos ou dar uma triturada rápida no liquidificador com a tecla pulsar ou no processador.
A farinha de rosca fina comum ou panko não servem pra receita..
COMO ABRIR A MASSA E ENROLAR O STRUDEL
Essa é a parte trabalhosa da receita, mas dá pra dar conta. O ideal é ter companhia nessa hora, pois pra abrir a massa fininho ter 4 mãos facilita demais a tarefa. Já fiz sozinha e dá certo, mas é bem mais fácil com 4 mãos.
Só de escutar que vai ter strudel, sempre tem alguém aparecendo pra ajudar.
Pra começar, eu forre uma superfície lisa com um pano fino de algodão de uns 90x60cm. Eu tenho umas fraldas de pano que tenho pra esses usos na cozinha, mas pode ser um pano de prato fino ou uma toalha de mesa mais velha.
Polvilho o pano e o rolo pra abrir a massa com bastante farinha e coloque o disco de massa no centro do pano. Depois abra com o rolo tentando formar um retângulo bem fino de massa.
Deixo o rolo de lado quando percebo que ele não consigo abrir a massa com ele, que já chegou no limite.
Chega a hora de começar a trabalhar com as 4 mãos e o primeiro passo é polvilhar as mãos com farinha.
Pra esticar a massa, primeiro a gente posiciona as mãos no centro por baixo da massa. Então, começa a movimentar os os dedos e as mão pra esticar a massa do centro pras bordas. Ela vai esticando e esticando, até que fica clara, quase transparente e cobre quase todo o pano.
O teste tradicional: se colocar uma folha com algo escrito sob a massa, deve dar pra ler o texto.
Se a massa furar num ou noutro ponto, não se desespere, corte uns pedaços de massas das bordas e remende.
Nessa hora, eu já ligo o forno a 160ºC (médio-baixo) pra aquecer. Separo uma assadeira bem rasa, que facilita muito a tarefa de transferir o strudel pronto pro prato de servir.
Com delicadeza, pra evitar que a massa rasgue demais, pincelo toda a superfície com uns ¾ da manteiga.
Deixo uma margem livre de uns 10 cm em toda a volta, espalho no centro uma camada uniforme da farinha de rosca, depois de nozes e uva-passa, a maçã e termino com o restante do açúcar e da canela.
Com a ajuda do pano e da companhia, enrolo o strudel como um rocambole, apertando a cada volta pra firmar. Se os furos de massa crescem e o recheio começar a escapar, tento remendar e não sofro, é normal.
Dando um formato meio em C pro rocambole, levanto e transfiro com muito cuidado pra assadeira, depois pinceo com a manteiga restante e levo pro forno.
DICAS PRA ASSAR O STRUDEL PERFEITO
Não adianta fazer uma massa boa e um recheio delicioso sem cuidar da temperatura e do tempo do strudel no forno.
Se assar em temperatura alta por todo o tempo ele doura por fora muito rápido, fica com a massa dura nas camadas de fora, as camadas de dentro não assam direito e o recheio não cozinha pra valer.
E quando a temperatura é baixa durante o tempo todo, a massa não firma, não fica crocante e vira quase que um rocambole comum.
O segredo é assar devagar e em duas etapas, com temperatura menor pra assar pra valer por um tempo e com forno mais alto no final pra terminar de assar e conseguir a massa crocante, sequinha e folhada.
Uma hora de forno no total parece muito, mas é o tempo necessário pra conseguir um strudel perfeito.
Eu levo o strudel ao forno já aquecido a 160ºC (médio-baixo), asso por uns 45 minutos nessa temperatura, até a massa firmar totalmente e só começar a dourar. Não dá pra ver, mas no final desse tempo as camadas de dentro também estão assadas e o recheio vai estar macio e saboroso.
Em seguida, eu subo a temperatura pra 220ºC(alto) e deixo assar por mais uns 15 minutos, até o strudel ficar bem dourado de todos os lados e com a massa crocante.
E só dá pra fazer strudel de maçã?
Se for de maçã, o strudel será um apfelstrudel, que quer dizer strudel de maçã em alemão.
