RECEITA DE SOPA DE COGUMELO
Uma sopa de cogumelo cremosa e quentinha é uma delícia! Essa sopa creme, ou creme de cogumelo como muita gente diz, é puro carinho e aquece quando bate o friozinho.
Vou te ensinar como fazer uma sopa muito especial, com muitos sabores, aromas e texturas diferente, que é fácil de fazer, mas tem os seus segredos.
Acho que você gostar dessa sopa cremosa francesa clássica e ela vai passar a fazer parte da sua cozinha como faz da minha. É uma das minhas sopas preferidas.
OS SEGREDOS DA SOPA
Dá pra fazer a sopa com só um cogumelo, mas ela fica muito mais emocionante com um mix de cogumelos, com 3 a 4 tipos diferentes.
Como hoje é fácil achar shiitake, portobello, Paris, shimeji e até alguns outros mais diferentes, eu escolho os mais bonitos e com preços mais justos.
Quando acho menos variedades e quero mais intensidade, antes de juntar o vinho, ainda acrescento ao refogado uns 20g de cogumelo seco bem lavado e já hidratado com água fervente por 1 hora.
Dependendo dos cogumelos escolhidos, a sopa fica mais escura ou clara, mais acinzentada ou bege e os sabores e as texturas mudam bastante. Ou seja, só mudando os cogumelos a gente tem várias possibilidades de sopa pra servir.
Os outros pulos do gato são o refogado caprichado e bater uma parte dele pra dar cremosidade e guardar a outra com pedaços pra dar textura.
A LIMPEZA DOS COGUMELOS
A limpeza dos cogumelos merece atenção. Ao contrário de outros vegetais que podem ficar de molho em água, os cogumelos perdem em sabor e em textura quando isso acontece, pois são meio que como esponja e encharcam de um jeito que perdem toda a graça.
Quando tenho cogumelos limpíssimos e de procedência confiável, eu esfrego um a um bem de leve com uma escovinha macia, ou com um pano. Quando eles vêm um pouco de terra, passo rapidamente sob a água da torneira só pra soltar essa terra e sigo com a escovinha ou o pano.
A RECEITA
Pra fazer a sopa, é preciso providenciar os seguintes ingredientes:
- cogumelos frescos de pelo menos 3 tipos diferentes (Paris, portobelo, shiitake, shimeji claro ou escuro);
- manteiga;
- alho-poró ou cebola;
- alho;
- vinho branco;
- água;
- ervas frescas – louro, salsinha, cebolinha, manjericão, tomilho e salsão;
- creme de leite fresco (pode ser sem lactose);
- azeite de oliva;
- sal;
- pimenta-do-reino branca.
O refogado dos aromatizantes na manteiga com um fio de azeite faz toda a diferença na sopa. Às vezes uso alho-poró, às vezes cebola e a sopa fica boa dos dois jeitos.
Quando os aromatizantes começam a dourar, junto os cogumelos, espero murchar e aí acrescento o vinho branco.
Então, deixo ferver, junto a água, o amarrado de ervas, sal e cozinho em fogo baixo por uns 20 minutos, até conseguir cogumelos macios e saborosos. Também dá pra usar caldo de legumes, caseiro de preferência, mas os cogumelos dão tanta intensidade à sopa que água resolve.
Nessa hora, como adoro a textura dos cogumelos, sempre reservo 1/3 do refogado pra manter pedaços no meio da sopa e bato no liquidificador o restante.
Volto com o creme de cogumelos batido e com os pedaços pra panela, aqueço e misturo o creme de leite. Deixo aquecer, acerto o sal e a pimenta (use a branca se não quiser as pintinhas escuras no prato).
Na hora de finalizar, pra dar sabor e frescor, acrescento a cebolinha picada. Cebolinha tem tudo a ver com cogumelos e a francesa, que é muito delicada, vai muito bem na receita, mas uso a comum ou a salsinha, a erva que tenho por perto..
Quando quero preparar a sopa cremosa de cogumelos com antecedência, faço tudo até a etapa em que junto na panela a parte dos cogumelos batidos no liquidificador e deixo por até 2 dias na geladeira. Pouco antes de servir, aqueço, junto o creme e depois a cebolinha.
E se eu quero deixar a sopa mais purê, eu ajusto a consistência diminuindo a quantidade de creme.
DEIXANDO A RECEITA VEGANA E SEM LACTOSE
A receita é vegetariana e não contém glúten e pode virar vegana e sem qualquer traço de laticínio de um jeito simples.
Pra isso, basta usar azeite no refogado e deixar o creme de leite de lado. Nesse caso, pra conseguir a sopa creme, vale juntar 1 batata cozida aos cogumelos no liquidificador.
SERVIR
A sopa cremosa de cogumelos é tão substanciosa que, com fatias de pão de casca crocante e miolo denso, como o oão maravilhoso na panela de ferro já é uma refeição. Mas nada impede que, numa porção pequena, ela se transforme numa entrada.
Ela é puro aconchego e vai bem num jantar mais chiquezinho do dia a dia e pra receber.
No vídeo do nosso canal do Youtube tem a receita super explicada!
Ama cogumelos? Aqui tem receita de shimeji na manteiga, que faz um sucesso gigante e é muito simples de preparar, como fazer strogonoff de carne em casa, spaghetti com molho cremoso de cogumelos e bolo salgado de cogumelos, espinafre e bacon.
Ama cogumelos? Aqui tem receita de shimeji na manteiga, que faz um sucesso gigante e é muito simples de preparar, como fazer strogonoff de carne em casa, spaghetti com molho cremoso de cogumelos e bolo salgado de cogumelos, espinafre e bacon. Dá pra preparar a base da sopa com até 2 dias de antecedência e deixar só pra aquecer, acrescentar o creme e finalizar com as ervas antes de servir.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Helô, faço essa sopa sempre. Obrigada.
Tenho um tio me pedindo sopa de palmito, será que consigo adaptar essa sopa trocando cogumelos por palmito?
Obrigada ❤️
Ana, bom dia!
Obrigada pelo carinho!!!
Pode sim substituir o cogumelo pelo palmito, vai ficar uma delícia. Você pode, também, pegar a receita do recheio de palmito para tortas, aumentar em mais 1 xícara a quantidade do leite, não usar a maisena e bater no liquidificador.
Depois me conta!
Beijo, Helô