COMO FAZER DONUT AMERICANO CROCANTE
Quer saber como fazer donut americano crocante? Quer dizer, é um donut de massa mais crocante por fora e miolo macio, como bolinho?
A receita de hoje é assim: um cakey style donut. O donut do tipo sonho, bem fofinho, fica pra uma outra vez.
A Helô gulosa, sempre experimentando de tudo por aí
Como eu sou gulosa, e bem curiosa, adoro sair por aí experimentado de tudo um pouco.
Quando viajo, essa vontade de conhecer novas receitas aumenta ainda mais e, pra conseguir dar conta de provar ao menos um tiquinho de cada coisa que encontro.
A minha técnica é justamente comer sempre pouco, principalmente no almoço e no jantar e, assim, petiscar o dia inteiro.
A Blue Star Donuts
Em 2019, estive com a Ana em Los Angeles e a gente ficou numa casinha em Venice Beach, a um quarteirão da Abbot Kinney, uma rua cheia de lojas charmosas e lugares gostosos pra comer.
Logo no primeiro dia, a gente sentiu um cheiro doce na calçada e logo descobriu que vinha de uma loja de donuts linda demais. Tinha um balcão na entrada e a cozinha toda aberta atrás.
Claro que entrei e fiquei encantada com a vitrine, mesmo bem simples e com uns 8 donuts diferentes expostos e com plaquinhas pra mostrar os sabores.
Era só escolher, pedir e esperar pela finalização, pois eles pegavam o donut ainda mornos das assadeiras. Todos lindos, uns redondos, outros mais quadrados, uns mais claros, outros mais escuros, e com coberturas e glacês variados, mas sempre de um jeito totalmente artesanal e natural.
Dava água na boca só de olhar, a vontade de comer um de cada, mas me segurei! Pensando que seria vizinha da loja por uma semana, resolvi começar com o mais básico: massa de baunilha e glacê de baunilha e canela… Uau… Que incrível!!!
A primeira mordida contava tudo, a Blue Star Donuts com certeza era muito especial. Eram donuts com consistência de bolinhos, macios por dentro e crocantíssimos por fora, fritos com perfeição e com glacês ultra saborosos de cobertura. Eram completamente diferentes dos donuts fofíssimos que a gente encontra com mais frequência, que eu também adoro.
À noite, li o folheto com a lista dos sabores e fiquei mais encantada ainda, só pensava nos donuts e na escolha do dia seguinte. Fui pesquisar e vi que eles são de Portland e que há umas três lojas no sul da Califórnia.
Que sorte a minha!!!! Amei todos os sabores que consegui experimentar: limão com sementes de papoula, o de chocolate, o de maracujá, o de mirtilo simples e o com manjericão, o de maçã, o de gengibre com laranja com azeite, framboesa com alecrim…
A RECEITA
Fui atrás da receita pra entender como tudo acontecia, é claro que já pensando em fazer um tanto assim que pisasse na cozinha de casa.
Na verdade, a questão é simples, são duas famílias de donuts. Tem a família dos donuts fofíssimos, leves, com casquinha fina e que, pra isso, levam fermento biológico que precisa fermentar. E tem a família dos donuts “bolinho”, crocantes por fora e com consistência de um bolo macio por dentro, feitos com fermento químico e só pedem uma hora de descanso da massa.
O donut de hoje é desse mais bolinho, com fermento químico.
A MASSA GOSTOSA – MIOLO MACIO
A maciez da massa do donut “bolinho”, que é a receita de hoje, vem do buttermilk, ou leitelho em português, que é o soro que escorre quando se faz manteiga. É um ingrediente comum em receitas americanas de bolos, pãezinhos rápidos e panquecas.
Por aqui, a gente precisa das umas adaptadas, pois não é um produto que a gente costuma encontrar nos mercados. Eu vario entre 2 possibilidades: ou faço uma mistura de leite com limão (1 colher de sopa por xícara de leite com descanso de 15 minutos), ou uso iogurte, como fiz hoje.
