RECEITA DE PEIXE COM CROSTA DE ERVAS
Quer uma receita que agrada sempre, deixa qualquer mesa com jeito de festa e é bem simples de fazer? O peixe com crosta de ervas bem saborosa, colorida e cheia de texturas diferentes é assim.
Ficou “da Helô” porque fiz tanto e ensinei tanto que muita gente começou a falar assim e ficou.
Numa das minhas primeiras aulas no Atelier Gourmand, em novembro de 1999, resolvi preparar uma receita com uns filés de peixe que recebi de uma empresa de pesca e usando ingredientes que tinha na cozinha. Gostei tanto e os alunos acharam tão bom que logo fiz pra uma festa, depois pra uma outra e virou clássico na escola.
Não é novidade, adoro essas crostas feitas com pão bem temperado com azeite, aromatizantes, ervas, alguma castanha ou nozes e passas, tudo a ver com receitas sicilianas, gregas e mediterrâneas. Com o mesmo princípio, aqui Na Cozinha da Helô eu tenho o bacalhau à siciliana da Helô e berinjela grega recheada de carne moída.
Se você, como eu, gosta de peixe assado com aquele crocantezinho por cima e de pratos com agridoce e cheios de contrastes de texturas, acho que vai se apaixonar também pela receita de hoje.
Ela é perfeita pra receber com charme gente querida com uma receita chiquezinha, gostosa, descontraída e prática e pra deixar mais emocionantes os almoços e os jantares do dia a dia.
INGREDIENTES
A lista de ingredientes pra fazer a receita:
- filé de peixe branco bem limpo e sem espinhas (a pele depende do gosto de cada um);
- limão;
- azeite de oliva;
- cebola;
- alho;
- tomate;
- pimentão vermelho;
- pão esmigalhado;
- castanhas ou nozes ou amêndoa (a que quiser);
- uva-passa clara ou escura;
- ervas frescas variadas (ideias: salsinha, cebolinha, manjericão, hortelã, tomilho, orégano fresco)
- sal e pimenta-do-reino.
A receita vai bem com qualquer peixe branco, bem limpo e sem espinhas. Podem ser filezinhos mais baixos, ou mais altos, que ficam mais saborosos ou um filé grande pra cada um pegar um pedaço (mais ou menos 1 kg de peixe).
Uso o peixe que tenho por perto e de boa qualidade (isso vale pros congelados, que devem ter passado pelo processo de congelamento ainda muito frescos).
Só algumas ideias pensando nos peixes que a gente acha com facilidade nas peixarias e mercados, dá pra usar pescada branca, pescada cambucu ou pescada amarela, pargo, vermelho, robalo, namorado, badejo ou linguado. E também pode ser peixe de água doce (já usei truta, mandí e tilápia).
É importante retirar as espinhas com muito cuidado, ninguém gosta de ter que ficar separando espinhas no prato e elas são sempre preocupantes.
Quanto à pele: como ela é rica em nutrientes e fica gostosa quando douradinha (só deixar em contato com a assadeira), eu costumo deixar o peixe com ela, mas se na sua casa ela não fizer sucesso, só descartar.
Pra temperar, uso um pouco de suco de limão, que dá uma acidez gostosa ao peixe e contrasta com os sabores da crosta, além de sal e de pimenta-do-reino.
Cebola, alho, tomate e pimentão refogados no azeite dão sabor, cor, textura e aroma deliciosos à crosta.
O pão dá unidade e um crocante que é tudo de bom. A crosta fica mais gostosa com pães que esmigalham bem, mas têm firmeza no miolo e na casca, como os tipo italiano e esses cascudos deliciosos de fermentação natural. Mas dá pra usar baguete, pão francês e até pão de fôrma.
O crec-crec gostoso e o sabor que vêm da castanha, das nozes ou da amêndoa e o adocicado da uva-passa deixam a crosta muito especial e dão cara de festa pro peixe.
Já fiz com castanha do Brasil/Pará, castanha de caju, nozes comuns e pecãs, amêndoa, pistache e pinoli, e já usei uva-passa escura, uva-passa clara e até damasco. Uso o que tenho em casa e pronto.
As ervas dão frescor, sabor e aroma à crosta e ainda dão um verde lindo ao prato. Gosto de usar salsinha, cebolinha, manjericão, hortelã e tomilho, ou orégano fresco, acho que a mistura delas fica equilibrada e saborosa, mas dá pra variar e usar o que se tem por perto.
PREPARO
A receita é fácil de fazer e fica pronta em pouco tempo, boa pros momentos de improviso, quando a gente tem que inventar alguma coisa emocionante pra servir de uma hora pra outra.
Sinceramente, a etapa de separar e picar os ingredientes é a mais longa. No fogo é tudo rápido, no máximo 10 minutos, e, no forno, são no máximo 30 minutos.
Pra começar, coloco os filés de peixe no refratário médio que irá ao forno e depois à mesa, tempero com o suco do limão, sal, pimenta-do-reino e deixo descansar por uns 20 minutos na geladeira. Enquanto isso, separo e preparo a crosta.
Ralo ou pico o alho, corto a cebola, o tomate, o pimentão, as ervas e a castanha escolhida em cubinhos ou em pedaços uniformes e esmigalho o pão com as pontas dos dedos.
Com tudo preparado, aqueço o forno a 180ºC (médio) e vou pro fogão pra fazer a crosta.
Aqueço o azeite numa frigideira grande, junto a cebola, uma pitada de sal e deixo começar a dourar. Acrescento o alho, espero só perfumar e, mantendo o fogo alto, junto o tomate e o pimentão e mais um pouco de sal.
Quando eles começam a murchar, junto a castanha escolhida e a uva-passa, espero só aquecer e perfumar, misturo o pão e as ervas, acerto o sal e a pimenta e retiro do fogo.
Levo o peixe pro forno e asso por 10 a 15 minutos, até mudar de cor e de textura (ele fica firme e opaco). Não dá pra dar um tempo exato, pois há peixes mais e menos firmes, assim como mudam as espessuras dos filés, mas o que importa é a carne esteja apenas cozida, mas ainda clarinha .
Então, retiro o refratário do forno, cubro o peixe com a preparação da crosta deixando uma camada uniforme. Pra adiantar a vida, dá pra preparar até aqui com até 6 horas de antecedência, cobrir, deixar na geladeira e finalizar no forno antes de servir.
Volto pro forno por mais uns 10 minutos, até a crosta ficar dourada e crocante na superfície, retiro do forno e sirvo com arroz branco simples, purê de batata com azeite de oliva e ervas e uma salada de folhas com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar.
Outras receitas de peixe aqui Na Cozinha da Helô: filé de peixe simples na manteiga, filezinho de peixe thai com leite de coco, ceviche de peixe branco com abacate e laranja, robalo com molho de laranja e castanha e pescada com molho caprichado de camarão e tomate.
No canal do Na Cozinha da Helô eu ensino o passo-a-passo da receita, que tal dar uma espiada no vídeo:
Outras receitas de peixe aqui Na Cozinha da Helô: filé de peixe simples na manteiga, filezinho de peixe thai com leite de coco, ceviche de peixe branco com abacate e laranja, robalo com molho de laranja e castanha e pescada com molho caprichado de camarão e tomate.
As ervas dão frescor, sabor e aroma à crosta e ainda dão um verde lindo ao prato. Gosto de usar salsinha, cebolinha, manjericão, hortelã e tomilho, ou orégano fresco, acho que a mistura delas fica equilibrada e saborosa, mas dá pra variar e usar o que se tem por perto.INGREDIENTES
NOTAS