RECEITA DE TORTA DE LIQUIDIFICADOR DE PRESUNTO E QUEIJO
Quer receita mais caseira? Esse bolo salgado de presunto com queijo e azeitona , que muita gente chama de torta salgada de liquidificador é muito simples e rápido de preparar.
É aquela receita caseira, tradicional e retrô total, faz parte da vida de muita gente e aparece em tudo o quanto é caderno de receitas.
Fui conferir nos meus cadernos de receitas antigos e em vários livrose vi que essa torta/bolo salgado de liquidificador já aparecia e, com uma anotação “deliciosa”, num fichário vermelho que eu montei quando eu tinha uns 13 anos, em 1976. E, com certeza, copiei do caderno da minha mãe, ou de alguma tia.
Vi que, na verdade, eram duas possibilidades de massa, uma só com farinha de trigo e uma misturando farinha de trigo e maisena. Nas duas eu anotei: se quiser usar recheios de carne moída ou de frango desfiado bem refogadinho ou de atum você pode tanto misturar esses ingredientes na massa, como montar a torta em camadas.
Seria uma camada de massa, uma de recheio e o restante da massa por cima. Sendo presunto e queijo, os dois já iam misturados na massa.
Minha mãe gostava de fazer a receita pros lanches mais reforçados dos finais de semana e montava numa fôrma de pudim grande e desenformava ou num pirex grande e cortava em quadrados. Enfim, uma receita cheia de lembranças. Garanto que tanto pra mim, como pra muita gente.
A receita na França
Quando fui pra França pela primeira vez, em 1988, fiquei encantada quando entrei numa padaria e dei de cara com vários desses bolos na vitrine e com muitas possibilidades de recheios e sabores.
Claro que pedi umas fatias variadas e amei, eram bem semelhantes aos da minha infância, mas tinham uns requintezinhos a mais tanto na massa, como nos recheios.
Eles passaram a fazer parte das nossas cestas de piquenique, que aconteciam quase que diariamente.
Logo fui estudar a receita pra entender como conseguir massas mais leves e abrir horizontes dos recheios e, nas várias viagens que a gente fez pra lá, eu sempre ia atrás deles. Depois fui estudar lá e o bolo/torta virou assunto de novo.
Havia uma padaria bem perto de onde a gente morava, que se chamava Poujauran e vendia os “cakes” (como chamam por lá) em muitas versões e era diversão provar um tanto de cada. Às vezes eu ia até a rua “mercado” Montorgueil pra comprar “cakes” na Störer, famosa também por eles.
Um dos preferidos era o bolo salgado de cogumelos, espinafre e bacon, que virou receita de sempre em casa.
Só que, como a Bebel realmente amava azeitonas, presunto e queijo, que costumava ser gruyère, esse básico passou a fazer parte da vida e era uma das receitas que eu conseguir preparar no forninho elétrico da cozinha minúscula do apartamento em que a gente morava.
Como eu não tinha nem liquidificador, eu misturava tudo numa tigela com um batedor de arame e funcionava do mesmo jeito, pois a receita é só de misturar (eu adoro esse tipo de receita!).
O BOLO SALGADO DE HOJE
Hoje é dia desse básico, que agrada tanto as crianças, como os adultos, fica pronta em pouquissimo tempo.
Dá pra usar aqueles pedaços de queijo e azeitonas que a gente vira e mexe tem na geladeira, inclusive misturar queijos e azeitonas verdes ou pretas.
O presunto é o cozido comum, que se acha em qualquer padaria ou supermercado, mas a receita também pode ser feita com e presuntos mais especiais, inclusive os “crus”, e também com peito de peru.
Desde que seja mais firme e bom de ralar, dá pra usar o queijo que quiser. Os queijos mais moles soltam muito líquido, encharcam a massa e deixam o bolo pesado.
A receita de bolo salgado de presunto com queijo e azeitona é perfeita também pra envolver as crianças no preparo da refeição.
A separação dos ingredientes e utensílios e o preparo da massa, tanto na tigela, como só com um bzzzbzzz do liquidificador, são bem fáceis, ficando pra um adulto as tarefas de picar o queijo, o presunto e a azeitona e colocar e tirar do forno.