Na Blue Star Donuts, a massa é aromatizada com noz-moscada e baunilha. Mas eu, além da essências natural caseira de baunilha, acrescentei pitadas de canela e de gengibre em pó. Mas, se preferir, aromatize com raspas de cítricos ou outras especiarias. É só importante pensar em aromatizar o glacê de um jeito coerente.
Depois de preparar a massa, só abrir com um rolo deixando com mais ou menos 0,5 cm de espessura.
Então, cortar as argolas (ou quadrados, ou flores) usando um cortador de uns 7 cm e um menor, com uns 2 cm, pra cortar o centro. Depois passar os discos pra uma assadeira, cobrir e descansar por 1 hora.
Enquanto a massa descansa, a gente faz o glacê, que nem de fogo precisa e é só de misturar.
CUIDADOS NO MOMENTO DE FRITAR E O SEGREDO DO GLACÊ
Na hora de fritar, eu aqueço o óleo até surgirem algumas bolhinhas nas laterais. No óleo frio o donut encharca e no quente demais ele doura rápido por fora e fica cru por dentro.
Se eu percebo que o óleo está quente, começando a soltar fumaça, eu desligo o fogo, espero uns minutos e recomeço.
Quando os donuts douram dos dois lados, e isso leva de 3 a 4 minutos, eu escorro, deixo descansar por uns 2 minutos sobre papel absorvente e banho com o glacê em seguida.
É importante deixar escorrer sobre o papel por no máximo 2 minutos mesmo, pois o donut deve ser passado ainda bem quente no glacê em temperatura ambiente pra receita dar certo.
Depois de passar o glacê de um dos lados, o donut vai pra uma grelha ou pra uma assadeira pra secar, e isso acontece em minutos, e já dá pra servir. Só fica faltando um café.
É claro que os donuts frescos, ainda quentes, mornos ou mesmo em temperatura ambiente mas no dia em que preparados, são mais gostosos, mas eles continuam saborosos e com boa textura no dia seguinte.
Outras receitas deliciosas pro lanche: pão doce recheado com canela, bagel tradicional de Nova York e cookie de chocolate delicioso.
Outras receitas deliciosas pro lanche: pão doce recheado com canela, bagel tradicional de Nova York e cookie de chocolate delicioso. É importante saber que os donuts dessa receitas são do tipo "bolinho", crocantes por fora e macios por dentro. São muito diferentes daqueles donuts muito fofos, que levam fermento biológico na massa e lembram os nossos sonhos.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
4 Comentários
Helô! Acompanho sempre suas publicações e receitas e Adoro tudo o que você faz. Sempre fico muito segura em reproduzir suas receitas pois tenho certeza que ficará uma delícia!!
Pergunta para os donuts: Posso assá-los no forno, como seria o resultado? Obrigada por compartilhar todo o seu conhecimento!
Oi, Maria! Que coisa boa de se ler! Fique sempre tranquila que todas as receitas aqui foram testas muitas vezes para garantir que todos que acompanham o site consigam reproduzi-las com sucesso!! Infelizmente a receita dos donuts não fica gostosa com eles assados. Sugiro mesmo que sejam fritos. Espero ter ajudado! Bjs
Oie! Eu não entendi onde o Buttermilk entra na receita! É o ” iorgute ” ?
Emily, boa tarde!
Em países como Estados Unidos e Inglaterra, o buttermilk é ingrediente comum e muitas receitas são feitas com ele. Ele dá leveza a massas de bolos, bolinhos e vários tipos de pão. A receita original desse ” donut tipo bolinho” leva buttermilk, mas sabendo que, por aqui, o ingrediente não é nada usual, eu fiz umas adaptações e consegui um resultado muito gostoso usando iogurte. Se você não conseguir iogurte, ainda mais nesses tempos difíceis, dá pra trocar o iogurte por uma mistura de leite e limão (no texto que vem antes da receita eu explico).
Qualquer dúvida, só escrever.
Abraços, Helô e Ana