RECEITA DE RISOLE DE CARNE
Aqui vai uma receita de risole de carne moída bem caseira que é deliciosa, fácil de preparar e sempre faz sucesso. A maioria fala risole, mas tem gente que também chama de rissole ou de pastel de massa cozida.
O fato é que um pastelzinho gostoso demais, com a massa que fica com uma camada macia e bem crocante por fora. É fritura? É, mas de vez em quando pode.
Esses salgados, que muita gente chama de salgados de festa, agradam sempre e, além de servirem como petisco, podem compor uma refeição divertida no estilo boteco numa sexta, sábado ou domingo.
INGREDIENTES E PREPARO
Pra fazer o recheio, a gente precisa de:
- cebola;
- carne moída (patinho, coxão mole ou acém);
- polpa de tomate;
- azeitona verde picadinha;
- salsinha;
- sal e pimenta-do-reino;
- óleo vegetal.
E pra fazer a massa e finalizar os pasteis:
- leite;
- manteiga;
- sal;
- farinha de trigo;
- ovo;
- farinha de rosca.
Apesar de parecer complicada, a receita não é difícil de preparar, ela só tem algumas etapas, mas todas simples. Tem a carne do recheio, a massa cozida na panela, a montagem e a finalização dos pasteis (abrir a massa, rechear e empanar), por último fritar.
O recheio de carne moída é simples demais, a carne moída simples e caseira que eu já ensinei e faz parte daquelas receitas que quase todo faz no dia a dia e têm tudo a ver com aquele “sobrevivendo na cozinha” básico. Ele fica pronto em no máximo 30 minutos.
A massa cozinha na panela em 15 minutos e só precisa de uns 30 minutos pra esfriar e usar.
Pra fazer a massa, eu coloco numa panela grande, o leite, a manteiga e o sal e aqueço. Espero ferver, junto a farinha de uma só vez e, sem parar de mexer, cozinhe até a massa formar uma bola que descole da panela. Retiro a bola de massa da panela, cubro com um pano limpo pra não ressecar e deixo esfriar por uns 30 minutos.
Envolvida em filme plástico, pra não ressecar, dá pra preparar a massa com até 2 dias de antecedência e guardar na geladeira. Mas eu, sinceramente, prefiro montar os pasteis, empanar, colocar numa assadeira lado a lado e deixar na geladeira os pasteis prontos por até 2 dias na geladeira, só pra fritar antes de servir.
Mas dá pra fazer risole do que quiser, só substituir a carne por creme de palmito, recheio de camarão, ricota com azeite e ervas, pelo recheio da empadinha de frango com massa de fubá, pelo recheio vegano com cogumelo , só com cubinhos de mussarela ou de mussarela com presunto picadinho.
Pra modelar, primeiro a gente abre a massa com um rolo sobre uma superfície levemente polvilhada com farinha ou forrada com plástico pra facilitar Depois, só cortar a massa aberta em 24 discos de uns 8 cm pra ter pasteis maiores ou em discos de 5 a 6 cm pra ter risoles pequenos pra servir numa festa ou como entradinha.
Pra empanar, eu passo o pastel pelo ovo levemente batido com uma pitada de sal, escorro bem com um garfo pra descartar o excedente e conseguir uma casquinha delicada, depois passo pela farinha de rosca. A farinha de rosca pode ser comum ou da mais grossa biju, conhecida por panko.
Em seguida, frito em óleo quente até dourar e formar uma casquinha crocante, escorro bem sobre papel absorvente e sirvo com molho de pimenta.
Dá pra fritar com antecedência? Eu prefiro fritar na hora, mas tem gente que frita antes e aquece no forno antes de servir.
Difícil comer um risole só!
Pra completar uma refeição no estilo boteco em casa, é só escolher mais uma ou duas receitas, como coxinha de frango com catupiry tradicional, bolinho junino de carne que eu amo, batatinha em conserva para petisco, mandioca frita sequinha e perfeita, unha de caranguejo do meio jeito, bolinho de arroz caseiro, preparar massa de pastel em casa e rechear com os mesmos recheios que vão bem com os risoles e chamar os amigos.
Recheio Massa Finalização Pra completar uma refeição no estilo boteco em casa, é só escolher mais uma ou duas receitas, como coxinha de frango com catupiry tradicional, bolinho junino de carne que eu amo, batatinha em conserva para petisco, mandioca frita sequinha e perfeita, unha de caranguejo do meio jeito, bolinho de arroz caseiro, preparar massa de pastel em casa e rechear com os mesmos recheios que vão bem com os risoles e chamar os amigos. Se quiser, cubra a assadeira com os pasteis montados com filme, guarde por até 2 dias na geladeira e frite antes de servir. Dependendo da ocasião, faça pasteis maiores (discos de 8cm) ou menores (discos de 6cm).INGREDIENTES
Preparo
NOTAS