A MASSA
Refiz as duas possibilidades de massa que apareciam no meu fichário antigo e fiquei com a que só leva trigo, apesar da que leva maisena também ser gostosa e bem fofinha.
A massa só leva ingredientes de despensa básica, nada além de farinha de trigo, sal, fermento químico (o comum pra bolos), leite, óleo, ovo e queijo ralado.
Os segredos pra conseguir massa macia e leve são os mesmos de um bolo comum:
- manter as proporções da receita, pois tudo é pensado e medido direitinho (se quiser saber mais sobre medidas na cozinha, a gente tem um vídeo no youtube falando só sobre isso;
- misturar só o necessário pra conseguir uma massa homogênea;
- levar sempre pra assar no forno já quente, quer dizer, pré-aquecido e na temperatura certa, uns 180ºC, que é considerado “médio” (bolos precisam desse choque inicial de temperaturas).
Os furinhos aerados da massa, que cresce e ganha leveza com os ovos, são 100% normais e esperados, pois a textura do bolo salgado será sempre diferente dos doces, já que a falta do açúcar afeta a estrutura da massa.
A receita fica bem enformada, usando uma fôrma média de bolo inglês ou de pudim, com buraco no meio, ou num refratário pra cortar quadrados.
Como a receita não é grande, se a família for maior, ou pra um lanche mais reforçado, é só dobrar as quantidades e assar em fôrmas grandes.
No dia em que assado o bolo fica fofíssimo, parece nuvem. Depois, é claro, ele resseca um pouco, mas ainda continua delicioso por uns 2 dias. Já aqueci por segundos no micro-ondas, na torradeira e até no forno (nesses dois, a casca fica bem crocante, o que pra mim não é problema, pois adoro cantinhos de assadeira e bordas).
Com uma salada de folhas temperadas com um dos nossos molhos de salada a refeição está pronta.
Ele vai bem numa refeição mais leve de verão, num dia de lanche, num brunch ou num piquenique.
Pra completar uma refeição descontraída, só preparar uma salada de folhas e temperar com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar. Ele fica delicioso quente, pois é fofíssimo por dentro e com uma crostinha por fora, e em temperatura ambiente (se conserva bem por até 2 dias), mas dá pra aquecer de novo no forno, no micro-ondas por uns segundos ou até na torradeira.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
24 Comentários
Que delícia!
Obrigada!
Angela, boa tarde! Depois conte como ficou!! Abraços, Ana e Helô
Olá, Helo! Acredito que a dosagem de leite esteja equivocada: 1/2 de leite (360 ml). Uma xícara é 250 ml, logo, meia não seria 125 ml?
Sillas, boa tarde!
Muito obrigada pela sua atenção. Na pressa, passou… Desculpe mesmo, às vezes acontece, mesmo com tanto cuidado. Com a ajuda de pessoas como você, a gente poderá sempre melhorar. Receita já corrigida (explicando: havia passado a receita pra uma pessoa que queria fazer 3 de uma vez e aí deu a atrapalhação).
Abraços, Helô e Ana
adoro suas receitas, vou fazer a tarde para comer com uma saladinha. Bjuuu ótimo domingo
Ana, boa tarde!
Delícia receber mensagens como a sua.
Espero que você goste também dessa receita, que é deliciosa e muito prática. Com uma salada, a refeição está pronta.
Depois conte pra gente!
Abraços, Ana e Helô
Querida boa noite , faltou a quantidade de óleo ! Vai que alguém faz sem e fica diferente do que deveria né ?! Obrigada eu fiz e amei. Usei meia xícara de óleo
Bom dia Ana!
Fui reconferir e vi que ele está logo abaixo dos ovos na relação dos ingredientes e também está no preparo.
Mas tudo bem, o que importa é que você está bem de proporções e juntou a quantidade correta.
Abraços, Ana e Helô
Fiz e gostei bastante! Reduzi um pouquinho a quantidade de sal na massa, por causa da azeitona e do peito de peru. Só que o meu cresceu e saiu do forno lindo, mas depois abaixou… o que será que fiz de errado?
Adriana, bom dia!
Que bom que você gostou da receita, que é muito prática e versátil. Você fez bem em diminuir o sal, que é sempre a gosto justamente porque os ingredientes extras mudam e o sal deles também (casa azeitona é de um jeito, presunto cru é bem mais salgado que o presunto comum, o mesmo acontecendo com os queijos).
