A casa da fazenda
Era uma vez uma casa de roça muito linda e que ficava num sítio colado à sede daqui da fazenda em São Luiz do Paraitinga.
Eu achava a casa o máximo e olhava pra ela sempre que passava em frente. Não era nem muito grande e nem muito pequena, as portas e as janelas bem grandes, o piso de tijolo bem andado e torto, o galinheiro na saída da cozinha bem comprida com o fogão a lenha de vermelhão no meio e uma calçada de pedras grandes e irregulares dando a volta inteira.
Até que o meu pai comprou o sítio, que ficou emendando com a fazenda, e eu fiquei com a casa. O Carlos também amava o lugar e a construção, que deve ter uns 80 anos.
A gente resolveu restaurar mantendo o máximo de tudo no lugar, só mexendo nas coisas que estavam com problemas de estrutura, banheiros, hidráulica e elétrica.
A divisão da casa ficou a mesma, o telhado foi trocado, as paredes de pau-a-pique receberam reforços, as portas e janelas foram substituídas por idênticas e o piso de tijolo continuou exatamente como era. Os tijolos são tão gastos que tudo precisa de calço.
A casa continuou a ser de roça e virou a casa da Helô, do Carlos, da Bebel e da Ana. Uma casa simples, colorida, aconchegante, descontraída e acolhedora.
A gente vinha pra cá bastante, só que a casa de morar era a de São Paulo. Mas há pouco mais de um ano a gente resolveu mudar pra cá e viver no campo, desmontou a casa de São Paulo e trouxe quase tudo.
Sair de uma casa grande, com uma cozinha gigante pra tudo bem menor foi um pouco trabalhoso, mas deu pra ajeitar tudo, até os meus livros e coisas da cozinha. O Carlos fez o escritório dele no galpão que fica em frente e que era usado pra tirar leite pelo antigo proprietário.
Agora, a casa ganhou vida pra valer e passou a ser a nossa casa de morar.
Aos poucos, você vai conhecer cada cantinho da casa, da horta, do jardim, do pomar e do galinheiro, da natureza toda e também vou passear por São Luiz do Paraitinga, Lagoinha e Catuçaba, pois a gente fica no meio das 3.
E vou te contar um tanto da minha vida por aqui, do meu dia a dia com os meus queijos, pães, bolos, biscoitos, receitas pro almoço e pro jantar, doces, geleias, compotas e conservas com as frutas, verduras e legumes de cada tempo.
Você vai conhecer o Caju e com o Café e as minhas galinhas e vai acompanhar as outras coisas divertidas que eu faço sem parar.
Te espero por aqui!
11 Comentários
Que maravilha, Helô!
Sou fã das suas receitas, dicas, textos, histórias…
Já aprendi muito com seu site, e algumas receitas suas já são clássicos aqui em casa.
Que venham belos e amenos tempos nesse lugar maravilhoso!
Que maravilha!!! Parabéns!!! Ser, realmente, feliz com poucas coisas… Que Deus conserve. Quando criança o meu ideal de vida era morar em Catuçaba ou na Suiça…por hora, moro em Taubaté. Gosto muito do modo de seu cozinhar e graças a isso, depois da aposentadoria e de um cancer estou me animando a “pegar” nas panelas. Sigo tentando. Gratíssima.
Olga, boa tarde! Vida na roça é tudo de bom! Com certeza, você vai ficar boa e, com a vida mais tranquila, vai se aproximar das panelas. Um abraço, Helô
Minha querida Helô, que prazer tive hoje ao ver seu novo site, nova vida e você se reinventando! Meus parabéns pra vcs 2! Fui várias vezes no Lá na venda, virei sua seguidora, assisto seu Sabor e Arte sempre, vc tem o dom!!! Fiquei muito triste qdo vc parou com o site, com toda razão…
Site novo , vida que segue, estou sempre na sua torcida e te honro muito! Parabéns! Vc foi um exemplo pra gente, pela resiliência, força , determinação, um grande exemplo, obrigada por existir. Estou muito emocionada pelo exemplo que vc está nos dando, muito obgda querida, fiquem bem aí, sejam felizes, que tudo vá bem, grde abç
Eliana, boa noite!
Emocionada com a sua mensagem tão linda e sensível. Obrigada por tanto carinho. Apesar de uma tristeza sem fim, estou tentando seguir fazendo o que gosto e o que sei. Um beijo, Helô
Que delícia Helô….
Amo suas receitas, e seremos “vizinhas” de roça rsrsr, por enquanto, ainda estamos no vai e vem, entre Catuçaba e Ubatuba (a casa de morar ainda…)….
Vou lá, fazer seu bolinho de limão para o café da tarde!
Beijo
OiTiana, tudo bem?
Uau! Quando você decidir e estiver por aqui a gente se encontra ao vivo.
Depois me conta sobre o bolo.
Beijo, Helô
Oi, Helô! meu abraço e carinho!
Maravilhada com a sua mudança, já tive oportunidade de passar uma temporada em uma fazenda e pensei que aquele era o modo de vida que queria ter na vida, qdo me aposentar também vou fazer o mesmo caminho, de spaulo para um sítio ou chácara, mas eu pergunto , vc tem alguma preocupação com segurança?
Rosana, bom dia!
Bom saber que a minha vida tem sido inspiração pra você. Eu gosto muito de jeito de viver na roça e, como tenho meus livros, minha cozinha, internet muito boa, consigo trabalhar normalmente no Na Cozinha da Helô e venho pra São Paulo ou vou pros outros lugares em que faço workshops ou dou aulas quando isso acontece.
Quanto à segurança, acho que depende muito do lugar e da estrutura. Eu me sinto muito segura.
Beijo, Helô
Sim, inspira muito!
Cheguei nessa parte do seu site por acaso e agora vou acompanhar sempre tudo o que contar da vida na fazenda. Fiquei tão feliz pela sua mudança, acho que a roça tem tudo a ver com o seu cuidado com tudo que cerca a cozinha! Olha, vou procurar morar perto de você, é um sonho!
Rosana, bom dia!
Que delícia de mensagem, obrigada pelo carinho!!
Morar na roça foi uma decisão boa pro momento da nossa vida e estamos felizes, meu marido e eu.
Quem sabe, um dia, você também .
Um beijo, Helô