RECEITA DE SUFLÊ DE LEGUMES
Que tal uma tigelada de legumes, que é quase um suflê caseiro e simples de fazer. É uma receita descontraída, que não dá trabalho e tem tudo a ver com a mesa de todo dia.
A tigelada é um suflé mais rústico e caseiro, que não tem a pretensão de crescer perfeito, basta subir um pouco. Por dentro, ela fica fofa e, por fora, com a casquinha crocante irresistível que vem da farinha de rosca.
INGREDIENTES E PREPARO
Se a horta está cheia de cenoura, a tigelada é de cenoura; se é tempo de milho verde, a tigelada é de milho; se o chuchu está bonito na horta ou no mercado, a tigelada é de chuchu; vai ser de abóbora ou de abobrinha se elas estiverem por perto e por aí vai.
E se na gaveta da geladeira só tem pouquinhos de legumes variados, eu ainda juntar tudo numa tigelada “misturada”, basta manter as proporções.
E com queijo é a mesma coisa, dá pra usar os pedacinhos que vira e mexe sobram na geladeira, às vezes já meio secos, mas que dão conta de dar um pouco de saber e de textura à receita.
Os ingredientes são:
- manteiga;
- cebola;
- alho;
- legumes ainda crus (pode ser chuchu, vagem, abobrinha, cenoura, abóbora ou uma mistura do que quiser)
- leite;
- farinha de trigo;
- salsinha;
- ovo;
- queijo meia cura ou parmesão ralado;
- Sal;
- farinha.
Ao contrário das receitas suflê de queijo e de suflê de espinafre, que precisam de um creme béchamel de base e de mais técnicas na hora de incorporar os ovos à mistura cremosa, a tigelada acontece de um jeito mais simples.
A gente refoga os legumes, depois só da uma engrossada com farinha na própria panela do refogado. Depois entram os ovos e pro forno.
A tigelada é um soufflé mais rústico e caseiro, que não tem a pretensão de crescer perfeito, basta subir um pouco. Por dentro, ela fica fofa e, por fora, com a casquinha crocante irresistível que vem da farinha de rosca.
Como acontece com toda a receita que leva ovos batidos pra crescer, a tigelada é prato pra retirar do forno e servir.
Ela vai bem com carne moída caseira, peito de frango assado com farofa de pão, frango assado aberto pelas costas, bife à milanesa, arroz branco de todo dia ,com a receita simples de feijão, com uma salada de folhas com um dos nossos molhos de salada.
Também é um prato delicioso e quentinho pra se servir como prato principal de uma refeição sem carne.
Intolerantes à lactose podem usar leite sem lactose e, se for o caso, trocar a manteiga por margarina vegetal.
Se quiser aprender como fazer um suflê de queijo perfeito, que tal assistir ao nosso vídeo?
Ela vai bem como acompanhamento de carne moída caseira, peito de frango assado com farofa de pão, frango assado aberto pelas costas, bife à milanesa, arroz branco de todo dia, com a receita simples de feijão, com uma salada de folhas com um dos nossos molhos de salada. É um prato de todo dia, mas também vai bem em qualquer refeição descontraída.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
6 Comentários
Oi Helô levando sua receita adorei bjs Rosinha Benvenga
Oi, Rosa! Que bom que gostou! É muito prático! bjs
Fiz hoje para o almoço. Excelente opção para aproveitar os legumes esquecidos na geladeira. Adorei!
Maria, que gostoso saber!! É mesmo uma receita boa pra usar aqueles pedacinhos de cenoura, de chuchu, de abobrinha e tudo que sobra (acontece com todo mundo, né?). E dá pra fazer de um legume só e de uma mistura, quer dizer, receita pra vida real.
Adoro quando as pessoas me contam!
Beijo, Helô
Olá, parabéns pela página e receitas. Tudo muito lindo, simples e de bom gosto. Abraços
André, muito feliz com as suas mensagens falando sobre o site. Sabe, faço tudo com tanto carinho e tanta dedicação que os reconhecimentos como o seu são incentivos deliciosos. Sinto que estou no caminho certo.
Abraços, Helô