Mas dá pra fazer strudel de outras frutas e ele será strudel da fruta escolhida. Na Alemanha e na Áustria o strudel de cereja, o de ameixa e o de ricota com nozes são tradicionais também.
Pra variar, eu já fiz o strudel com banana, com abacaxi e com pêssego. Fiz o mesmo processo da maçã, só troquei de fruta.
SERVIR
O ideal é comer a fatia bem quente, com a massa crocante e o recheio se desmanchando. Pra acompanhar, um uma bola de sorvete de baunilha de verdade ou com umas colherada de chantilly caseiro, de nata ou de iogurte natural cremoso. Chá e café vão sempre muito bem com strudel.
O strudel fica perfeito por uns 3 dias em temperatura ambiente ou, se o calor for grande, na geladeira. Na hora de servir, uns minutos de forno deixam tudo irresistível de novo.
É uma sobremesa especial pra servir de sobremesa em dias especiais, tanto no almoço ou no jantar, como num lanche ou chá da tarde.
Outras receitas alemãs: vinho quente bem perfumado e saboroso, pão alemão recheado com marzipã para o Natal ou stollen, a salada francesa de batata, que eu faço do jeito francês, mas que tem tudo a ver com as saladas de batata servidas nas cervejarias alemãs, e o repolho roxo agridoce com maçã e ameixa que acompanha o clássico kassler, que é um bisteca defumada, e outras carnes de porco defumadas.
Massa Recheio Montagem Assar e servir Pra acompanhar, nada como uma bola de sorvete de baunilha de verdade, ou uma colherada gulosa de creme chantilly caseiro. Adoro strudel de maçã, mas com banana ou abacaxi e manga ele também fica delicioso.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
12 Comentários
A quantidade de farinha de trigo me deixou em dúvida!
Oi, Vivian, é uma 1 xícara inteira + 1/3 de xícara, o equivalente a 160g de farinha. Mas cuidado para não acrescentar mais farinha além do necessário, pois a massa tem que ficar macia e maleável pra dar certo na hora de abrir. Beijos!
Oi Helô. Adorei a sua receita. Há muito tempo eu procurava uma receita de massa como a sua, é idêntica a que minha mãe fazia, mas eu não lembrava as medidas e já não tenho mais a minha mãe… Mas enfim acabei de fazer, apenas troquei o recheio. Amo strudel de abóbora e foi esse que fiz. Obrigada e parabéns.
Claudia, boa tarde!
Sua mensagem veio alegrar o dia.
Bom demais saber que a receita da massa do strudel deu certo e, ainda por cima, idêntica àquela da sua mãe. Não é simples conseguir chegar a uma receita que se pareça em gosto, aroma ou textura que a gente tem na memória, pois as lembranças são carregadas de afeto e deixam tudo tão especial que fica difícil fazer algo igual.
Maçã, abóbora, frutas secas, ameixas e pêssegos, todos são deliciosos!!!
A alegria ainda foi maior porque a gente sabe o quanto a receita é trabalhosa, são poucas as pessoas que encaram e você encarou e chegou a um super resultado. Parabéns!!!!!
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helô tudo bem? Posso guardar a massa e abrí-la no dia seguinte? Fico no aguardo
BJS
Helena
Helena, boa tarde!
Acho que funciona sim, o descanso pode ser de 2 a 24 horas.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helô! Hoje fiz o strudel! Que delicia! Meu marido me ajudou a esticar a massa e ele também amou o resultado! Obrigada pela receita! Bjs
Suzana, bom dia!
Que notícia gostosa!!
A receita assusta um pouco, pois tem etapas e é mesmo um pouco trabalhosa. Só que, com vontade de fazer, ela funciona e fica deliciosa. Muito bom quando se tem ajuda pra esticar a massa, facilita demais!!!
Parabéns pelo resultado.
Aproveita as nossas receitas, histórias e fotos apetitosas.
Abraços,
Ana e Helô
Amei esta receita! muito obrigada!
Jeanete, boa noite! Que gostoso saber disso, conte se fizer a receita.
Beijo, Helô
Adorei as explicações, super detalhadas. Obrigada.
Jussara, boa noite!
Que gostoso saber que você está gostando do Na Cozinha da Helô.
Obrigada pelo carinho, Helô