Quanto ao abaixar, isso acontece diante da quantidade de farinha de trigo e dos ovos, pois a massa é rica em ovos, e do “peso” dos ingredientes como peito peru, azeitona, etc … Ou também o forno muito forte. Mas nada de grave, né?
Abraços, Ana e Helô
Olá Helô! Minha filha é alérgica a glúten. Posso usar a farinha sem glúten da marca Urbano? Pergunto pq geralmente o que faço com essa farinha fica seco. É possível? Adoramos suas receitas! Obrigada
Márcia, bom dia!
Alergias são perigosas e toda atenção do mundo é necessária. Sei bem como isso é, pois uma das minhas filhas têm várias alergias sérias e é complicado no dia a dia.
COmo a receita leva uma proporção rica de óleo e de ovos, pode ser que funcione com a farinha da Urbano, mas não posso garantir.
Em mais ou menos um mês, entrarei numa pesquisa mais profunda sobre o tema, pra lançar um bloco de receitas explorando o cozinhar sem glúten. Será uma série ligada ao site TÁ Ná Mesa.
Vá nos acompanhando e verá que novidades não faltam.
Abraços, Ana e Helô
Tentei hoje mais esta receita da Cozinha da Helo … para variar ficou tão boa, mas tão boa, mas tão boa
A família toda amando suas receitas… não teve uma que ficou ruim ou deu errado! Tudo perfeito!
Manuela, boa tarde!
Você não imagina como a gente fica feliz quando recebe mensagens como a sua. Tudo aqui é feito com muito carinho e dedicação e saber que a receita funcionou direitinho, que agradou e passou a fazer parte da sua vida é tudo de bom.
Continue nos acompanhando, pois temos sempre novidades.
Abraços, Ana e Helô
Esta receita é um coringa, aqui em casa todos amam!
Fiz a receita original e com variações de queijos usei gruyère e muçarela 1/2 a 1/2 ficou divino!
Obrigada, suas receitas sempre dão certo!
Ingrid, bom dia!
Obrigada pelo carinho. Muito gostoso saber que você está aproveitando bastante a receita e que ela já passou a fazer parte da sua vida. Ela permite muitas variações e isso é sempre bom.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helô!
Essa receita parece deliciosa , daquelas que dá vontade de fazer todos os dias!
Vou fazer amanhã, e testar com outros recheios.
Muito obrigada!
Beijos
Simone! Estou vendo que você está bem animada, cozinhar é mesmo tudo de bom.
Depois me conta, bj, Helô
Helô, essa receita é ótima, o bolo fica realmente super fofinho!!
Adoro suas receitas e as estórias/dicas que vêm acompanhando todas elas. Muito bacana! Obrigada por dividi-las conosco!!!
Chistiane, boa tarde! Que gostoso receber comentários como o seu, delícia mesmo.
Bom saber que o bolo salgado agora já faz parte da sua cozinha.
Obrigada pelo carinho e conte sempre comigo.
Abraço, Helô
Helô, para quem não gosta de azeitonas, o que você sugere de substituição? Suas obs e receitas são divinas. Parabéns!
Claudia, bom dia!
Você pode usar só queijo e presunto, pode acrescentar alguma verdura como espinafre ou escarola refogados, ou cogumelos também refogados, salsinha picada. E também pode só deixar as azeitonas de lado, nada mais. Penso sempre que a gente cozinha pra gente e pra quem a gente gosta e tem liberdade pra dizer se gosto de mais ou menos de pimenta ou de azeitona, né?
Beijo, Helô
Helô, querida, acha que dá certo se eu assar em forminhas de muffin?
Clara, bom dia!
Não fiz o teste aqui em casa, mas com certeza funciona. Em padarias francesas, inclusive na Stoher que eu falo no texto, eles vendem pequenos, só que são retangulares (forminhas de papel formato de pão de fôrma, fofíssimas) e não redondinhos como muffins (só acho que devem ser muffins tamanho padrão, os mini ficarão secos). Acho que assam em 20 a 25 minutos, dependendo do forno.
Beijo e obrigada pelo carinho, Helô