RECEITA DE PAÇOCA DE AMENDOIM SIMPLES
Eu amo paçoca simples de amendoim e acho que muita gente também adora essa receita bem brasileira.
Cresci comendo três tipos de paçoca de paçoca doce de amendoim e acho uma delícia. Tem a paçoca que vai aqui, que é puro amendoim torrado e açúcar pra servir bem solta, como farofa grossa e comer de colher, ou socadinha até formar um cilindro pra virar paçoca de rolha. Depois tem a paçoca de amendoim da roça, feita de amendoim torrado, açúcar e farinha de mandioca ou de milho. E ainda tem a mais clarinha e esfarelenta como a “amor” que todo mundo na vida já comeu.
Faço muito tanto a de hoje, como a paçoca da roça pra tomar com uma caneca de café, só não faço direto porque é difícil é comer só um pouquinho, mas de vez em quando pode.
Usando amendoim
Eu, que gosto de tudo caseiro, sempre me divirto com o processo de comprar o amendoim cru, torrar, ficar com a casa com aquele perfume delicioso de amendoim, peneirar usando uma peneira grande pra soltar toda a pele avermelhada e depois fazer paçoca.
Mas sei que nem sempre dá pra fazer assim e que usando amendoim já torrado e sem pede, daquele que todo mercado tem e vende pra petisco, é possível fazer paçoca em casa.
Quando compro amendoim torrado, escolho até o já salgado, pois acho que o sal cai bem na paçoca, ele equilibra os sabores e ainda realça o gosto do amendoim.
Pra deixar esse amendoim mais perfumado e conseguir uma paçoca mais úmida, eu costumo fazer o seguinte: eu coloco amendoim numa frigideira vazia, sem nada mesmo, e aqueço por nem 5 minutos e sem parar de mexer, até perfumar.
Aquecendo, os óleos naturais do amendoim saem com mais facilidade e, junto com o açúcar, fazem a paçoca acontecer de um jeito mais fácil. Essa etapa não é obrigatória, dá pra pular, mas a paçoca fica mais gostosa com ela.
PREPARO DA PAÇOCA NO PROCESSADOR OU NO LIQUIDIFICADOR
Pela origem e pela tradição, paçoca é socada no pilão e eu, como gosto da vida meio caipira e sempre tive pilão em casa, às vezes soco paçoca em casa. Eu tenho até 2 pilões grandes em casa, além de vários pequenos..
Só que, hoje em dia, é raridade encontrar não só quem tenha um pilão em casa, como tenha pique de limpar o pilão, socar e limpar de novo.
Sem falar que, socar pra valer pede um tanto de técnica e de braço. Enfim, o mais simples e compatível com a realidade, é preparar a paçoca no processador de alimentos. Fica bom, é fácil e mata a vontade de comer paçoca de amendoim de verdade.
Depois de aquecer o amendoim, eu passo pro processador e junto o açúcar no processador. Com a tecla pulsar, processo até o amendoim e o açúcar formarem uma farofa homogênea e úmida.
O processo leva uns 5 minutos, pode ser um pouco menos ou mais dependendo do processador.
Então, transfiro a paçoca pra um pote que feche bem e uso em 1 semana.
SERVIR
Paçoca vai bem com café, com leite, com banana, com uma bola de sorvete de baunilha de verdade ou com sorvete cremoso de banana, que é muito fácil de preparar, com iogurte, como base de bolos, doces (como o brigadeiro de paçoca) e sobremesas (experimente a receita do cheesecake de paçoca com cobertura de chocolate e até em pratos salgados, só inventar.
Também já coloquei a paçoca num pote, dei um laço com um barbante e dei de presente, agradou bastante.
E mais, a paçoca é uma receita que deixa veganos, intolerantes à lactose e ao glúten bem felizes.
Tem cara de festa junina? Tem, mas ela vai bem em qualquer dia do ano.
Bora fazer paçoca?
Paçoca vai bem com café, com leite, com banana, com uma bola de sorvete de baunilha de verdade ou com sorvete cremoso de banana, que é muito fácil de preparar, com iogurte, como base de bolos, doces (como o brigadeiro de paçoca) e sobremesas (experimente a receita do cheesecake de paçoca com cobertura de chocolate e até em pratos salgados, só inventar Que tal preparar a receita, colocar nuns potes e dar de presente? É fácil de preparar, o custo é bem acessível e todo mundo adora.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
virou manteiga de amendoim kkk
Oi, Malu! Poxa… Acho que você bateu mais do que o necessário. Tem que ficar de olho e parar assim que atingir a consistência de paçoca. Não desista! Bj