RECEITA DE BAIÃO-DE-DOIS
Hoje tem um baião-de-dois no capricho, ou melhor, um baião-de-quatro. O Lua – Luiz Gonzaga, o rei do baião – cantava que ia “mostrar para vocês, como se dança um baião e quem quiser aprender, basta prestar atenção” e eu, Helô, digo que vou mostrar para vocês como um baião-de-dois é bom e ensinar a receita.
O prato, que é pra lá de arretado, sertão total e nordestino de alma, é feito de arroz e feijão, combinação que quase todo brasileiro adora.
O FEIJÃO E O ARROZ
Cearenses, potiguares e paraibanos costumam fazer o baião com feijão-de-corda, fresco sempre que possível. Mas como nem sempre a gente tem esse feijão delicioso por perto, dá pra usar o de corda seco, que é mais fácil de achar. E também dá pra fazer o baião com qualquer outro feijão, como mulatinho, carioca, rosinha, rajado e até um jalo.
O feijão de corda fresco e com a vagem é lindo demais!
O arroz é o branco comum, que faz parte da mesma brasileira de todo dia, mas que fica diferente no baião porque cozinha no caldo do feijão.
Vegetarianos e veganos podem ficar só com o baião-de-dois, basta deixar o bacon de lado. E se quiserem transformar o baião em de três também podem acrescentar cubos de abóbora no lugar da carne.
Intolerantes ao glúten podem comer baião felizes e os intolerantes à lactose também podem comer baião sem queijo de coalho e dispensando a manteiga de garrafa pra evitar qualquer traço.
BAIÃO DE TRÊS E DE QUATRO
Há receitas pra todos os gostos e bolsos, mais ou menos ricas dependendo do que se tem na geladeira e na despensa.
No Nordeste, o charque e a carne de sol caseira sempre entram na panela, mas nada impede que a carne seca e o toucinho defumado sejam as carnes do prato. Nesse caso, o baião vira de três, quer dizer, arroz, feijão e carne.
Como eu adoro queijo, gosto de incrementar a receita com 100 g de quadradinhos de queijo de coalho dourados na frigideira e fico com um baião-de-três já vira de quatro.
Os Cebola, alho, cominho, coentro são temperos básicos, mas há quem use tomate e pimentão, e a receita fica ainda melhor.
O tempo da receita: pensando no feijão já cozido, tudo se resolve em menos tempo, no máximo em 1 hora e 30 minutos, mas se precisar cozinhar o feijão o tempo pode subir pra até umas 3 horas e 30 minutos, depende do grão do feijão.
É um bom prato único, mas com um pirão de leite, com purê cremoso de mandioca com queijo ou com mandioca frita a refeição atinge a perfeição. Com acompanhamentos, o baião passa a servir 6 pessoas com fartura.
Pimenta em conserva ou molho de pimenta, um pouco de melado de cana e de manteiga de garrafa acompanham o baião muito bem.
Pra completar, só colocar um baião para tocar.
No nosso vídeo do Youtube você pode conferir a receita com todos os detalhes!
É um bom prato único, mas com um pirão de leite, com purê cremoso de mandioca com queijo ou com mandioca frita a refeição atinge a perfeição. Vegetarianos, veganos e intolerantes à lactose podem adaptar o baião às dietas deixando de lado o bacon, a carne, o queijo de coalho e a manteiga de garrafa.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
13 Comentários
Oi aqui é a Angelica, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Oi, Angelica! Fico muito feliz que tenha gostado! bjs
HELÔ! Estou amando as suas receitas!! Me identifico bastante com elas e adoro as dicas que também acrescenta. Muito obrigada por compartilhar.
Aline, bom dia!
Você não imagina como as mensagens com a sua são capazes de deixar o meu dia mais feliz e com vontade de seguir em frente, ainda mais em momentos tão duros como os de hoje.
Abraço, Helô
Dona Elo hoje trabalho. Na area da educação. E ja fui garçom. Do la da venda um de seus restaurantes. Foi uma prazer. Ver tanta qualidade humildade e conhecimento juntos. Sucesso sempre
Dona Elo hoje trabalho. Na area da educação. E ja fui garçom. Do la da venda um de seus restaurantes. Foi uma prazer. Ver tanta qualidade humildade e conhecimento juntos. Sucesso sempre
Boa sorte pra você!
Uma maravilha ter trabalhado com. Vocês seria um prazer trabalhar novamente com vocês
oi Rafael, faz tempo! Obrigada pelo carinho.
Com a crise da pandemia, tudo está fechado, muito difícil. Vamos lutando sempre.
Abraços, Helô
Fiz o Baião de dois…ficou maravilhoso…só incrementei com meio vidro de leite de coco…eu gosto muito do aroma que fica
Marilene, boa noite!
Que notícia gostosa. A gente também ama baião de dois.
Deve ter ficado maravilhoso com o leite de coco, ótima ideia.
Acompanhe as novidades e conte sempre como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Lembrei do seu site e voltei para ver se tem algo novo…
Não esquece de passar no meu também.
Principalmente o primeiro artigo que tenho na página, este
acredito que vai te interessar bastante.
Abraço.
Karine, boa tarde!
Aqui temos sempre novidades, vale acompanhar.
Qual o seu site?
Abraços,
Ana e Helô